
Polícia Civil de Juína se destaca com redução histórica nos índices de homicídio
Em quase cinco meses de 2025, apenas um homicídio foi registrado na cidade.
Por: IVAN PEREIRA, Repórter em Ação
Publicado em 27 de Maio de 2025 as 17:27 Hrs
Com uma população próxima dos 50 mil habitantes, o município de Juína vive um dos momentos mais seguros de sua história recente. Em quase cinco meses de 2025, apenas um homicídio foi registrado na cidade — um dado impressionante, resultado direto do trabalho qualificado da Polícia Civil e da atuação integrada das forças de segurança.
À frente da delegacia há mais de três anos, o delegado Ronaldo Binoti Filho atribui os bons resultados à dedicação dos profissionais da Polícia Civil, em especial os investigadores, que atuam diariamente nos bastidores, conduzindo diligências e investigações com precisão e agilidade.
“É um orgulho fazer parte de uma equipe tão qualificada em Juína. O trabalho começa dentro do cartório, onde a maior parte das investigações é desenvolvida, mas que pouca gente vê. A operação é só a parte final, a mais visível. Todos se dedicam da melhor forma para atender bem a população”, afirmou Binoti em entrevista exclusiva à Band FM.
Os números comprovam a eficácia desse trabalho. Em 2024, o município já havia registrado uma queda de 50% nos homicídios, caindo de 28 para 14. Agora, em 2025, a tendência de redução continua, com apenas um caso até o mês de maio — um feito raro em cidades do mesmo porte.
“Esse número é reflexo direto do trabalho investigativo, do uso da inteligência e, claro, da parceria com a Polícia Militar, que faz o policiamento ostensivo e previne que muitos crimes ocorram”, completou o delegado.
Outro ponto destacado por Binoti é o comprometimento dos investigadores que, mais do que servidores públicos, são parte da comunidade.
“Em Juína, os policiais criam raízes. Eles sentem que pertencem à cidade, conhecem a população, constroem vínculos. Isso reflete no cuidado e no empenho com que realizam o trabalho. Ao contrário de outras unidades em que há grande rotatividade, aqui os profissionais chegam e permanecem”, explicou.
No segundo semestre deste ano, o delegado Ronaldo Binoti se despede da delegacia de Juína para assumir novos desafios na Delegacia de Narcóticos de Cuiabá, onde atuará em operações de combate ao tráfico em todo o estado de Mato Grosso.
Sua saída marcará o fim de um ciclo vitorioso, mas deixa como legado uma equipe comprometida, uma cidade mais segura e uma Polícia Civil valorizada e próxima da comunidade.
LEIA TAMBÉM
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:58
Força Tática prende homem e apreende pistola escondida em motor de caminhonete
Suspeito foi autuado por porte ilegal de arma de fogo, nesta terça-feira (27)
15:48
Índices de roubos caem em até 37% com Programa Tolerância Zero contra Facções Criminosas
O programa Tolerância Zero também implementou mudanças de procedimentos e aumentou a fiscalização nas unidades prisionais para impedir a entrada de celulares e outras práticas criminosas.
12:17
Operação da Polícia Civil desarticula esquema de furto de grãos em Mato Grosso
Investigações apuram crimes de associação criminosa, furto e falsificação de documentos
11:10
Homem estupra ex-mulher e mata cunhada e dois sobrinhos em SP
Crime teria sido motivado por ciúmes e desejo de vingança em relação à sua ex companheira; suspeito foi preso e confessou o ato
10:57
PF prende grupo que cobrava R$ 250 mil para matar ministros do STF
Organização foi alvo de operação nesta quarta-feira
11:41
Desembargador federal é detido após denúncia de violência doméstica no Rio
Magistrado foi liberado após prestar depoimento; caso está sendo investigado
11:14
Justiça Federal proíbe vereador de entrar em unidades de saúde sem autorização prévia
A decisão, proferida pelo juiz federal substituto Guilherme Nascimento Peretto, atende a um pedido do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT),
10:31
INSS segue sem plano de ressarcimento um mês após fraude ser revelada
Apenas valores descontados em abril tem cronograma de devolução; governo ainda não fechou valor total do débito indevido
10:27
Mendonça devolve para julgamento ação sobre regulamentação de redes sociais
Prazo para análise terminou no último sábado; data para julgamento ainda será marcada pelo presidente do STF, Luís Roberto Barroso
09:50
Processos por estupro de vulnerável contra crianças e adolescentes cresceram 21% em Mato Grosso
O Poder Judiciário de Mato Grosso e o Ministério Público Estadual promovem, nesta semana, na quinta e sexta-feira, o quarto Encontro Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.
MAIS LIDAS
Polícia Civil de Juína se destaca com redução histórica nos índices de homicídio
64% defendem venda de remédios sem prescrição em supermercados
Comarca de Brasnorte incentiva a adoção de crianças e adolescentes
Força Tática prende homem e apreende pistola escondida em motor de caminhonete
Polícia Civil prende homem que seguiu perseguindo a ex após sair da prisão
Governo Lula manifesta 'satisfação' após condenação de torcedores na Espanha por racismo contra Vini Jr.
Índices de roubos caem em até 37% com Programa Tolerância Zero contra Facções Criminosas