
Patrulha Maria da Penha inicia atividades em Juína
A reincidência para novos crimes, novas agressões, é menos de 2%, segundo o secretário adjunto de direitos humanos
Por: MAURILIO JR./ Repórter em Ação
Publicado em 03 de Março de 2021 as 10:52 Hrs
O dia 8 de março é o dia internacional da mulher, data essa que concedeu ao mês de março o título de mês da mulher. Para garantir a seguranças desse público, sobre tudo contra a violência doméstica, o 8º Comando Regional lançou na última semana a patrulha Maria Da Penha em Juína.
“Estivemos aqui em torno de seis meses atrás, passando aos policiais orientações, para esse momento ser realizado na cidade de Juína, ativar a Patrulha Maria da Penha, serviço destinado às mulheres vítimas de violência doméstica. O Objetivo é colaborar no cumprimento das medidas protetivas de urgência deferidas pelo Poder Judiciário. Fiscalizando o agressor, acompanhando essa vítima”, pontuou a Ten. Cel. PM Emirella, de Cuiabá, coordenadora de Polícia Comunitária e Direitos Humanos na PMMT.
Para garantir que as mulheres vítimas dessa violência recebam a proteção, o Poder Judiciário também esta engajado na ação, como frisou o Dr. Vagner Dupim Dias, Juiz Diretor do Foro da Comarca de Juína.
“Projeto institucional da própria Polícia Militar, e como é um projeto que diz respeito ao interesse público, de interesse principalmente do Poder Judiciário, a 3º Vara Criminal é uma vara que atua na esfera criminal e também nas demandas envolvendo violência doméstica, então é evidente que o Judiciário tem todo interesse em participar”.
A Ten. Ana Dimedice, responsável pelo projeto em Juína, afirmou que num primeiro momento somente as mulheres com medida protetiva receberão o apoio da patrulha, mas que será expandido gradualmente a todas que fizerem o boletim de ocorrência.
“A princípio nós iniciaremos o atendimento as mulheres que possuem medidas protetivas. Nós temos uma parceria muito boa com o Fórum, Dr. Vagner Dupin, ele vai nos encaminhar essas medidas protetivas, e nós faremos esse acompanhamento dessas mulheres, por isso saliento que as mulheres que estão lendo, que elas denunciem e peçam a medida protetiva, a princípio no início do programa atenderemos somente as com medida protetiva”.
O secretário adjunto de direitos humanos, Kenedy Dias, que já morou em Juína, ressaltou a eficiência que o projeto tem tido em Mato Grosso.
“Dizer que nós estamos dando o apoio para Juína, sou filho de Juína, sai daqui. O programa Maria da Penha é um programa que chega lá na ponta, um programa que realmente atende. Hoje nós temos números que provam que a reincidência para novos crimes, novas agressões, é menos de 2% ou seja, nós temos 98% de chance de não acontecer mais”.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
10:22
Sentença em xeque: Decisão contraditória pode favorecer prefeito cassado em Brasnorte
Magistrado reconhece abuso eleitoral, mas permite que prefeito cassado siga no cargo e continue elegível.
17:03
Juína recebe ação do Projeto Floresta+ Amazônia para apoiar agricultores familiares
A iniciativa reforça o compromisso com a proteção dos recursos naturais
15:40
Indígenas protestam em favor do prefeito de Brasnorte após cassação de diploma
Manifestação reuniu indígenas em defesa do voto e contra decisão que anulou mandatos após denúncias de compra de votos e transporte irregular de eleitores.
11:56
Alckmin sanciona lei que endurece penas de crimes sexuais contra mulheres
Pena de homens menores de 21 anos, e maiores de 70, não poderão mais ser reduzidas
11:48
Governo aumenta penas e torna ataques a escolas e creches crime hediondo
Grau de parentesco com a vítima, ou crime cometido contra pessoas com algum grau de deficiência ou doença serão determinantes para o aumento da sentença
16:50
Comarca de Brasnorte instala Rede de Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica
O Termo de Cooperação Técnica nº 01/2025, que estabelece o acordo e une diversas instituições num esforço conjunto para prevenir e combater todas as formas de violência de gênero na região
11:53
Fávaro defende ajustes no seguro rural e prevê novo programa até setembro
Em junho, o governo congelou metade do orçamento do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural para cumprir a meta fiscal
11:48
Frente fria perde força e temperaturas amenas voltam na próxima semana
Na segunda quinzena de julho, deve voltar a chover e esfriar no Sul, mas sem registro de nova onda de frio
11:46
Exército apreende 42 toneladas de drogas durante operações na fronteira
Comando Militar do Oeste (CMO) concluiu primeiro semestre de operação nas regiões de fronteira nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; ações deram mais de R$ 100 milhões de prejuízo para o crime organizado
10:24
Com 2 milhões de beneficiários, seguro-defeso pressiona ministro da Pesca
Fontes apontam dados defasados sobre espécies ameaçadas e falhas no recadastramento de pescadores
MAIS LIDAS