
Pai denuncia falta de materiais para exame do teste do pezinho em Juína
Secretária afirma que ausência do teste é devido a falta de papel.
Por: Juína News
Publicado em 15 de Setembro de 2020 as 15:10 Hrs
Em Juína, o pai de uma recém-nascida morador da Rua Pedra Preta, bairro módulo – 5, denunciou ao Ministério Público, a falta de materiais para a realização de exame do teste do pezinho no laboratório municipal. Esse tipo de procedimento é gratuito e obrigatório à todas as crianças ao nascer.
A filha de Thiago Porto da Costa nasceu no último dia 6/9 em Juína, ele afirma que procurou pelo laboratório municipal e foi informado que não estão fazendo o teste. “Me disseram que está faltando material e quem quiser fazer terá que recorrer ao particular, o teste mais em conta fica R$200,00. A atendente do laboratório também informou que a prefeitura tem ciência de que está faltando, que recebeu material de outros municípios, mas a demanda é muito grande e não tem o que fazer” – explicou Thiago.
Ainda de acordo com o pai da criança, quem não tem dinheiro principalmente agora em época de pandemia fica difícil fazer esse exame. ”Eu denunciei no MP tenho 7 dias no máximo para fazer o exame, mas se eles não responderem há tempo vou ter que pagar fazer o quê, não pode ficar sem fazer esse teste do pezinho é obrigatório e o direito de toda criança” - afirmou.
O teste do pezinho faz parte do que chamamos de triagem neonatal, testes preventivos, que investigam diversas doenças. Todo bebê que nasce no Brasil tem o direito de realizar gratuitamente essa triagem.
Outro lado
A secretária de saúde de Juína, Leda Villaça, informou em entrevista que o papel utilizado no exame do teste do pezinho não foi entregue pelo Ministério da saúde. “Esse exame do teste do pezinho é coletado com amostra de sangue, uma ‘espetadinha’ que se que fica embebido nesse sangue e a gente envia pro Lacem. Esse papel filtro é fornecido pelo laboratório Central, que por outro lado quem fornece esse papel para o Lacem é o Ministério da saúde, e isso está em falta há vários meses” – frisou Leda.
Ainda segundo a secretária, o município estava mantendo esse serviço por que pegava o material direto do hospital Júlio Muller e de outros municípios, e agora o material acabou.
“Continuamos insistentemente pedindo para Cuiabá, eles continuam respondendo que não tem e o Ministério da saúde não está repassando, esse é um fato que não está acontecendo só em Juína, mas em todos os municípios do estado de Mato Grosso” – afirmou a secretária.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:36
Já está em circulação nova variante recombinante da Covid-19 em MT
Até o momento, não há evidências de que a XFG esteja associada a formas mais graves da doença e nem de que comprometa significativamente a eficácia das vacinas
13:21
Homem furta caminhão apreendido pelo Ibama do pátio da Secretaria de Infraestrutura em Brasnorte
Suspeito enganou o guarda, alegando que usaria o veículo para retirar madeira; Polícia Civil investiga o caso
09:38
Homem causa pânico em Aripuanã e é contido por moradores
Após as ameaças e ataques a veículos e casas, os moradores decidiram agir
16:36
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil
Nova MP altera regras do setor elétrico, reduzindo atratividade da energia solar distribuída - definido como "fim da placa solar" - e ampliando Tarifa Social para consumidores de baixa renda.
15:53
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas
A iniciativa tem como objetivo garantir a segurança dos frequentadores, evitar desordens urbanísticas e preservar áreas de lazer.
15:44
Medalhistas de ouro da maior competição nacional de foguetes do Brasil são recebidos com festa no Campus Juína
O evento foi realizado entre os dias 8 e 11 de setembro de 2025, em Barra do Piraí, Rio de Janeiro.
15:49
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Fato ocorreu numa propriedade na Linha 01, a cerca de 25 km da cidade.
09:31
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Facção comandava o tráfico de drogas na cidade e extorquia garimpeiros e compradores de ouro
22:23
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
O acordo foi assinado pelo promotor de Justiça Dannilo Preti Vieira
20:38
Defesa Civil envia auxílio a famílias atingidas por temporal em Brasnorte
Mais de 7,9 mil pessoas foram afetadas; telhas, colchões e caixas d?água chegaram ao município nesta segunda-feira
MAIS LIDAS
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Homem furta caminhão apreendido pelo Ibama do pátio da Secretaria de Infraestrutura em Brasnorte
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas