
Morre indígena que sofreu AVC e foi recusada por hospital em Juína
O esclarecimento quanto à decisão de receber ou não a paciente deve ser prestado pela unidade hospitalar de Juína.
Por: ANDHRESSA BARBOZA/ RD News
Publicado em 07 de Junho de 2021 as 08:56 Hrs
Ao procurar atendimento, em estado considerado de extrema gravidade, a paciente Maria Ilda Tipiuci, 46 anos, morreu nesta sexta (4) após ter sido recusada no Hospital São Lucas de Juína onde passou mais de duas horas em frente à unidade de saúde aguardando internação. Indígena da etnia Manoki de Brasnorte, ela procurou por cuidados médicos no município no dia 31 já com diagnóstico inicial de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e sintomas de complicações da Covid-19.
Quando deu entrada em Brasnorte, ela foi testada duas vezes para Covid e os exames deram negativo, mas os médicos apontaram que os sintomas eram suspeitos e foi feita uma tomografia. Após apresentar piora, ela foi levada para Juína onde conseguiu vaga em UTI.
Contudo, ao chegar na unidade, Maria não pode ser internada e ficou em frente ao hospital em uma ambulância por mais de duas horas até ser informada que o médico no local se recusou a receber a paciente. Ele alegou que laudo (tomografia) encaminhado pelo profissional que a atendeu, ainda em Brasnorte, era inconclusivo para Covid ou para descartar a doença e ela teve que voltar para o município onde reside.
Após dois dias, a equipe médica recebeu a notícia de que ela havia sido regulada para uma UTI, novamente em Juína. Mas, já com a saúde agravada, Maria morreu antes de ser levada ao hospital onde já havia sido recusada.
A reportagem questionou a Secretaria de Estado de Saúde (SES), sobre o caso que, em nota, esclareceu que "a regulação estadual trabalhou para fornecer a assistência necessária, conforme a avaliação médica. O esclarecimento quanto à decisão de receber ou não a paciente deve ser prestado pela unidade hospitalar de Juína".
Maria era professora na Aldeia Cravari Manoky/Iranxe. Nas redes sociais, amigos e familiares lamentaram a perda. "Deus conforte o coração de cada dos familiares e amigos a da dona Maria Ilda Tipiuci que todos lembrem das coisas boas que ela fez e ensinou para cada um, como uma grande professora e mulher guerreira, sabemos que a última palavra vem de Deus. Amém", diz uma das postagens.
Outro lado
A reportagem tentou contato por telefone com a direção do hospital onde a paciente foi recusada, em Juína, mas a responsável técnica não se encontrava no local e só retornaria na segunda (7). O espaço segue aberto, caso a unidade queira se manifestar.
Leia nota da Secretaria Estadual de Saúde na íntegra
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) esclarece que a solicitação de vaga para a paciente M.I.T. foi feita às 18h da quarta (02) e a vaga foi cedida às 9h do dia seguinte, em UTI geral, no município de Juína. Em nenhum momento foi reportada suspeita de Covid-19 para a equipe de regulação.
No entanto, por medida de biossegurança, o hospital que recebeu a paciente realizou exames de detecção da Covid-19, sendo que a tomografia deu inconclusiva. A unidade não aceitou a paciente, que retornou para o hospital em Brasnorte. Na manhã desta sexta (04), o hospital de Brasnorte apresentou novos exames e conseguiu comprovar que a paciente não tinha suspeita para Covid-19; a vaga foi novamente liberada.
A regulação estadual trabalhou para fornecer a assistência necessária, conforme a avaliação médica. O esclarecimento quanto à decisão de receber ou não a paciente deve ser prestado pela unidade hospitalar de Juína.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:01
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
Rosa Neide foi eleita, porém pediu afastamento do cargo.
16:40
'Sorriso de Criança': Campanha de doação de brinquedos leva esperança e solidariedade em Juína
Saiba como doar brinquedos ou outros recursos.
23:36
Homem é mantido em cárcere privado após dívida de R$ 14 mil em boate de Brasnorte
Proprietária do estabelecimento em Água da Prata foi detida após ameaças e agressões contra cliente que não conseguiu pagar a conta.
20:57
Justiça alega prisão sem fatos e solta ex-comandante da Polícia Militar de Juína
O tenente-coronel também sustenta que não estava no local e que não há provas das acusações contra ele.
16:39
Bispos da Amazônia divulgam carta em defesa dos vetos de Lula na Lei do Licenciamento Ambiental
Entre eles, está o bispo da Diocese de Juína, Dom Neri José Tondello
10:42
Cartório Eleitoral de Juína passa a funcionar em nova sede, mais moderna e acessível
O novo espaço, compartilhado com a Justiça Federal, foi planejado para oferecer um ambiente mais amplo, moderno e agradável.
09:27
Polícia Civil mira grupo de empresários e desarticula esquema milionário de pirâmide financeira
Esquema atraiu vítimas com promessas de lucros mensais de até 7% e garantias inexistentes de segurança financeira
09:17
Governador exonera tenente-coronel acusado de estupro do comando da PM em Juína
Tenente-coronel Jonnathan Cayo Bambil Antonietti foi anunciado como substituto
16:10
STF forma maioria para condenar Bolsonaro e mais 7 réus por golpe de Estado
Cármen Lúcia dá terceiro voto a favor de punição inédita na história do país; Fux foi a única divergência até agora
15:05
Vereador de Brasnorte emplaca projeto emblemático que garante proteção às crianças e adolescentes
''Nosso compromisso é garantir que as crianças e adolescentes de Brasnorte estejam sempre em ambientes seguros, onde possam aprender, se desenvolver e crescer livres de riscos. Esse é um marco na proteção da infância e da juventude em nosso município.''