Morre indígena que sofreu AVC e foi recusada por hospital em Juína
O esclarecimento quanto à decisão de receber ou não a paciente deve ser prestado pela unidade hospitalar de Juína.
Por: ANDHRESSA BARBOZA/ RD News
Publicado em 07 de Junho de 2021 as 08:56 Hrs
Ao procurar atendimento, em estado considerado de extrema gravidade, a paciente Maria Ilda Tipiuci, 46 anos, morreu nesta sexta (4) após ter sido recusada no Hospital São Lucas de Juína onde passou mais de duas horas em frente à unidade de saúde aguardando internação. Indígena da etnia Manoki de Brasnorte, ela procurou por cuidados médicos no município no dia 31 já com diagnóstico inicial de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e sintomas de complicações da Covid-19.
Quando deu entrada em Brasnorte, ela foi testada duas vezes para Covid e os exames deram negativo, mas os médicos apontaram que os sintomas eram suspeitos e foi feita uma tomografia. Após apresentar piora, ela foi levada para Juína onde conseguiu vaga em UTI.
Contudo, ao chegar na unidade, Maria não pode ser internada e ficou em frente ao hospital em uma ambulância por mais de duas horas até ser informada que o médico no local se recusou a receber a paciente. Ele alegou que laudo (tomografia) encaminhado pelo profissional que a atendeu, ainda em Brasnorte, era inconclusivo para Covid ou para descartar a doença e ela teve que voltar para o município onde reside.
Após dois dias, a equipe médica recebeu a notícia de que ela havia sido regulada para uma UTI, novamente em Juína. Mas, já com a saúde agravada, Maria morreu antes de ser levada ao hospital onde já havia sido recusada.
A reportagem questionou a Secretaria de Estado de Saúde (SES), sobre o caso que, em nota, esclareceu que "a regulação estadual trabalhou para fornecer a assistência necessária, conforme a avaliação médica. O esclarecimento quanto à decisão de receber ou não a paciente deve ser prestado pela unidade hospitalar de Juína".
Maria era professora na Aldeia Cravari Manoky/Iranxe. Nas redes sociais, amigos e familiares lamentaram a perda. "Deus conforte o coração de cada dos familiares e amigos a da dona Maria Ilda Tipiuci que todos lembrem das coisas boas que ela fez e ensinou para cada um, como uma grande professora e mulher guerreira, sabemos que a última palavra vem de Deus. Amém", diz uma das postagens.
Outro lado
A reportagem tentou contato por telefone com a direção do hospital onde a paciente foi recusada, em Juína, mas a responsável técnica não se encontrava no local e só retornaria na segunda (7). O espaço segue aberto, caso a unidade queira se manifestar.
Leia nota da Secretaria Estadual de Saúde na íntegra
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) esclarece que a solicitação de vaga para a paciente M.I.T. foi feita às 18h da quarta (02) e a vaga foi cedida às 9h do dia seguinte, em UTI geral, no município de Juína. Em nenhum momento foi reportada suspeita de Covid-19 para a equipe de regulação.
No entanto, por medida de biossegurança, o hospital que recebeu a paciente realizou exames de detecção da Covid-19, sendo que a tomografia deu inconclusiva. A unidade não aceitou a paciente, que retornou para o hospital em Brasnorte. Na manhã desta sexta (04), o hospital de Brasnorte apresentou novos exames e conseguiu comprovar que a paciente não tinha suspeita para Covid-19; a vaga foi novamente liberada.
A regulação estadual trabalhou para fornecer a assistência necessária, conforme a avaliação médica. O esclarecimento quanto à decisão de receber ou não a paciente deve ser prestado pela unidade hospitalar de Juína.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:06
Prazo para vacinação contra brucelose termina no dia 31 de dezembro
O produtor rural do estado que não vacinar fica sujeito a multa de 01 Unidade Padrão Fiscal (UPF/MT) por animal
12:46
Região fica sem reforço: PMMT não destina novos policiais para Brasnorte, Campo Novo e Sapezal
A decisão tem gerado preocupação entre autoridades e moradores, especialmente em razão do crescimento populacional e do aumento da demanda por segurança pública na região.
20:54
Cassação de Carrerinha expõe engrenagens do sistema eleitoral e redefine poder na Câmara de Brasnorte
Recontagem de votos, quociente eleitoral e disputa por sobras revelam como decisões judiciais podem alterar o equilíbrio político municipal
20:14
TRE mantém cassação do vereador Carreirinha em Brasnorte e rejeita recurso por unanimidade
Embargos de declaração foram considerados protelatórios; decisão pode levar à recontagem de votos e alterar composição da Câmara em 2026
17:03
Dificuldades para enxergar não devem ser ignoradas, alerta oftalmologista
Consulta regular com oftalmologista é fundamental para preservar a visão e a qualidade de vida.
17:43
Grupo SJC assume a Band FM de Tangará da Serra
Novo ciclo de investimentos, credibilidade e fortalecimento da comunicação regional em uma das cidades que mais crescem em Mato Grosso.
13:00
Câmara de Brasnorte aprova em tempo recorde projeto que destina R$ 500 mil à APAE
A medida representa um importante apoio financeiro à APAE de Brasnorte e reforça a atuação integrada da Câmara na defesa do interesse público e da responsabilidade social.
11:42
Nova Embryo amplia acesso à genética Nelore de elite em Brasnorte
A empresa possui um banco genético de doadoras instalado no próprio município, onde são realizadas as coletas de óvulos que, após os processos laboratoriais, se transformam em embriões comercializados para produtores de diversas regiões do Brasil.
17:03
ERRATA: Mesmo com reforma, aeroporto de Juína não terá ampliação na capacidade de operação
Documento recomenda que a Prefeitura publique errata em rede social para corrigir informação imprecisa sobre capacidade de operação de aeronaves após as obras.
17:29
Subtenente Alberto Assume Comando do 1º Pelotão da Polícia Militar de Brasnorte
Após período sem comandante, o 1º Pelotão de Brasnorte passa a ser liderado pelo Subtenente Alberto, nomeado pelo Tenente-Coronel PM Murilo Franco. Experiente e com 25 anos de carreira, ele destaca compromisso com a comunidade e reforço no policiamento.
MAIS LIDAS
Grupo SJC assume a Band FM de Tangará da Serra
Dificuldades para enxergar não devem ser ignoradas, alerta oftalmologista
Cassação de Carrerinha expõe engrenagens do sistema eleitoral e redefine poder na Câmara de Brasnorte
Nova Embryo amplia acesso à genética Nelore de elite em Brasnorte
TRE mantém cassação do vereador Carreirinha em Brasnorte e rejeita recurso por unanimidade
Região fica sem reforço: PMMT não destina novos policiais para Brasnorte, Campo Novo e Sapezal
Câmara de Brasnorte aprova em tempo recorde projeto que destina R$ 500 mil à APAE






