Leilão Nelore Cometa: melhoramento genético disseminado na produção
Nelore Cometa realiza dois leilões com oferta de fêmeas de alto valor genético, no dia 16 de novembro e sua safra de touros em 6 de dezembro para fechar .
Por: Repórter em Ação
Publicado em 13 de Novembro de 2025 as 16:00 Hrs
A Nelore Cometa, referência nacional em melhoramento genético e produção de touros PO (puro de origem), anuncia sua última dupla de leilões do ano com a oferta da melhor genética para uma produção equilibrada e funcional. No próximo dia 16 de novembro o grupo ofertará fêmeas, e no dia 6 de dezembro, sua safra final de touros. Todos os leilões serão transmitidos para todo o Brasil e marcam a trajetória de mais de cinco décadas dedicadas à seleção da raça Nelore e à disseminação de um gado melhorador para os rebanhos comerciais, traduzindo produtividade em lucro para o pecuarista.
Segundo o pecuarista Francis Maris Cruz, titular da marca, o propósito da Nelore Cometa sempre foi claro: produzir animais que geram resultado real para quem vive da pecuária, unindo desempenho em produção de carne, eficiência reprodutiva e equilíbrio na seleção genética
“Nosso foco é entregar genética que dê retorno ao produtor. O animal precisa transformar investimento em lucro, seja no ganho de peso, na eficiência alimentar ou na qualidade da carne. Isso é o que move o nosso trabalho de seleção que refinamos ano a ano”, afirma.
A Nelore Cometa é reconhecida por combinar tradição e inovação. Participam de três programas de melhoramento genético para análise de dados – Geneplus (Embrapa), PMGZ (ABCZ) e ANCP – além de genotipagem, ultrassonografia de carcaça e avaliações visuais. A seleção é potencializada pelo uso intensivo de biotecnologias reprodutivas, como a transferência de embriões e a fertilização in vitro. Somente no último ano foram realizadas 4.900 transferências de embriões – um volume expressivo, que posiciona o criatório entre os maiores do Brasil em multiplicação genética. Ao mesmo tempo, a marca preserva o biotipo e a funcionalidade da raça Nelore, símbolo da pecuária tropical.
A consistência do trabalho é comprovada pelos mais de 20 touros da marca presentes em centrais de coleta de sêmen, entre eles o renomado Azulejo da Cometa, um dos touros mais requisitados do Brasil e no exterior, como na Bolívia e na Colômbia. Ele tem milhares de doses comercializadas e resultados comprovados em diferentes rebanhos, especialmente pela pigmentação, forte nas avaliações e caracterização racial. Mas nessa lista também já passaram Bruto da Cometa e Provado da Cometa. Para o futuro, muitas apostas em Baron da Cometa.
“Quem adquire um animal Nelore Cometa não leva apenas genética, mas rentabilidade e segurança de investimento. Nossa missão é semear essa genética para todo o Brasil, ajudando outros criadores a multiplicarem eficiência e resultados, independente do porte de produção”, reforça Francis.
Oferta de matrizes e touros
Com oferta de fêmeas o 31º. Leilão Nelore Cometa, no dia 16 de novembro, às 9h, irá ofertar 200 novilhas puras além de matrizes prenhez ou paridas. A marca colocará à disposição do mercado fêmeas de altíssimo padrão genético, incluindo matrizes comprovadas e novilhas jovens com potencial para se tornarem futuras mães de touros de central.
Um dos exemplos é a fêmea 10965 FIV da Cometa, filha de REM Hermoso em 7459 FIV da Cometa (REM armador). Ela é top 0,1% pelo PMGC/ABCZ e pela Embrapa Geneplus, além de destaque na ANCP. Ela segue prenhe de Tenor da Elge. Assim, como esta novilha, cada animal carrega a chancela de uma seleção rigorosa e de um sistema produtivo que integra, cria, recria e engorda em 11 fazendas no Mato Grosso. A leiloeira será a Programa Leilões com transmissão pelo AgroMais e Remate Web.
Já a oferta de touros será no dia 6 de dezembro, às 14h, no 32º. Leilão Nelore Cometa. A oferta é composta por 150 reprodutores prontos para cobrir a campo, filhos de touros melhoradores da marca. A organização é da Estância Bahia com transmissão pelo Canal Terra Viva.
Uma curiosidade especial do leilão, será a oferta de animais com a marca dos netos de Francis Maris, ou seja, é a terceira geração que já faz parte dos negócios da empresa e inicia seu rebanho perpetuando a marca.
Com os dois eventos, a Nelore Cometa encerra sua temporada de leilões do ano, mantendo seu compromisso com a pecuária sustentável, tecnológica e rentável, bem como com a proximidade com seu cliente e a oferta dos produtos melhoradores.
Sobre a Nelore Cometa
Fundada em 1967, a Nelore Cometa é uma das marcas mais tradicionais na seleção de Nelore da pecuária brasileira, reconhecida pela consistência genética e pela entrega de resultados comprovados no campo. Com mais de 11 fazendas faz seu trabalho de seleção genética, com touros consagrados em centrais e como também a produção de carne em ciclo completo. A empresa é referência na produção de animais que aliam desempenho, funcionalidade e lucratividade.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:58
Advogado contesta ação da Polícia Civil em caso de acidente que matou jovem em Brasnorte
Dr. Welington Ribeiro, defensor do suspeito, afirma que a operação policial foi conduzida de forma ?errada e abusiva? e que seu cliente não tinha consciência de ter atropelado uma pessoa.
17:38
Cartório Eleitoral de Brasnorte realiza ação de biometria nos dias 14 e 15 de novembro
Nos dias 14 e 15 de novembro será realizado o chamado ?Dia E?, uma mobilização estadual em que todas as zonas eleitorais de Mato Grosso promoverão ações especiais de coleta biométrica
17:08
Juiz de Brasnorte reúne autoridades e comerciantes para reforçar proibição da venda de bebidas alcoólicas a menores
Romeu da Cunha destaca que crime é punido com prisão e multa; comerciantes e Conselho Tutelar apoiam ação de conscientização e fiscalização
21:05
Polícia Civil identifica suspeito de atropelar e matar jovem na MT-170 em Brasnorte
Veículo usado no acidente que vitimou Larissa Leite, de 24 anos, e feriu sua amiga foi encontrado com danos encobertos na casa do suspeito.
16:16
Nexa abre inscrições para o 2º Edital Nexa Transforma 2025, Construindo Legados
Empresa quer apoiar projetos que gerem trabalho e renda nos municípios onde atua; investimento total pode chegar a R$ 320 mil
10:46
PF deflagra Operação Mykyara II contra desmatamento em território indígena de Brasnorte e Juína
Esta fase é um desdobramento da operação realizada em agosto deste ano
12:15
Homem é preso pela Polícia Militar após agredir e ameaçar colegas com garrafa de vidro
Militares foram informados sobre ocorrência em um alojamento
15:27
Jovem morre e outra fica gravemente ferida em acidente na MT-170 próximo a Brasnorte
Motorista de veículo de grande porte fugiu do local sem prestar socorro; vítimas retornavam de um culto religioso
09:54
Brasnorte se despede de Erildo Giacomel, pioneiro e ex-vereador, aos 90 anos
Falecimento ocorreu nesta sexta-feira (7); corpo é velado na Câmara de Vereadores do município
09:18
Pioneiro de Brasnorte, eleitor de 101 anos faz biometria para votar em 2026
Homem centenário recebeu atendimento nesta quarta-feira (5) no cartório eleitoral no município, acompanhado da filha
MAIS LIDAS
PF deflagra Operação Mykyara II contra desmatamento em território indígena de Brasnorte e Juína
Nexa abre inscrições para o 2º Edital Nexa Transforma 2025, Construindo Legados
Jovem morre e outra fica gravemente ferida em acidente na MT-170 próximo a Brasnorte
Homem é preso pela Polícia Militar após agredir e ameaçar colegas com garrafa de vidro
Leilão Nelore Cometa: melhoramento genético disseminado na produção
Polícia Civil identifica suspeito de atropelar e matar jovem na MT-170 em Brasnorte
Advogado contesta ação da Polícia Civil em caso de acidente que matou jovem em Brasnorte







