
Lançamento do Projeto de Terraceamento do Rio Perdido
O projeto será executado em cinco etapas
Por: Imprensa/PMJ
Publicado em 22 de Maio de 2024 as 16:47 Hrs
A prefeitura municipal de Juína, através da secretaria de Agricultura Pecuária e Meio Ambiente, em parceria com o IFMT Campus Juína, a Escola Paulo Freire, a ANJU e o MPMT, tem se destacado na recuperação e conservação dos recursos hídricos da Bacia do Rio Perdido através do Programa de Recuperação das Nascentes do Córrego Passo Preto. Nos últimos três anos, diversas ações foram implementadas, tornando-se um modelo de gestão de bacias hidrográficas, integrando técnicas como reflorestamento de Áreas de Preservação Permanente (APPs), construção de barraginhas e sistemas caxambu, análise das características das águas, e monitoramento pluvial e fluviométrico, além de educação ambiental.
Em resposta à grave crise hídrica de 2023 causada pelo fenômeno El Niño, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em colaboração com o Programa Passo Preto, propôs uma nova ação para a Bacia do Rio Perdido: a construção de terraços em curvas de nível. Esta técnica visa, principalmente, à recarga eficiente do lençol freático e ao aumento da produtividade agrícola, mitigando os processos erosivos.
O Rio Perdido, um tributário do rio Juinão ou Juína Mirim, é formado pela confluência dos córregos Socó-boi e Passo Preto, e abastece o sistema de águas e esgoto da cidade de Juína. A bacia que forma essa região abriga mais de uma centena de nascentes, a maioria delas degradadas. A escolha da sub-bacia do Córrego Passo Preto para o projeto de terraceamento deve-se à sua importância no abastecimento urbano.
A técnica de terraceamento, conforme a Embrapa (2017), consiste na construção de uma estrutura transversal ao maior declive do terreno, composta de um dique e um canal. Esta estrutura retém e infiltra as águas das chuvas, reduzindo a velocidade de escoamento superficial e contribuindo para a recarga de aquíferos. Os terraços são adaptados de acordo com as características da chuva e da paisagem, e suas práticas de manejo agrícola.
O projeto será executado em cinco etapas: levantamento aerofotogramétrico e mapeamento da sub-bacia, produção de relatório técnico e plano de ação com apresentação em campo para construção dos terraços, contato com proprietários das áreas onde os terraços serão construídos, construção dos terraços utilizando um equipamento.
Essa iniciativa conta com a coordenação de profissionais especializados, como Josemir Paiva Rocha, geógrafo do IFMT Campus Juína; Wagner Smerman, biólogo da Escola Municipal Paulo Freire e da Secretaria Municipal de Educação de Juína; e Adalberto Rodrigues, agrônomo da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Juína. Além disso, o projeto conta com o apoio e a colaboração de diversas instituições e entidades, como o Programa Passo Preto, a Prefeitura Municipal de Juína, o IFMT, o Instituto Ambiental Rio Perdido, o COMDEMA, a SEMA, a EMPAER, o IBAMA, o MPMT, a Escola Municipal Paulo Freire e a Associação Nova Conquista. Essa cooperação entre diferentes setores evidencia o compromisso conjunto com a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da região.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:16
Com apoio de deputados, Juína garante transporte digno e caminha para implantar tratamento de hemodiálise
Hemodiálise é um procedimento fundamental para pacientes com insuficiência renal crônica.
16:38
Terra Roxa realiza a 6ª Festa da Colheita com shows, futebol, leilão e muita tradição
O evento será nos dias 26 e 27 de julho.
11:22
TRE-MT visita Justiça Federal em Juína e confirma mudança do cartório da 35ª Zona Eleitoral
Mudança trará mais acessibilidade e conforto para o eleitorado, e economia para a Justiça Eleitoral
09:31
PF deixa casa de Bolsonaro após 2 horas de buscas
Ex-presidente foi levado para colocar tornozeleira eletrônica
08:58
Veja todos os impostos e taxas que governo Lula aumentou desde a posse
Executivo busca aumentar arrecadação para tentar cumprir meta fiscal há quase três anos com ações que vão desde taxação das "blusinhas" até aumento do IOF
16:49
Prefeitura de Brasnorte lança IPTU 2025 com descontos de até 30% para pagamento à vista
Prefeitura oferece descontos especiais para os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única até o dia 11 de agosto
16:13
Prefeitura combate focos de incêndio em área de voçoroca na Rua Jatobá em Brasnorte
Área que sofre há mais de 20 anos com um grave processo de erosão, popularmente conhecido como voçoroca.
09:18
Governador garante recursos para construção de novo hospital municipal em Juína
A informação foi confirmada por ligação e transmitida no Instagram
16:00
Presidente da AMM destaca atuação em temas estratégicos para os municípios do noroeste de MT
Leonardo Bortolin, percorre os municípios do Estado no evento denominado AMM Itinerante.
11:39
Deputada Janaina Riva cobra esclarecimentos sobre paralisação da obra na MT-170 entre Castanheira e Juruena
O pedido já foi formalmente protocolado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso e encaminhado à Sinfra-MT.
MAIS LIDAS
Juína se despede de Waldecy Domingos da Silva, um de seus pioneiros mais antigos
Veja todos os impostos e taxas que governo Lula aumentou desde a posse
Alberto Chiavelli Neto é o novo secretário de Esportes de Juína
Recuperações judiciais no agro disparam no 1º trimestre, mostra Serasa
Governador garante recursos para construção de novo hospital municipal em Juína
Presidente da AMM destaca atuação em temas estratégicos para os municípios do noroeste de MT
Prefeitura de Brasnorte lança IPTU 2025 com descontos de até 30% para pagamento à vista