Lançamento do Projeto de Terraceamento do Rio Perdido
O projeto será executado em cinco etapas
Por: Imprensa/PMJ
Publicado em 22 de Maio de 2024 as 16:47 Hrs
A prefeitura municipal de Juína, através da secretaria de Agricultura Pecuária e Meio Ambiente, em parceria com o IFMT Campus Juína, a Escola Paulo Freire, a ANJU e o MPMT, tem se destacado na recuperação e conservação dos recursos hídricos da Bacia do Rio Perdido através do Programa de Recuperação das Nascentes do Córrego Passo Preto. Nos últimos três anos, diversas ações foram implementadas, tornando-se um modelo de gestão de bacias hidrográficas, integrando técnicas como reflorestamento de Áreas de Preservação Permanente (APPs), construção de barraginhas e sistemas caxambu, análise das características das águas, e monitoramento pluvial e fluviométrico, além de educação ambiental.
Em resposta à grave crise hídrica de 2023 causada pelo fenômeno El Niño, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em colaboração com o Programa Passo Preto, propôs uma nova ação para a Bacia do Rio Perdido: a construção de terraços em curvas de nível. Esta técnica visa, principalmente, à recarga eficiente do lençol freático e ao aumento da produtividade agrícola, mitigando os processos erosivos.
O Rio Perdido, um tributário do rio Juinão ou Juína Mirim, é formado pela confluência dos córregos Socó-boi e Passo Preto, e abastece o sistema de águas e esgoto da cidade de Juína. A bacia que forma essa região abriga mais de uma centena de nascentes, a maioria delas degradadas. A escolha da sub-bacia do Córrego Passo Preto para o projeto de terraceamento deve-se à sua importância no abastecimento urbano.
A técnica de terraceamento, conforme a Embrapa (2017), consiste na construção de uma estrutura transversal ao maior declive do terreno, composta de um dique e um canal. Esta estrutura retém e infiltra as águas das chuvas, reduzindo a velocidade de escoamento superficial e contribuindo para a recarga de aquíferos. Os terraços são adaptados de acordo com as características da chuva e da paisagem, e suas práticas de manejo agrícola.
O projeto será executado em cinco etapas: levantamento aerofotogramétrico e mapeamento da sub-bacia, produção de relatório técnico e plano de ação com apresentação em campo para construção dos terraços, contato com proprietários das áreas onde os terraços serão construídos, construção dos terraços utilizando um equipamento.
Essa iniciativa conta com a coordenação de profissionais especializados, como Josemir Paiva Rocha, geógrafo do IFMT Campus Juína; Wagner Smerman, biólogo da Escola Municipal Paulo Freire e da Secretaria Municipal de Educação de Juína; e Adalberto Rodrigues, agrônomo da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Juína. Além disso, o projeto conta com o apoio e a colaboração de diversas instituições e entidades, como o Programa Passo Preto, a Prefeitura Municipal de Juína, o IFMT, o Instituto Ambiental Rio Perdido, o COMDEMA, a SEMA, a EMPAER, o IBAMA, o MPMT, a Escola Municipal Paulo Freire e a Associação Nova Conquista. Essa cooperação entre diferentes setores evidencia o compromisso conjunto com a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da região.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
11:52
Em Juína, casamentos consensuais superam o civil e religioso
Dados do Censo 2022 mostram mudança no perfil das uniões; fenômeno se repete em toda a região Norte
09:50
Presidente da Câmara de Juína é réu em processo de grilagem de terras
Segundo a citação, Aelcio é apontado com um dos líderes numa ação de grilagem na zona rural de Juína.
11:37
Réu é condenado por matar atual da ex com 13 facadas em Brasnorte
O crime ocorreu em dezembro de 2024 e foi motivado por ciúmes.
17:31
Brasnorte conquista o segundo lugar na segunda fase do Campeonato Estadual de Karatê
A delegação local contou com 166 atletas, que conquistaram 16 medalhas de ouro, 22 de prata e 56 de bronze.
17:20
Atletas do Projeto Spartacus conquistam bicampeonato na Copa Norte de Jiu-Jitsu em Sorriso
O município foi representado por uma delegação com 38 atletas, que retornaram para casa com 44 medalhas
16:58
Juína efetiva Agentes de Saúde e de Endemias e garante valorização profissional
Com a efetivação, os agentes passam a ter plano de carreira, aposentadoria integral, férias estendidas e contribuições feitas ao regime próprio do município.
16:53
Juína avança no esporte e atletas se destacam em competição estadual de vôlei de praia
Com o calendário esportivo ainda em andamento, as jovens se preparam para mais duas etapas do estadual e também para a etapa nacional no fim do ano.
10:40
Andarilho danifica caminhonete da Prefeitura de Brasnorte em Sorriso
Veículo oficial estava estacionado quando foi vandalizado com pedaços de madeira e tijolos na madrugada deste sábado (1º)
15:55
A Assembleia Legislativa rompe distâncias e amplia o olhar para todas as regiões de Mato Grosso
Por muito tempo, a distância entre a capital e o interior simbolizou também o distanciamento entre o poder e o povo.
18:13
Polícia Civil prende homem investigado por violência doméstica em Juína
A ação para cumprimento de mandado de busca e apreensão resultou na apreensão de uma arma de fogo
MAIS LIDAS
Presidente da Câmara de Juína é réu em processo de grilagem de terras
Atletas do Projeto Spartacus conquistam bicampeonato na Copa Norte de Jiu-Jitsu em Sorriso
Réu é condenado por matar atual da ex com 13 facadas em Brasnorte
Juína efetiva Agentes de Saúde e de Endemias e garante valorização profissional
Brasnorte conquista o segundo lugar na segunda fase do Campeonato Estadual de Karatê
Juína avança no esporte e atletas se destacam em competição estadual de vôlei de praia
Em Juína, casamentos consensuais superam o civil e religioso






