
IFMT Juína adere a greve e aulas serão suspensas
Os alunos deverão estar atentos aos canais de comunicação do Campus para qualquer mudança.
Por: Repórter em Ação
Publicado em 24 de Abril de 2024 as 16:56 Hrs
O comando de greve do IFMT – Campus Juína aprovou nesta quarta-feira, 24 de abril, por 40 a 14, com 5 abstenções, a adesão à greve dos servidores federais da educação.
“Estamos comprometidos com as reivindicações que este movimento grevista estabelece bem como em minimizar os impactos dessa ação”, disse o comando em comunicado.
Com essa decisão, as atividades acadêmicas estarão suspensas a partir do dia 1º de maio de 2024, dia do trabalhador.
Os alunos deverão estar atentos aos canais de comunicação do Campus para qualquer mudança.
Das 19 unidades do IFMT em Mato Grosso, apenas Juína relutava em aderir a paralisação.
NO BRASIL
O governo federal apresentou na última sexta-feira, 19, uma nova proposta de reajuste salarial para técnicos administrativos e professores de universidades e institutos federais, que estão em greve, incluindo mudanças na reestruturação das carreiras das categorias.
Em uma nova rodada de negociações com os profissionais mobilizados, a quarta realizada entre as partes, representantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos sugeriram uma correção de 12,5% do salário de técnicos e professores, sendo 9% corrigido em janeiro de 2025, e 3,5% em maio de 2026.
Ao todo, 24 instituições federais estão em greve e mais nove estão com indicativo de paralisar as atividades, segundo o sindicato dos docentes.
Os docentes pedem uma correção maior, de 22%, que poderia ser desmembrada igualmente em três parcelas de 7,06% para maio de 2024, 2025 e 2026. Já os servidores-técnico administrativos pedem um reajuste de 34%. Os servidores afirmam que vão analisar a oferta do governo em assembleia, que está marcada para os dias 22 e 25 de abril.

Segundo os sindicatos, os porcentuais pedidos correspondem às perdas salariais desde o governo do ex-presidente Michel Temer, em 2016, até dezembro de 2023, acrescidas das projeções inflacionárias de 2024 e 2025. Em rodadas de negociações anteriores, o Governo ofereceu o reajuste de uma parcela de 9% em duas etapas.
Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) pede também pela reestruturação e unificação das carreiras dos professores do Magistério Superior (MS) e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), além da progressão de carreira com correspondência de 5% dos steps (diferença entre os estágios na carreira docente) - atualmente, o step está em 4%.
A proposta apresentada pelo governo prevê subir os steps de 4% para 4,5%; retirada do controle de ponto para EBTTs; além de promoções e progressões na carreira sem perdas.
Gustavo Seferian, presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), afirma descreveu a proposta como uma "movimentação tímida", mas destacou que a greve fez o governo federal encontrar espaços para atender as demandas da categoria.
"A greve da educação fez o governo se movimentar de uma inércia de meses. Encontrou mais espaço no orçamento e atendeu pedidos que há muito vinham sendo pleiteados pela categoria docente, que sequer arranhavam o erário público", disse.
"É ainda uma movimentação tímida, mas revela o quanto a greve é meio eficaz na conquista de avanços e vitórias em defesa do serviço público", completou o presidente da categoria. "A proposta será avaliada pelas bases em rodada de assembleias que ocorrerão entre os dias 22 e 25 de abril."
Com relação aos Técnicos Administrativos em Educação (TAE), o Secretário de Relações de Trabalho, José Lopes Feijóo, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, disse que o governo federal atende a maior parte das propostas dos servidores, e destacou que as sugestões vão encurtar a trajetória da categoria até o topo da carreira da classe em 4,5 anos.
"Nós atendemos a um pleito muito antigo da categoria, que é a luta pela reestruturação da carreira. Eles tinham 12 pontos, dos quais nove foram atendidos. O que significa um ganho efetivo salarial e uma rapidez na ascensão da carreira."
De acordo com Feijóo, os servidores precisariam de 22,5 anos para chegar ao topo da profissão. Com a proposta do ministério, esse caminho vai se encurtar para 18 anos. "Uma redução de 4,5 anos, o que significa um importante ganho de remuneração e de chegar ao topo da carreira de cada um e cada uma", disse em um vídeo publicado nas redes sociais do MGI.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
13:21
Homem furta caminhão apreendido pelo Ibama do pátio da Secretaria de Infraestrutura em Brasnorte
Suspeito enganou o guarda, alegando que usaria o veículo para retirar madeira; Polícia Civil investiga o caso
09:38
Homem causa pânico em Aripuanã e é contido por moradores
Após as ameaças e ataques a veículos e casas, os moradores decidiram agir
16:36
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil
Nova MP altera regras do setor elétrico, reduzindo atratividade da energia solar distribuída - definido como "fim da placa solar" - e ampliando Tarifa Social para consumidores de baixa renda.
15:53
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas
A iniciativa tem como objetivo garantir a segurança dos frequentadores, evitar desordens urbanísticas e preservar áreas de lazer.
15:44
Medalhistas de ouro da maior competição nacional de foguetes do Brasil são recebidos com festa no Campus Juína
O evento foi realizado entre os dias 8 e 11 de setembro de 2025, em Barra do Piraí, Rio de Janeiro.
15:49
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Fato ocorreu numa propriedade na Linha 01, a cerca de 25 km da cidade.
09:31
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Facção comandava o tráfico de drogas na cidade e extorquia garimpeiros e compradores de ouro
22:23
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
O acordo foi assinado pelo promotor de Justiça Dannilo Preti Vieira
20:38
Defesa Civil envia auxílio a famílias atingidas por temporal em Brasnorte
Mais de 7,9 mil pessoas foram afetadas; telhas, colchões e caixas d?água chegaram ao município nesta segunda-feira
17:01
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
Rosa Neide foi eleita, porém pediu afastamento do cargo.
MAIS LIDAS
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Homem furta caminhão apreendido pelo Ibama do pátio da Secretaria de Infraestrutura em Brasnorte
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas