Fechamento do comércio de Juína no ano passado resultou no desemprego de quase 200 trabalhadores
A medida foi adotada no ano passado pelo então prefeito Altir Peruzzo (PT).
Por: Repórter em Ação
Publicado em 08 de Abril de 2021 as 17:59 Hrs
O ano de 2020, marcado pelo início da pandemia em Mato Grosso e pelas primeiras paralisações das atividades comerciais por parte dos municípios, não foi negativo para Juína/MT no que se refere ao emprego e desemprego.
Segundo dados liberados pelo Novo Caged, Juína, contrariando o cenário econômico e pandêmico, apresentou saldo positivo na geração de empregos, mesmo que apenas no segundo semestre de 2020.
Emprego/Desemprego em 2020 em Juína
O 1.º semestre de 2020 registrou 1521 admissões em face de 1773 desligamentos, resultando em um saldo negativo de menos 252 empregos com carteira assinada em Juína, sendo que o setor que liderou as demissões foi o comércio, com menos 113 empregos, seguido pelo setor de serviços, com menos 100 empregos e a indústria, com menos 74 empregos.
Já no 2.º semestre de 2020 foram registrados 1894 admissões e 1610 desligamentos, representando saldo de 284 empregos com carteira assinada. O setor com mais geração de empregos foi o comércio, com saldo de 225, seguido pelo setor de serviços, com 29 empregos.
Admissões/Desligamentos em 2020

Fonte: Informações estraídas pelo Repórter em Ação no sistema CAGED
É importante recordar, no dia 22 de março de 2020, data em que foi decretado pelo então prefeito Altir Peruzzo (PT) o primeiro lockdown em Juína, foi registrado saldo negativo de -11 empregos e em abril daquele ano foi registrado um recorde em desemprego, com saldo de menos 191 contratações, seguido de maio com menos 156 contratações.
Os empregos voltaram a apresentar alta naquele ano a partir do mês de junho, com saldo de 32 empregos e com pico de novas contratações em outubro, com 109 empregos.
Emprego/Desemprego em 2021 em Juína
Em janeiro deste ano foi registrado 337 admissões em face de 465 desligamentos, o que resultou em menos 128 empregos. Desta vez o setor a liderar demissões foi o setor industrial, com menos 191 empregos, ocasionado em parte pelo fechamento da JBS. Os demais setores apresentaram saldo positivo, com destaque novamente para o comércio, que gerou 43 novos empregos.
Em fevereiro deste ano foi registrado 346 admissões em face de 285 desligamentos, resultando em saldo positivo de 64 novos empregos. Novamente, o setor que mais empregou foi o comércio, com 23 novos postos de trabalho, acompanhado pelo setor de serviços, também com 23 novos empregos. Os demais setores também apresentaram saldo positivo, exceto o industrial, que apresentou saldo zero.
Admissões/Desligamentos em 2021

Fonte: Informações estraídas pelo Repórter em Ação no sistema CAGED
Os dados do mês de março ainda não foram liberados pelo CAGED.
O prefeito de Juína Paulo Veronese (PODE), é totalmente contrário a medidas que possam levar ao fechamento do comércio. "Se depender de mim, o comércio não será fechado, porque precisamos dele funcionando fortemente. É claro, respeitando todas as medidas de segurança", disse o chefe do executivo em uma entrevista recente.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:03
ERRATA: Mesmo com reforma, aeroporto de Juína não terá ampliação na capacidade de operação
Documento recomenda que a Prefeitura publique errata em rede social para corrigir informação imprecisa sobre capacidade de operação de aeronaves após as obras.
17:29
Subtenente Alberto Assume Comando do 1º Pelotão da Polícia Militar de Brasnorte
Após período sem comandante, o 1º Pelotão de Brasnorte passa a ser liderado pelo Subtenente Alberto, nomeado pelo Tenente-Coronel PM Murilo Franco. Experiente e com 25 anos de carreira, ele destaca compromisso com a comunidade e reforço no policiamento.
17:02
Juína avança na capacitação de produtores para o cultivo do cacau
O cultivo do cacau é uma atividade promissora tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental.
09:52
Por que financiar um imóvel vale a pena - e por que as casas do Minha Casa, Minha Vida em Aripuanã não custam R$ 400 mil
Financiar continua sendo um dos caminhos mais seguros de formação de patrimônio
15:48
Supermercado Amazonas reinaugura em Juína
A empresa possui mais de 30 anos de história em Juína
12:00
Demarcações podem retirar R$ 173 milhões do agro e cortar 498 empregos, aponta estudo
As áreas mapeadas pelo Imea estão em sete municípios: Brasnorte, Diamantino, Campos de Júlio, Nova Lacerda, Conquista D?Oeste, Luciara e São Félix do Araguaia.
21:48
Nelore Cometa fecha o ano com oferta de 150 touros melhoradores
Animais completos, equilibrados e com qualidade de carcaça que faz diferença no campo. A melhor oferta de 2025 para a pecuária produtiva
17:15
Suspeito Confessa Homicídio e Corpo é Encontrado em Cova Rasa em Brasnorte
Investigação revelou motivação passional e levou à confissão de um dos envolvidos; corpo foi encontrado em cova rasa a poucos metros da residência da vítima
15:59
Kanela do Araguaia Formam Primeira Turma de Comunicadores Indígenas
O Curso Básico em Produção Audiovisual e Fotografia para a Etnia Kanela do Araguaia foi executado com recursos captados em edital da SECEL.
15:56
Tiro de Guerra forma primeira turma após 25 anos e marca nova fase para a juventude de Juína
O Tiro de Guerra ensina sobre hierarquia, respeito e responsabilidade.
MAIS LIDAS






