Fechamento do comércio de Juína no ano passado resultou no desemprego de quase 200 trabalhadores
A medida foi adotada no ano passado pelo então prefeito Altir Peruzzo (PT).
Por: Repórter em Ação
Publicado em 08 de Abril de 2021 as 17:59 Hrs
O ano de 2020, marcado pelo início da pandemia em Mato Grosso e pelas primeiras paralisações das atividades comerciais por parte dos municípios, não foi negativo para Juína/MT no que se refere ao emprego e desemprego.
Segundo dados liberados pelo Novo Caged, Juína, contrariando o cenário econômico e pandêmico, apresentou saldo positivo na geração de empregos, mesmo que apenas no segundo semestre de 2020.
Emprego/Desemprego em 2020 em Juína
O 1.º semestre de 2020 registrou 1521 admissões em face de 1773 desligamentos, resultando em um saldo negativo de menos 252 empregos com carteira assinada em Juína, sendo que o setor que liderou as demissões foi o comércio, com menos 113 empregos, seguido pelo setor de serviços, com menos 100 empregos e a indústria, com menos 74 empregos.
Já no 2.º semestre de 2020 foram registrados 1894 admissões e 1610 desligamentos, representando saldo de 284 empregos com carteira assinada. O setor com mais geração de empregos foi o comércio, com saldo de 225, seguido pelo setor de serviços, com 29 empregos.
Admissões/Desligamentos em 2020

Fonte: Informações estraídas pelo Repórter em Ação no sistema CAGED
É importante recordar, no dia 22 de março de 2020, data em que foi decretado pelo então prefeito Altir Peruzzo (PT) o primeiro lockdown em Juína, foi registrado saldo negativo de -11 empregos e em abril daquele ano foi registrado um recorde em desemprego, com saldo de menos 191 contratações, seguido de maio com menos 156 contratações.
Os empregos voltaram a apresentar alta naquele ano a partir do mês de junho, com saldo de 32 empregos e com pico de novas contratações em outubro, com 109 empregos.
Emprego/Desemprego em 2021 em Juína
Em janeiro deste ano foi registrado 337 admissões em face de 465 desligamentos, o que resultou em menos 128 empregos. Desta vez o setor a liderar demissões foi o setor industrial, com menos 191 empregos, ocasionado em parte pelo fechamento da JBS. Os demais setores apresentaram saldo positivo, com destaque novamente para o comércio, que gerou 43 novos empregos.
Em fevereiro deste ano foi registrado 346 admissões em face de 285 desligamentos, resultando em saldo positivo de 64 novos empregos. Novamente, o setor que mais empregou foi o comércio, com 23 novos postos de trabalho, acompanhado pelo setor de serviços, também com 23 novos empregos. Os demais setores também apresentaram saldo positivo, exceto o industrial, que apresentou saldo zero.
Admissões/Desligamentos em 2021

Fonte: Informações estraídas pelo Repórter em Ação no sistema CAGED
Os dados do mês de março ainda não foram liberados pelo CAGED.
O prefeito de Juína Paulo Veronese (PODE), é totalmente contrário a medidas que possam levar ao fechamento do comércio. "Se depender de mim, o comércio não será fechado, porque precisamos dele funcionando fortemente. É claro, respeitando todas as medidas de segurança", disse o chefe do executivo em uma entrevista recente.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
09:36
Câmara de Brasnorte entrega títulos à equipe da Band FM
As homenagens foram propostas pelos vereadores Willian Braz (UB) e Norberto Junior (PL).
18:14
TRE mantém cassação de Carreirinha e determina reprocessamento dos votos em Brasnorte
O reprocessamento será realizado no dia 15 de janeiro de 2026, às 12h, na sede do Cartório da 56ª Zona Eleitoral em Brasnorte
11:12
TRE suspende julgamento do prefeito Edelo Ferrari
Mesmo com pedido de vista, o placar está 3 a 0 pela cassação.
18:45
Expominério 2025 movimenta mais de R$ 200 milhões e se consolida entre as maiores feiras de mineração do Brasil
Com crescimento expressivo de público e expositores, evento realizado em Cuiabá triplica tamanho em relação à edição anterior e já anuncia data para 2026.
14:52
Médico celebra 50 anos de dedicação à cirurgia e à saúde pública em Juína
O Dr. Joaquim Delfino Coelho se formou no ano de 1975 no Rio de Janeiro e tem atuado há décadas no noroeste de Mato Grosso.
17:06
Prazo para vacinação contra brucelose termina no dia 31 de dezembro
O produtor rural do estado que não vacinar fica sujeito a multa de 01 Unidade Padrão Fiscal (UPF/MT) por animal
12:46
Região fica sem reforço: PMMT não destina novos policiais para Brasnorte, Campo Novo e Sapezal
A decisão tem gerado preocupação entre autoridades e moradores, especialmente em razão do crescimento populacional e do aumento da demanda por segurança pública na região.
20:54
Cassação de Carrerinha expõe engrenagens do sistema eleitoral e redefine poder na Câmara de Brasnorte
Recontagem de votos, quociente eleitoral e disputa por sobras revelam como decisões judiciais podem alterar o equilíbrio político municipal
20:14
TRE mantém cassação do vereador Carreirinha em Brasnorte e rejeita recurso por unanimidade
Embargos de declaração foram considerados protelatórios; decisão pode levar à recontagem de votos e alterar composição da Câmara em 2026
17:03
Dificuldades para enxergar não devem ser ignoradas, alerta oftalmologista
Consulta regular com oftalmologista é fundamental para preservar a visão e a qualidade de vida.
MAIS LIDAS






