
Fake news: nota de esclarecimento do jornalista Ivan Pereira
Antes de compartilhar, leia...
Por: Repórter em Ação
Publicado em 15 de Maio de 2022 as 13:36 Hrs
Antes de qualquer coisa, é importante alertar a todos que leem essa nota que: criar ou compartilhar fake news (notícia falsa), é crime previsto no Art. 138 do Código Penal com pena de prisão de seis a dois anos, e multa.
Inciso 1º - Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa imputação, a divulga.
O mero compartilhamento de uma fake news pode resultar a quem compartilhou a obrigação de um pagamento de indenização à vítima da mentira.
Feito o alerta vamos aos fatos.
Um áudio editado com a foto do jornalista Ivan Pereira que circula nos grupos de WhatsApp, já está comprovado que se trata de uma montagem feita por pessoas de má fé, com intuito único de tentar desqualificar o trabalho do profissional premiado e respeitado em todo estado de Mato Grosso.
A gravação em si, é clara, trata-se de uma proposta comercial, algo comum nos veículos de comunicação e neste caso, a empresa é gerida pelo jornalista. Em nenhum momento existe coação ou extorsão, aliás, muitos que espalham o vídeo, parece que se quer, sabem o que é extorsão, então vamos explicar.
De acordo com o dicionário jurídico, “Comete o crime de extorsão àquele que constrange (obriga a fazer algo) alguém, mediante violência (física) ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica". Não existe nada disso no áudio.
A gravação foi uma conversa privada entre o jornalista e o vereador Ildamir Teixeira de Faria (Teixeirinha - PT), que aliás embora tenha deixado o áudio cair em mãos de pessoas maquiavélicas, já veio a público explicar que em nenhum momento recebeu proposta de extorsão e que se tratava apenas de uma proposta comercial a fim de divulgar as ações do parlamentar. Sendo assim, fica evidente que a gravação é uma fake news.
“O apresentador recebeu um vídeo fake news onde as pessoas pegaram um áudio que o Ivan Pereira me encaminhou fazendo uma proposta de trabalho, de divulgação na Band e montaram uma fake news. Só esclarecer para as pessoas que não tem nada de extorsão nesse áudio e sim, foi uma fake news que as pessoas montaram pra tentar denigrir a imagem do Ivan Pereira, apresentador da Band FM”, explicou o vereador.
Diante disso, a Assessoria Jurídica da Band FM tomará todas às providências judiciais para cobrar punição a rigor a quem atenta a honra do jornalista. Para isso, já conta com vasto material entre áudios, textos e imagens de várias pessoas que utilizaram das redes sociais para compartilhar a fake news comprovada.
Ivan Pereira chegou a Juína em 1995, tem 38 anos de idade, dos quais 20 são dedicados ao jornalismo sério e profissional. É casado e tem três filhos. Formado em pedagogia pela Unemat, tem Pós-graduação em Comunicação Empresarial. Jamais respondeu algum processo e tem uma conduta ilibada. Há 10 anos é diretor do maior grupo de Comunicação do Noroeste de Mato Grosso, o SJC, composto pela Band FM Juína, Melodia FM Juína (gospel), Massa FM Castanheira e Band FM Brasnorte.
Como profissional, seguirá firme, forte e cada vez mais atuante.
Assessoria do Sistema Juinense de Comunicação
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16:01
MP recomenda suspensão imediata de projeto de usina solar em Brasnorte
A promotoria ainda cobrou explicações da prefeitura.
15:52
Senar oferta cursos em julho e oficinas em agosto durante a ExpoJuína
Durante a ExpoJuína, o Senar promoverá uma série de oficinas práticas, com foco no beneficiamento de produtos agropecuários e cortes especiais de carnes.
11:36
Enfermeira amiga de Juliette é morta pelo ex-companheiro em Fortaleza
Segundo polícia, suspeito não aceitava o fim do relacionamento e foi preso após o crime
10:35
Entenda como o IPI zerado para "carro popular" vai afetar seu bolso
Ideia do governo é baratear automóveis ?de entrada?; montadoras vão indicar modelos que se encaixam nos critérios do programa
10:29
Governo autoriza Eletrobras a importar energia do Paraguai
Proposta de importação de energia do Paraguai é para contratação no mercado livre de energia brasileiro
10:15
Sob pressão de Trump, PL da anistia perde tração no Congresso
Cúpula do Legislativo finalizava proposta alternativa, mas apoio do presidente republicado a Jair Bolsonaro deve colocar iniciativa em banho-maria
16:13
Vereador Willian Braz cobra fiscalização contra motos barulhentas em Brasnorte
Vereador ouviu moradores e defende orientação antes de punições
11:53
Tribunal considera a Rússia responsável pela queda do voo MH17 e por violações de direitos humanos
Em decisão unânime, Tribunal Europeu responsabiliza o país pela queda do voo da Malaysia Airlines em 2014
11:48
Operação mira golpe do falso site do Enem; mais de 35 mil foram vítimas
Golpistas arrecadaram R$ 3 milhões simulando página oficial do Inep
11:34
Lira apresenta parecer sobre reforma do IR nesta quinta
Relator deixa alternativa ao IOF fora do texto
MAIS LIDAS
Ministério Público contesta decisão e pede punição mais dura contra Edelo Ferrari
MP recomenda suspensão imediata de projeto de usina solar em Brasnorte
Juiz mantém sentença e encaminha ao TRE-MT recurso do MPE que pede punição mais dura contra Edelo Ferrari
MPF abre investigação para apurar uso irregular do Fundeb em Aripuanã, Brasnorte e Juína
Governo autoriza Eletrobras a importar energia do Paraguai
Poder público confirma 3º edição da Expo leite Juína com premiação de R$ 125 mil reais
Vereador Willian Braz cobra fiscalização contra motos barulhentas em Brasnorte