Fake news: nota de esclarecimento do jornalista Ivan Pereira
Antes de compartilhar, leia...
Por: Repórter em Ação
Publicado em 15 de Maio de 2022 as 13:36 Hrs
Antes de qualquer coisa, é importante alertar a todos que leem essa nota que: criar ou compartilhar fake news (notícia falsa), é crime previsto no Art. 138 do Código Penal com pena de prisão de seis a dois anos, e multa.
Inciso 1º - Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa imputação, a divulga.
O mero compartilhamento de uma fake news pode resultar a quem compartilhou a obrigação de um pagamento de indenização à vítima da mentira.
Feito o alerta vamos aos fatos.
Um áudio editado com a foto do jornalista Ivan Pereira que circula nos grupos de WhatsApp, já está comprovado que se trata de uma montagem feita por pessoas de má fé, com intuito único de tentar desqualificar o trabalho do profissional premiado e respeitado em todo estado de Mato Grosso.
A gravação em si, é clara, trata-se de uma proposta comercial, algo comum nos veículos de comunicação e neste caso, a empresa é gerida pelo jornalista. Em nenhum momento existe coação ou extorsão, aliás, muitos que espalham o vídeo, parece que se quer, sabem o que é extorsão, então vamos explicar.
De acordo com o dicionário jurídico, “Comete o crime de extorsão àquele que constrange (obriga a fazer algo) alguém, mediante violência (física) ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica". Não existe nada disso no áudio.
A gravação foi uma conversa privada entre o jornalista e o vereador Ildamir Teixeira de Faria (Teixeirinha - PT), que aliás embora tenha deixado o áudio cair em mãos de pessoas maquiavélicas, já veio a público explicar que em nenhum momento recebeu proposta de extorsão e que se tratava apenas de uma proposta comercial a fim de divulgar as ações do parlamentar. Sendo assim, fica evidente que a gravação é uma fake news.
“O apresentador recebeu um vídeo fake news onde as pessoas pegaram um áudio que o Ivan Pereira me encaminhou fazendo uma proposta de trabalho, de divulgação na Band e montaram uma fake news. Só esclarecer para as pessoas que não tem nada de extorsão nesse áudio e sim, foi uma fake news que as pessoas montaram pra tentar denigrir a imagem do Ivan Pereira, apresentador da Band FM”, explicou o vereador.
Diante disso, a Assessoria Jurídica da Band FM tomará todas às providências judiciais para cobrar punição a rigor a quem atenta a honra do jornalista. Para isso, já conta com vasto material entre áudios, textos e imagens de várias pessoas que utilizaram das redes sociais para compartilhar a fake news comprovada.
Ivan Pereira chegou a Juína em 1995, tem 38 anos de idade, dos quais 20 são dedicados ao jornalismo sério e profissional. É casado e tem três filhos. Formado em pedagogia pela Unemat, tem Pós-graduação em Comunicação Empresarial. Jamais respondeu algum processo e tem uma conduta ilibada. Há 10 anos é diretor do maior grupo de Comunicação do Noroeste de Mato Grosso, o SJC, composto pela Band FM Juína, Melodia FM Juína (gospel), Massa FM Castanheira e Band FM Brasnorte.
Como profissional, seguirá firme, forte e cada vez mais atuante.
Assessoria do Sistema Juinense de Comunicação
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:03
ERRATA: Mesmo com reforma, aeroporto de Juína não terá ampliação na capacidade de operação
Documento recomenda que a Prefeitura publique errata em rede social para corrigir informação imprecisa sobre capacidade de operação de aeronaves após as obras.
17:29
Subtenente Alberto Assume Comando do 1º Pelotão da Polícia Militar de Brasnorte
Após período sem comandante, o 1º Pelotão de Brasnorte passa a ser liderado pelo Subtenente Alberto, nomeado pelo Tenente-Coronel PM Murilo Franco. Experiente e com 25 anos de carreira, ele destaca compromisso com a comunidade e reforço no policiamento.
17:02
Juína avança na capacitação de produtores para o cultivo do cacau
O cultivo do cacau é uma atividade promissora tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental.
09:52
Por que financiar um imóvel vale a pena - e por que as casas do Minha Casa, Minha Vida em Aripuanã não custam R$ 400 mil
Financiar continua sendo um dos caminhos mais seguros de formação de patrimônio
15:48
Supermercado Amazonas reinaugura em Juína
A empresa possui mais de 30 anos de história em Juína
12:00
Demarcações podem retirar R$ 173 milhões do agro e cortar 498 empregos, aponta estudo
As áreas mapeadas pelo Imea estão em sete municípios: Brasnorte, Diamantino, Campos de Júlio, Nova Lacerda, Conquista D?Oeste, Luciara e São Félix do Araguaia.
21:48
Nelore Cometa fecha o ano com oferta de 150 touros melhoradores
Animais completos, equilibrados e com qualidade de carcaça que faz diferença no campo. A melhor oferta de 2025 para a pecuária produtiva
17:15
Suspeito Confessa Homicídio e Corpo é Encontrado em Cova Rasa em Brasnorte
Investigação revelou motivação passional e levou à confissão de um dos envolvidos; corpo foi encontrado em cova rasa a poucos metros da residência da vítima
15:59
Kanela do Araguaia Formam Primeira Turma de Comunicadores Indígenas
O Curso Básico em Produção Audiovisual e Fotografia para a Etnia Kanela do Araguaia foi executado com recursos captados em edital da SECEL.
15:56
Tiro de Guerra forma primeira turma após 25 anos e marca nova fase para a juventude de Juína
O Tiro de Guerra ensina sobre hierarquia, respeito e responsabilidade.
MAIS LIDAS







