
Fake news: nota de esclarecimento do jornalista Ivan Pereira
Antes de compartilhar, leia...
Por: Repórter em Ação
Publicado em 15 de Maio de 2022 as 13:36 Hrs
Antes de qualquer coisa, é importante alertar a todos que leem essa nota que: criar ou compartilhar fake news (notícia falsa), é crime previsto no Art. 138 do Código Penal com pena de prisão de seis a dois anos, e multa.
Inciso 1º - Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa imputação, a divulga.
O mero compartilhamento de uma fake news pode resultar a quem compartilhou a obrigação de um pagamento de indenização à vítima da mentira.
Feito o alerta vamos aos fatos.
Um áudio editado com a foto do jornalista Ivan Pereira que circula nos grupos de WhatsApp, já está comprovado que se trata de uma montagem feita por pessoas de má fé, com intuito único de tentar desqualificar o trabalho do profissional premiado e respeitado em todo estado de Mato Grosso.
A gravação em si, é clara, trata-se de uma proposta comercial, algo comum nos veículos de comunicação e neste caso, a empresa é gerida pelo jornalista. Em nenhum momento existe coação ou extorsão, aliás, muitos que espalham o vídeo, parece que se quer, sabem o que é extorsão, então vamos explicar.
De acordo com o dicionário jurídico, “Comete o crime de extorsão àquele que constrange (obriga a fazer algo) alguém, mediante violência (física) ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica". Não existe nada disso no áudio.
A gravação foi uma conversa privada entre o jornalista e o vereador Ildamir Teixeira de Faria (Teixeirinha - PT), que aliás embora tenha deixado o áudio cair em mãos de pessoas maquiavélicas, já veio a público explicar que em nenhum momento recebeu proposta de extorsão e que se tratava apenas de uma proposta comercial a fim de divulgar as ações do parlamentar. Sendo assim, fica evidente que a gravação é uma fake news.
“O apresentador recebeu um vídeo fake news onde as pessoas pegaram um áudio que o Ivan Pereira me encaminhou fazendo uma proposta de trabalho, de divulgação na Band e montaram uma fake news. Só esclarecer para as pessoas que não tem nada de extorsão nesse áudio e sim, foi uma fake news que as pessoas montaram pra tentar denigrir a imagem do Ivan Pereira, apresentador da Band FM”, explicou o vereador.
Diante disso, a Assessoria Jurídica da Band FM tomará todas às providências judiciais para cobrar punição a rigor a quem atenta a honra do jornalista. Para isso, já conta com vasto material entre áudios, textos e imagens de várias pessoas que utilizaram das redes sociais para compartilhar a fake news comprovada.
Ivan Pereira chegou a Juína em 1995, tem 38 anos de idade, dos quais 20 são dedicados ao jornalismo sério e profissional. É casado e tem três filhos. Formado em pedagogia pela Unemat, tem Pós-graduação em Comunicação Empresarial. Jamais respondeu algum processo e tem uma conduta ilibada. Há 10 anos é diretor do maior grupo de Comunicação do Noroeste de Mato Grosso, o SJC, composto pela Band FM Juína, Melodia FM Juína (gospel), Massa FM Castanheira e Band FM Brasnorte.
Como profissional, seguirá firme, forte e cada vez mais atuante.
Assessoria do Sistema Juinense de Comunicação
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:23
Prefeito de Brasnorte anuncia convênio de R$ 6 milhões para novas obras de asfalto no município
Recurso será destinado à pavimentação de ruas e melhorias na infraestrutura urbana, ampliando a malha viária e beneficiando diversos bairros.
17:12
Frigoríficos de MS pausam produção de carne destinada aos EUA após tarifa de Trump
Suspensão visa evitar estoques; americanos compram principalmente dianteiro do boi, destinado à produção de hambúrgueres
16:56
Recuperações judiciais no agro disparam no 1º trimestre, mostra Serasa
O maior impacto na alta observada nos três primeiros meses do ano veio dos produtores rurais que atuam como pessoa física, com alta de 83,9%
11:55
Plano Diretor: Juína convida população para ajudar a planejar o futuro da cidade
Reunião nesta terça-feira (15) discute diretrizes para o crescimento urbano sustentável e convida a sociedade a participar da construção do novo Plano Diretor Municipal.
09:45
Alberto Chiavelli Neto é o novo secretário de Esportes de Juína
Ele substitui Stefânia Basílio, que assume a chefia de gabinete do prefeito Paulo Veronese após dois anos e meio à frente da pasta
22:49
Empresário Adalto Luciano Pinto assume presidência da ACIB em Brasnorte
O empresário Adalto Luciano Pinto foi eleito presidente da entidade para o mandato que vai de 28 de junho de 2025 até 28 de junho de 2027
17:29
Falta de atualização do Cadastro Único leva à suspensão de BPC em Brasnorte
O beneficiário precisa entender que a atualização do Cadastro Único é obrigatória
16:07
Escolas estaduais militares abrem inscrições para novos alunos nesta segunda (14)
Ao todo, são 24 escolas estaduais militares Tiradentes e cinco unidades educacionais Dom Pedro para o ano letivo de 2026
11:30
Juína se despede de Waldecy Domingos da Silva, um de seus pioneiros mais antigos
Natural de São Paulo, Waldecy chegou a Juína em julho de 1979, quando a cidade ainda dava seus primeiros passos.
10:49
Juína terá 180 dias para implantar ações de proteção animal
Conforme consta nos autos, o Município de Juína foi obrigado, em sede de tutela de urgência, no prazo de 180 dias, a adotar programa contínuo de controle populacional e de zoonoses
MAIS LIDAS
Juína se despede de Waldecy Domingos da Silva, um de seus pioneiros mais antigos
Alberto Chiavelli Neto é o novo secretário de Esportes de Juína
Plano Diretor: Juína convida população para ajudar a planejar o futuro da cidade
Recuperações judiciais no agro disparam no 1º trimestre, mostra Serasa
Empresário Adalto Luciano Pinto assume presidência da ACIB em Brasnorte
Falta de atualização do Cadastro Único leva à suspensão de BPC em Brasnorte
Juína terá 180 dias para implantar ações de proteção animal