
Comentário sobre o corpo de atleta durante transmissão em Juína, gera indignação e moção de repúdio
A transmissão que gerou toda polêmica foi realizada pelo YouTube.
Por: Repórter em Ação
Publicado em 28 de Julho de 2025 as 16:22 Hrs
O que era para ser um momento de celebração ao esporte e incentivo à juventude acabou gerando uma grande polêmica neste fim de semana, durante a transmissão de um campeonato de vôlei realizado em Juína. O comentarista esportivo Claudecir Zílio, que também é diretor da rádio comunitária Metrô FM, está sendo acusado de fazer comentários considerados preconceituosos durante a narração do evento esportivo.
O vereador Willian Braz (União Brasil), do município de Brasnorte, afirmou que apresentará na Câmara uma moção de repúdio contra Zílio, em razão das declarações feitas ao vivo que, segundo ele, atingiram diretamente um jovem atleta da cidade.
“Em um momento que deveria ser de incentivo ao esporte e respeito aos jovens atletas, ouvimos um comentário lamentável dirigido a um dos nossos jogadores, sugerindo que ele ‘não tem um corpo normal’”, afirmou o parlamentar.
Durante a transmissão, Claudecir usou termos como:
“Tem uns pesos pesados ali também né menino?”, e ainda acrescentou: “O levantador tem que saber, tem que observar bem a quadra, ele pode não ter ali o... vamos dizer assim... o preparo físico, o corpo físico de um atleta de vôlei normal.”
A repercussão foi imediata nas redes sociais, onde diversos internautas se manifestaram em defesa do atleta e cobraram uma postura mais respeitosa por parte do comentarista.
O vereador Willian Braz criticou duramente o tom das declarações:
“Essa afirmação, além de ofensiva, reforça estigmas e padrões corporais excludentes, que nada contribuem para o crescimento saudável do esporte. O vôlei, assim como qualquer prática esportiva, deve ser de acolhimento, superação e inclusão, e não de julgamento ou discriminação”, declarou.
O parlamentar também destacou a dedicação do jovem jogador e repudiou qualquer tipo de deboche:
“Ele representa, com garra e dignidade, o espírito esportivo e a força da juventude de Brasnorte. Não aceitaremos que qualquer jovem seja alvo de constrangimento público por parte de quem deveria incentivar e valorizar o esporte.”
Diante da repercussão negativa, Claudecir Zílio divulgou nesta segunda-feira (28) uma nota de esclarecimento e pedido de desculpas, afirmando que a intenção não foi ofender:
“Pedimos desculpas quanto ao atleta que se sentiu ofendido, não foi a intenção. O intuito era dizer que esse esporte é para todos, mesmo para quem não está dentro do padrão físico exigido”, explicou o comentarista.
Ele também justificou o comentário dizendo que tanto a equipe de transmissão quanto os atletas são amadores e estão aprendendo juntos com a modalidade. E concluiu:
“Mais uma vez ao atleta pedimos desculpas se o ofendemos. Realmente não era a intenção.”
Apesar do pedido de desculpas, o caso segue repercutindo na região e gerando discussões sobre respeito, inclusão e responsabilidade na comunicação esportiva. A leitura da Moção de Repúdio pela Câmara de Brasnorte, deverá ser feita na próxima sessão.
VEJA A ÍNTEGRA DA MANIFESTAÇÃO DO VEREADOR
NOTA DE REPÚDIO E SOLICITAÇÃO DE DESCULPAS PÚBLICAS
Venho a público manifestar nosso total repúdio à fala infeliz proferida pelo narrador da Metroesportes durante a cobertura da competição de vôlei realizada na cidade de Juína. Em um momento que deveria ser de incentivo ao esporte e respeito aos jovens atletas, ouvimos um comentário lamentável dirigido a um dos nossos jogadores de Brasnorte, sugerindo que ele “não tem um corpo normal”.
Essa afirmação, além de ofensiva, reforça estigmas e padrões corporais excludentes, que nada contribuem para o crescimento saudável do esporte. O vôlei — assim como qualquer prática esportiva — deve ser espaço de acolhimento, superação e inclusão, e não de julgamento ou discriminação.
O atleta citado é motivo de orgulho para nosso município. Ele representa, com garra e dignidade, o espírito esportivo e a força da juventude de Brasnorte. Não aceitaremos que qualquer jovem seja alvo de deboche ou constrangimento público por parte de quem deveria incentivar e valorizar o esporte.
Diante disso, solicitamos que a equipe da Metroesportes, especialmente o narrador responsável, venha a público retratar-se e apresentar um pedido formal de desculpas ao atleta, à equipe de Brasnorte e a todos que se sentiram atingidos por essa postura.
Que esse episódio sirva de reflexão e reforço ao compromisso que todos devemos ter com o respeito, a empatia e a responsabilidade ao ocupar um microfone.
LEIA A NOTA DA EMISSORA
NOTA DE ESCLARECIMENTO
- Pedimos desculpas quanto ao atleta que se sentiu ofendido, não foi a intenção. Tanto que ao dizer que apesar de ele não estar com o preparo físico dentro do que o esporte exige ele joga muito bem. Foi colocando no intuito de dizer que esse esporte é para todos. Porem preferem distorcer o que foi dito.
- Em relação ao conhecimento do esporte realmente estamos iniciando na modalidade e fizemos o melhor possível. Porém vale lembrar que tanto a equipe de transmissão quanto os atletas são amadores. E estão aprendendo. E nosso intuito foi dar visibilidade a modalidade. Coisa que não se vê no vôlei por aí. Apenas futsal e futebol. Por isso pedimos a compreensão.
- Mais uma vez ao atleta pedimos desculpas se o ofendemos, realmente não era a intenção. Aos demais obrigado pelo carinho e audiência. Estamos nos esforçando para melhorar e dar visibilidade a todas as modalidades.
- Até a próxima oportunidade.
- Att: Direção Metrô Esportes.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
20:19
Brasnorte zera feminicídios em dois anos após criar rede de proteção à mulher
Brasnorte amplia proteção com ações voltadas à mulher
18:33
População de Brasnorte teme pela segurança pública após nomeação de delegado interino distante
Enquanto não houver nova nomeação, o delegado Gilcimar, que já atua na cidade de Barra do Bugres, acumulará as funções nos dois municípios
16:36
UFC Os Amigos vence Os Monos nos pênaltis e conquista a Copa Center Max em Brasnorte
Em uma final muito equilibrada, o placar terminou empatado em 0 a 0 no tempo normal, levando a decisão para os pênaltis.
11:39
Piloto é preso por agentes federais logo após pousar voo comercial
Ação em avião da Delta Air Lines que deixou passageiros e tripulantes assustados foi registrada no aeroporto de São Francisco, nos EUA
11:33
Petrobras anuncia redução de 14% nos preços de gás natural a distribuidoras
Movimento se dá após uma queda de 11% do petróleo Brent no trimestre anterior ao que se inicia em agosto
11:23
CFM proíbe uso de anestesia geral e sedação para tatuagens
Resolução publicada nesta segunda-feira (28) no Diário Oficial da União (DOU) abre exceção para tatuagens reparadoras com indicação médica
11:16
Lula lançará plano nacional de creche e vacinação para crianças
Petista anunciará, ainda em agosto, indicadores e metas para o sistema de ensino a serem cumpridas até dezembro de 2026
16:19
Aneel anuncia bandeira vermelha 2 para agosto, a mais cara da conta de luz
Contas de energia elétrica terão adicional de R$ 7,87 para cada 100 kWh consumidos
16:09
5ª Maratona Desafio Pessoal arrecada e entrega kits de limpeza para entidades de Juína
Mais de 300 kits de limpeza foram arrecadados
16:04
Juína usa tecnologia inovadora para mapear focos da dengue em tempo real
A Prefeitura de Juína segue firme no compromisso com a saúde pública e o combate constante ao mosquito transmissor.
MAIS LIDAS
Comentário sobre o corpo de atleta durante transmissão em Juína, gera indignação e moção de repúdio
População de Brasnorte teme pela segurança pública após nomeação de delegado interino distante
Lula lançará plano nacional de creche e vacinação para crianças
Piloto é preso por agentes federais logo após pousar voo comercial
UFC Os Amigos vence Os Monos nos pênaltis e conquista a Copa Center Max em Brasnorte
CFM proíbe uso de anestesia geral e sedação para tatuagens
Petrobras anuncia redução de 14% nos preços de gás natural a distribuidoras