Arroz produzido em Brasnorte conquista espaço em Juína e região com preço competitivo
O arroz é cultivado e beneficiado em Brasnorte pela Família Manosso
Por: Repórter em Ação
Publicado em 16 de Outubro de 2024 as 09:32 Hrs
O Arroz Manosso, produzido em Brasnorte (MT), já está presente nas prateleiras dos supermercados de Juína e região, destacando-se pela qualidade e preço competitivo. Na manhã desta quarta-feira (16/10), a marca foi vista sendo reposta nas gôndolas do Coroados Supermercados (Centro) de Juína. Além desse, a empresa informa que o produto também pode ser encontrado em outros estabelecimentos locais, como o Canário Supermercados.
O arroz é cultivado, armazenado, beneficiado e industrializado em Brasnorte pela Família Manosso, que se estabeleceu na cidade em 2004.
Apesar da trajetória consolidada no município, a produção de arroz tomou novos rumos apenas em 2021, quando a família investiu na construção de um armazém de grãos. Em 2023, com a abertura de novas áreas de cultivo, iniciou-se o armazenamento do grão.
Dificuldades enfrentadas em anos anteriores, especialmente relacionadas à logística e à falta de indústrias de beneficiamento na região, motivaram a família a buscar soluções inovadoras. Equipamentos de última geração foram adquiridos para garantir a produção de arroz de alta qualidade a preços acessíveis.
"Há muito tempo, as pessoas vinham até Brasnorte e pagavam 30 reais por um saco de arroz – era um excelente preço na época. Começamos a plantar, mas, como faltavam compradores, tivemos que transportar a produção para Tangará da Serra e Sapezal, onde vendemos por 16 reais o saco. Isso foi desestimulante e nos fez parar de produzir", relatou Sandro Manosso, um dos sócios da empresa, em entrevista à Band FM Brasnorte.
Essa desmotivação levou várias famílias de Brasnorte a abandonar a agricultura temporariamente e se dedicar à pecuária. Apenas em 2012 elas voltaram a investir no cultivo agrícola, primeiramente com a soja e, anos depois, com o arroz.
Hoje, a Manosso Agroindustrial Ltda, formalmente constituída em 12 de agosto de 2022, é uma empresa regularizada, com todas as licenças necessárias para operar e processar o arroz.
Sandro Manosso destaca que o investimento na produção de arroz tem se mostrado uma excelente alternativa financeira para os produtores.
"O arroz é uma cultura alternativa bastante viável. A soja demanda um investimento muito alto, enquanto o arroz requer um custo menor e ainda deixa uma boa cobertura vegetal no solo", concluiu.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21:48
Responsável por madeireira é preso em Brasnorte por furto de energia elétrica
Ação faz parte da Operação Energia Limpa, que já prendeu 115 pessoas em todo o estado
17:58
Advogado contesta ação da Polícia Civil em caso de acidente que matou jovem em Brasnorte
Dr. Welington Ribeiro, defensor do suspeito, afirma que a operação policial foi conduzida de forma ?errada e abusiva? e que seu cliente não tinha consciência de ter atropelado uma pessoa.
17:38
Cartório Eleitoral de Brasnorte realiza ação de biometria nos dias 14 e 15 de novembro
Nos dias 14 e 15 de novembro será realizado o chamado ?Dia E?, uma mobilização estadual em que todas as zonas eleitorais de Mato Grosso promoverão ações especiais de coleta biométrica
17:08
Juiz de Brasnorte reúne autoridades e comerciantes para reforçar proibição da venda de bebidas alcoólicas a menores
Romeu da Cunha destaca que crime é punido com prisão e multa; comerciantes e Conselho Tutelar apoiam ação de conscientização e fiscalização
16:00
Leilão Nelore Cometa: melhoramento genético disseminado na produção
Nelore Cometa realiza dois leilões com oferta de fêmeas de alto valor genético, no dia 16 de novembro e sua safra de touros em 6 de dezembro para fechar .
21:05
Polícia Civil identifica suspeito de atropelar e matar jovem na MT-170 em Brasnorte
Veículo usado no acidente que vitimou Larissa Leite, de 24 anos, e feriu sua amiga foi encontrado com danos encobertos na casa do suspeito.
16:16
Nexa abre inscrições para o 2º Edital Nexa Transforma 2025, Construindo Legados
Empresa quer apoiar projetos que gerem trabalho e renda nos municípios onde atua; investimento total pode chegar a R$ 320 mil
10:46
PF deflagra Operação Mykyara II contra desmatamento em território indígena de Brasnorte e Juína
Esta fase é um desdobramento da operação realizada em agosto deste ano
12:15
Homem é preso pela Polícia Militar após agredir e ameaçar colegas com garrafa de vidro
Militares foram informados sobre ocorrência em um alojamento
15:27
Jovem morre e outra fica gravemente ferida em acidente na MT-170 próximo a Brasnorte
Motorista de veículo de grande porte fugiu do local sem prestar socorro; vítimas retornavam de um culto religioso
MAIS LIDAS
PF deflagra Operação Mykyara II contra desmatamento em território indígena de Brasnorte e Juína
Nexa abre inscrições para o 2º Edital Nexa Transforma 2025, Construindo Legados
Jovem morre e outra fica gravemente ferida em acidente na MT-170 próximo a Brasnorte
Advogado contesta ação da Polícia Civil em caso de acidente que matou jovem em Brasnorte
Homem é preso pela Polícia Militar após agredir e ameaçar colegas com garrafa de vidro
Leilão Nelore Cometa: melhoramento genético disseminado na produção
Polícia Civil identifica suspeito de atropelar e matar jovem na MT-170 em Brasnorte








