
Acordo encerra processo que tramitava há 18 anos na justiça do trabalho em Juína
Nesses 18 anos, 10 partes foram incluídas na execução para quitar os direitos dos trabalhadores, incluindo ex-sócios.
Por: Repórter em Ação com Assessoria
Publicado em 30 de Junho de 2022 as 16:14 Hrs
Uma conciliação homologada na Vara do Trabalho de Juína está pondo fim a um processo iniciado em março de 2004. A ação foi proposta pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Madeireira de Juína e Região para garantir os direitos de 36 empregados da San Martin, indústria madeireira que 18 anos atrás encerrou suas atividades no município de Cotriguaçu, no extremo norte de Mato Grosso.
Na época, a região pertencia à jurisdição de Cuiabá e o processo iniciou a tramitação na 4ª Vara da capital, distante 954km de onde os trabalhadores aguardavam o pagamento de salários atrasados e as verbas rescisórias. Para minimizar a distância, o caso foi incluído na Vara Itinerante da cidade de Juína, que realizava audiências a cada dois meses, e fica a 172Km de Cotriguaçu.
Ao propor a ação judicial, o sindicato relatou que a madeireira estava fechada desde 19 de janeiro daquele ano, dia em que os trabalhadores foram surpreendidos ao chegar para o serviço e encontrarem o local abandonado. Foi quando souberam que os proprietários tinham partido da cidade, deixando para trás duas folhas de pagamento e o 13º em atraso, férias vencidas e outras parcelas, como FGTS, INSS e a quitação pelo fim do contrato. Também deixaram dívidas bancárias e em diversos estabelecimentos do comércio local, o que levou o sindicato a pedir o arresto dos bens da empresa à Justiça, diante da iminência de serem retirados pelos comerciantes locais.
Nesses 18 anos, 10 partes foram incluídas na execução para quitar os direitos dos trabalhadores, incluindo ex-sócios. Em 2005, a ação passou a tramitar na recém-criada Vara do Trabalho de Juína e, em julho de 2019, o processo físico foi convertido em digital e o caso passou a tramitar eletronicamente pelo PJe.
Durante todas essas etapas, a Justiça usou de todas as ferramentas para obter o montante para o pagamento dos créditos dos trabalhadores, afirmou o juiz Adriano Romero, titular da VT de Juína, que homologou o acordo durante a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, no fim de maio passado. “Esse é um processo em que é possível ver como um acordo é sempre melhor e mais vantajoso para todos”, disse, ao ressaltar que uma conciliação há mais tempo poderia ter evitado que os valores bloqueados judicialmente, além daqueles depositados a título de depósito recursal, ficassem indisponíveis.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
10:22
Sentença em xeque: Decisão contraditória pode favorecer prefeito cassado em Brasnorte
Magistrado reconhece abuso eleitoral, mas permite que prefeito cassado siga no cargo e continue elegível.
17:03
Juína recebe ação do Projeto Floresta+ Amazônia para apoiar agricultores familiares
A iniciativa reforça o compromisso com a proteção dos recursos naturais
15:40
Indígenas protestam em favor do prefeito de Brasnorte após cassação de diploma
Manifestação reuniu indígenas em defesa do voto e contra decisão que anulou mandatos após denúncias de compra de votos e transporte irregular de eleitores.
11:56
Alckmin sanciona lei que endurece penas de crimes sexuais contra mulheres
Pena de homens menores de 21 anos, e maiores de 70, não poderão mais ser reduzidas
11:48
Governo aumenta penas e torna ataques a escolas e creches crime hediondo
Grau de parentesco com a vítima, ou crime cometido contra pessoas com algum grau de deficiência ou doença serão determinantes para o aumento da sentença
16:50
Comarca de Brasnorte instala Rede de Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica
O Termo de Cooperação Técnica nº 01/2025, que estabelece o acordo e une diversas instituições num esforço conjunto para prevenir e combater todas as formas de violência de gênero na região
11:53
Fávaro defende ajustes no seguro rural e prevê novo programa até setembro
Em junho, o governo congelou metade do orçamento do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural para cumprir a meta fiscal
11:48
Frente fria perde força e temperaturas amenas voltam na próxima semana
Na segunda quinzena de julho, deve voltar a chover e esfriar no Sul, mas sem registro de nova onda de frio
11:46
Exército apreende 42 toneladas de drogas durante operações na fronteira
Comando Militar do Oeste (CMO) concluiu primeiro semestre de operação nas regiões de fronteira nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; ações deram mais de R$ 100 milhões de prejuízo para o crime organizado
10:24
Com 2 milhões de beneficiários, seguro-defeso pressiona ministro da Pesca
Fontes apontam dados defasados sobre espécies ameaçadas e falhas no recadastramento de pescadores
MAIS LIDAS