Acordo encerra processo que tramitava há 18 anos na justiça do trabalho em Juína
Nesses 18 anos, 10 partes foram incluídas na execução para quitar os direitos dos trabalhadores, incluindo ex-sócios.
Por: Repórter em Ação com Assessoria
Publicado em 30 de Junho de 2022 as 16:14 Hrs
Uma conciliação homologada na Vara do Trabalho de Juína está pondo fim a um processo iniciado em março de 2004. A ação foi proposta pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Madeireira de Juína e Região para garantir os direitos de 36 empregados da San Martin, indústria madeireira que 18 anos atrás encerrou suas atividades no município de Cotriguaçu, no extremo norte de Mato Grosso.
Na época, a região pertencia à jurisdição de Cuiabá e o processo iniciou a tramitação na 4ª Vara da capital, distante 954km de onde os trabalhadores aguardavam o pagamento de salários atrasados e as verbas rescisórias. Para minimizar a distância, o caso foi incluído na Vara Itinerante da cidade de Juína, que realizava audiências a cada dois meses, e fica a 172Km de Cotriguaçu.
Ao propor a ação judicial, o sindicato relatou que a madeireira estava fechada desde 19 de janeiro daquele ano, dia em que os trabalhadores foram surpreendidos ao chegar para o serviço e encontrarem o local abandonado. Foi quando souberam que os proprietários tinham partido da cidade, deixando para trás duas folhas de pagamento e o 13º em atraso, férias vencidas e outras parcelas, como FGTS, INSS e a quitação pelo fim do contrato. Também deixaram dívidas bancárias e em diversos estabelecimentos do comércio local, o que levou o sindicato a pedir o arresto dos bens da empresa à Justiça, diante da iminência de serem retirados pelos comerciantes locais.
Nesses 18 anos, 10 partes foram incluídas na execução para quitar os direitos dos trabalhadores, incluindo ex-sócios. Em 2005, a ação passou a tramitar na recém-criada Vara do Trabalho de Juína e, em julho de 2019, o processo físico foi convertido em digital e o caso passou a tramitar eletronicamente pelo PJe.
Durante todas essas etapas, a Justiça usou de todas as ferramentas para obter o montante para o pagamento dos créditos dos trabalhadores, afirmou o juiz Adriano Romero, titular da VT de Juína, que homologou o acordo durante a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, no fim de maio passado. “Esse é um processo em que é possível ver como um acordo é sempre melhor e mais vantajoso para todos”, disse, ao ressaltar que uma conciliação há mais tempo poderia ter evitado que os valores bloqueados judicialmente, além daqueles depositados a título de depósito recursal, ficassem indisponíveis.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16:30
Dívida milionária de frigorífico em Juruena mobiliza Acrimat, que orienta pecuaristas lesados
Segundo a Acrimat, os débitos acumulados vêm causando prejuízos significativos e aumentando a insegurança no setor pecuário local.
15:56
Mulher é encontrada morta dentro de casa em Brasnorte; polícia investiga feminicídio
Vítima foi localizada dentro de casa com sinais de violência; suspeito está foragido
09:36
Polícia Civil localiza suspeito e apreende armas de fogo e munições durante diligências em Tangará
Após buscas na região, o suspeito foi interceptado
18:34
Vereadora denuncia supostas irregularidades na Câmara de Juína e é interrompida durante sessão
Parlamentar acusa presidente de descumprir regimento interno e questiona inclusão de projeto fora da pauta
18:19
Dia Mundial da Atividade Física reforça importância da prática para saúde e qualidade de vida em Juína
Destaca crescimento da prática esportiva no município e anuncia nova edição da Corrida Vale do Juruena
17:51
Homem condenado por estupro de vulnerável é preso em Tangará
O réu foi sentenciado a 16 anos e dois meses de reclusão, devendo cumprir a pena inicialmente em regime fechado.
17:25
Capacitação em saúde mental reúne profissionais da região em Juína
O município conta atualmente com uma estrutura considerada referência na região, com equipes multidisciplinares atuando na prevenção e no acompanhamento dos pacientes.
17:03
Mulher morre e motorista fica ferido em grave acidente na Avenida Nilo Torres em Tangará
A vítima, identificada como Romilda Aparecida de Souza, de 55 anos, era passageira do automóvel de passeio. Com a força do impacto, ela sofreu ferimentos incompatíveis com a vida e teve o óbito constatado no local pelas equipes de emergência
17:03
Acidente envolvendo cinco veículos é registrado em Juína
A 14ª Companhia Independente de Bombeiro Militar de Juína foi acionada e esteve no local prestando atendimento.
09:11
Prefeitura intensifica conscientização sobre uso de bicicletas e motocicletas elétricas em Juína
A campanha segue sendo realizada em diversos pontos da cidade, com abordagens educativas e orientações diretas aos condutores.
MAIS LIDAS
Acidente entre motocicletas deixa dois mortos em Brasnorte
Vereadora denuncia supostas irregularidades na Câmara de Juína e é interrompida durante sessão
Dia Mundial da Atividade Física reforça importância da prática para saúde e qualidade de vida em Juína
Mulher morre e motorista fica ferido em grave acidente na Avenida Nilo Torres em Tangará
Polícia Civil localiza suspeito e apreende armas de fogo e munições durante diligências em Tangará
Prefeitura intensifica conscientização sobre uso de bicicletas e motocicletas elétricas em Juína
Acidente envolvendo cinco veículos é registrado em Juína


