
Abstenção em Juína foi maior que a soma de votos dos 3 candidatos a prefeito derrotados
No caso de vereadores, 742 eleitores anularam o voto.
Por: Repórter em Ação
Publicado em 18 de Novembro de 2020 as 09:44 Hrs
As eleições 2020 em Juína registraram uma abstenção (a soma de brancos e nulos), de 9.767 eleitores (30,64%), número maior que a soma total da votação dos três candidatos a prefeito derrotados. Altir Peruzzo (PT), segundo colocado, chegou aos 8.004 votos, Bil Luiz, PSL (708 votos), e Tio Lelinho, PRTB (140 votos). Este último, obteve menos voto que a ex-mulher que disputava uma vaga para a Câmara de Vereadores e alcançou a suplência com 216 votos.
Paulo Veronese (PODE), foi eleito com 12.057 votos (57,66%).
Nestas eleições, 805 (3,64%) eleitores anularam seus votos, enquanto 397 (1,80%), votaram em branco. Por outro lado, 20.909 (94,56%) votaram em algum candidato a prefeito.
Observando o mesmo cenário no caso da escolha de vereadores, os números apresentam uma diferença considerável: são 859 (3,88%) votos em branco e os anulados saltou para 742 (3,36%). Diferente das eleições de 2016 quando o vereador mais votado obteve mais de 2.800 votos, no último domingo o mais votado chegou apenas a 907 votos.
O resultado das urnas trouxe inúmeras surpresas para o legislativo juinense, dos atuais 11 vereadores que concorriam a reeleição, apenas 04 vão continuar na Câmara, e o mais votado em 2016 que citamos a cima, foi reeleito com apenas 468 votos. Dos 128 candidatos a vereador, quem obteve o menor número de votos, somente 03, foi Otacílio da Silva Veiga.
Em Mato Grosso, 23 cidades registraram abstenções maiores que a votação do 1º colocado, e no país inteiro chegou a 483 cidades. Dessas, 18 são capitais.
É o caso de São Paulo, onde 3,6 milhões de eleitores optaram por não escolher um candidato à prefeitura. O primeiro colocado no primeiro turno, o prefeito Bruno Covas (PSDB), teve 1,7 milhão de votos (32,85% dos votos válidos).
O fenômeno acontece em outras oito capitais. Em Porto Velho, Palmas, Natal, João Pessoa, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Goiânia, brancos, nulos e abstenções superam a votação do primeiro e do segundo colocado juntos. No total, isso aconteceu em 456 cidades, 38% delas no estado de São Paulo.
Nestas eleições, realizadas em meio à pandemia do coronavírus, a abstenção foi a maior em 20 anos. Em todo o país, não foram votar 23,1% dos eleitores, o equivalente a 3,9 milhões de pessoas. Na eleição municipal anterior, em 2016, os que se abstiveram foram 17,6%.
Ainda assim, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, elogiou o eleitorado e afirmou que, tendo em vista a pandemia, houve comparecimento em massa.
“Os níveis de abstenções foram inferiores a 25%, portanto, em plena pandemia, nós tivemos um índice de abstenção pouca coisa superior à das eleições passadas", disse em entrevista coletiva o presidente do tribunal, Luís Roberto Barroso, neste domingo (15). "Eu gostaria de cumprimentar, de coração, o eleitorado brasileiro que compareceu em massa apesar das circunstâncias.”
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
11:56
Alckmin sanciona lei que endurece penas de crimes sexuais contra mulheres
Pena de homens menores de 21 anos, e maiores de 70, não poderão mais ser reduzidas
11:48
Governo aumenta penas e torna ataques a escolas e creches crime hediondo
Grau de parentesco com a vítima, ou crime cometido contra pessoas com algum grau de deficiência ou doença serão determinantes para o aumento da sentença
16:50
Comarca de Brasnorte instala Rede de Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica
O Termo de Cooperação Técnica nº 01/2025, que estabelece o acordo e une diversas instituições num esforço conjunto para prevenir e combater todas as formas de violência de gênero na região
11:53
Fávaro defende ajustes no seguro rural e prevê novo programa até setembro
Em junho, o governo congelou metade do orçamento do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural para cumprir a meta fiscal
11:48
Frente fria perde força e temperaturas amenas voltam na próxima semana
Na segunda quinzena de julho, deve voltar a chover e esfriar no Sul, mas sem registro de nova onda de frio
11:46
Exército apreende 42 toneladas de drogas durante operações na fronteira
Comando Militar do Oeste (CMO) concluiu primeiro semestre de operação nas regiões de fronteira nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; ações deram mais de R$ 100 milhões de prejuízo para o crime organizado
10:24
Com 2 milhões de beneficiários, seguro-defeso pressiona ministro da Pesca
Fontes apontam dados defasados sobre espécies ameaçadas e falhas no recadastramento de pescadores
09:56
Forças Armadas: mais de 33 mil mulheres se alistaram voluntariamente
O Rio de Janeiro é o estado com maior número de alistamentos femininos
20:28
Prefeito de Brasnorte afirma que recebeu com surpresa decisão que cassou seu mandato
Recebi com muita surpresa essa decisão do juiz aqui de Brasnorte, Dr. Romeu Cunha
17:33
Prefeito de Brasnorte tem diploma cassado por abuso de poder econômico e compra de votos
Decisão da Justiça Eleitoral anula votos e determina novas eleições no município
MAIS LIDAS
Prefeito de Brasnorte tem diploma cassado por abuso de poder econômico e compra de votos
Vereador de Brasnorte apresenta prestação de contas dos seis primeiros meses de mandato na Câmara
Prefeito de Brasnorte afirma que recebeu com surpresa decisão que cassou seu mandato
Justiça despeja 70 posseiros de fazenda em Juína
Uruguai x Brasil: como parque eólico no RS fez ressurgir disputa territorial centenária entre os dois países
Comarca de Brasnorte instala Rede de Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica
Polícia Militar prende cinco homens por roubo e invasão à propriedade rural