
Paulista: Corinthians avança à final e vai buscar o tricampeonato
Nesta segunda-feira (8), a equipe do Parque São Jorge superou o Santos nos pênaltis por 7 a 6 após perder por 1 a 0 no Pacaembu
Por: Folha de S. Paulo
Publicado em 09 de Abril de 2019 as 16:10 Hrs
Pelo terceiro ano consecutivo, o Corinthians disputará a final do Campeonato Paulista e terá a chance de alcançar o tricampeonato estadual, um feito que o time não consegue há 80 anos.
Nesta segunda-feira (8), a equipe do Parque São Jorge superou o Santos nos pênaltis por 7 a 6 após perder por 1 a 0 no Pacaembu. Com isso, vai enfrentar o São Paulo na decisão da competição. A classificação veio após Victor Ferraz errar sua cobrança.
A última vez que os dois times se enfrentaram em uma final foi há 16 anos. Daquela vez, o Corinthians ficou com o título após duas vitórias por 3 a 2, ambas no Morumbi.
O estádio são-paulino será o palco do primeiro jogo da decisão deste ano, provavelmente no domingo (14). O jogo de volta da final, no Itaquerão, deverá acontecer no domingo seguinte, dia 21.
O Corinthians decide a final em casa por ter uma campanha melhor que o São Paulo.
Se derrotar a equipe tricolor na decisão do título, o Corinthians irá obter o tricampeonato seguido, algo que o time conseguiu pela última vez em 1939, após conquistas também em 1938 e 1937. Seria o quarto tricampeonato do clube, que também obteve o feito entre os anos de 1922 a 1924 e de 1928 a 1930.
O último clube a conseguir o feito foi o Santos, campeão de 2010 a 2012, mas que foi eliminado nesta segunda, apesar de ter dominado o jogo.
Após vencer na ida, em Itaquera, por 2 a 1, os corintianos entraram em campo com o claro objetivo de se classificar com um empate.
O Santos de Jorge Sampaoli, por sua vez, foi para o ataque. Com 68% do tempo com a bola nos pés, o time finalizou 11 vezes contra apenas um chute a gol do adversário, segundo dados do Footstats.
O time da Baixada Santista só não conseguiu uma vitória por uma diferença maior de gols –que lhe daria a classificação– porque encontrou o goleiro corintiano Cássio em uma noite inspirada.
O gol santista só saiu aos 41 min do segundo tempo, em cabeceio de Gustavo Henrique após cruzamento de Victor Ferraz. Até então, o camisa 12 corintiano havia feito ao menos seis defesas difíceis.
O único lance em que os corintianos vislumbraram a possibilidade de abrir o placar foi em lance aos 22 minutos do segundo tempo, quando Ramiro caiu na área após ser tocado por Pituca.
Os corintianos reclamaram de pênalti, não marcado pelo juiz Raphael Claus. A análise do VAR (árbitro assistente de vídeo) corroborou a interpretação do juiz.
A derrota significou o fim da invencibilidade corintiana em clássicos nesta temporada. Na primeira fase do Estadual, o time venceu Palmeiras e São Paulo e empatou com o Santos. Na semana passada, superou os santistas no jogo de ida da semifinal.
Agora, a equipe vai defender o excelente retrospecto do técnico Fábio Carille contra o time do Morumbi.
Em dez partidas diante do São Paulo, o treinador venceu cinco vezes, empatou quatro e só perdeu uma –derrota no jogo de ida da semifinal do Paulista de 2018.
Sem vencer o Estadual desde 2005, quando o campeonato foi disputado no sistema de pontos corridos, o São Paulo terá no segundo jogo da decisão deste ano o desafio de encarar o tabu de nunca ter vencido na arena corintiana.
Em 10 duelos, os donos da casa venceram 7 e houve ainda outros três empates.
No domingo (7), pela primeira vez desde que o Allianz Parque foi inaugurado, em 2014, o São Paulo deixou a casa alviverde feliz.
A equipe do técnico Cuca, estreante no comando tricolor, venceu o Palmeiras nos pênaltis (5 a 4) e garantiu um lugar na final do Campeonato Paulista deste ano.
Os times empataram em 0 a 0 no tempo normal, assim como no jogo de ida, no Morumbi, o que levou a semifinal para as penalidades. O goleiro são-paulino Tiago Volpi defendeu duas cobranças e, apesar de ter perdido o seu, ajudou o São Paulo a atingir sua primeira decisão do Estadual em 16 anos.
Em 2005, no último título paulista do clube do Morumbi, o formato do torneio era de pontos corridos.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:16
Com apoio de deputados, Juína garante transporte digno e caminha para implantar tratamento de hemodiálise
Hemodiálise é um procedimento fundamental para pacientes com insuficiência renal crônica.
16:38
Terra Roxa realiza a 6ª Festa da Colheita com shows, futebol, leilão e muita tradição
O evento será nos dias 26 e 27 de julho.
11:22
TRE-MT visita Justiça Federal em Juína e confirma mudança do cartório da 35ª Zona Eleitoral
Mudança trará mais acessibilidade e conforto para o eleitorado, e economia para a Justiça Eleitoral
09:31
PF deixa casa de Bolsonaro após 2 horas de buscas
Ex-presidente foi levado para colocar tornozeleira eletrônica
08:58
Veja todos os impostos e taxas que governo Lula aumentou desde a posse
Executivo busca aumentar arrecadação para tentar cumprir meta fiscal há quase três anos com ações que vão desde taxação das "blusinhas" até aumento do IOF
16:49
Prefeitura de Brasnorte lança IPTU 2025 com descontos de até 30% para pagamento à vista
Prefeitura oferece descontos especiais para os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única até o dia 11 de agosto
16:13
Prefeitura combate focos de incêndio em área de voçoroca na Rua Jatobá em Brasnorte
Área que sofre há mais de 20 anos com um grave processo de erosão, popularmente conhecido como voçoroca.
09:18
Governador garante recursos para construção de novo hospital municipal em Juína
A informação foi confirmada por ligação e transmitida no Instagram
16:00
Presidente da AMM destaca atuação em temas estratégicos para os municípios do noroeste de MT
Leonardo Bortolin, percorre os municípios do Estado no evento denominado AMM Itinerante.
11:39
Deputada Janaina Riva cobra esclarecimentos sobre paralisação da obra na MT-170 entre Castanheira e Juruena
O pedido já foi formalmente protocolado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso e encaminhado à Sinfra-MT.
MAIS LIDAS
Juína se despede de Waldecy Domingos da Silva, um de seus pioneiros mais antigos
Veja todos os impostos e taxas que governo Lula aumentou desde a posse
Alberto Chiavelli Neto é o novo secretário de Esportes de Juína
Recuperações judiciais no agro disparam no 1º trimestre, mostra Serasa
Governador garante recursos para construção de novo hospital municipal em Juína
Presidente da AMM destaca atuação em temas estratégicos para os municípios do noroeste de MT
Prefeitura de Brasnorte lança IPTU 2025 com descontos de até 30% para pagamento à vista