
"O bom e velho futebol com torcida voltará muito em breve", projeta presidente da Uefa
Aleksander Ceferin mostra otimismo com futuro do esporte em meio à pandemia da Covid-19: "O futebol não mudou após a guerra, não vai mudar por causa de um vírus"
Por: G1
Publicado em 20 de Maio de 2020 as 09:37 Hrs
Enquanto boa parte do mundo ainda enfrenta um regime de intenso isolamento social, com atividades econômicas praticamente paralisadas, o futebol vem tentando retomar a normalidade quase que de forma pioneira.
A ausência de torcedores nas partidas, entretanto, parece ser um fator que se repetirá por um bom tempo no esporte por conta da pandemia do novo coronavírus. Mas o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, acha que o público não demorará tanto para voltar às arquibancadas.
Em entrevista ao jornal "The Guardian", o mandatário da confederação europeia mostrou otimismo sobre como o futebol reagirá à crise causada pelo problema de saúde em todo o mundo.
E indicou que a queda no número de casos, o conhecimento maior sobre o vírus e as medidas de cautela originadas pela pandemia possibilitarão um cenário mais positivo do que alguns especialistas indicam.
- Não gosto dessa visão apocalíptica de que temos que esperar pela segunda e terceira ondas, ou até uma quinta onda... Pessoas que você conhece provavelmente morrerão um dia, mas precisamos nos preocupar hoje? Acho que não. Estamos prontos e seguiremos as recomendações das autoridades, mas tenho certeza absoluta, pessoalmente, de que o bom e velho futebol com os torcedores voltará muito em breve - disse Ceferin.
Questionado se apostaria US$ 1 milhão que a Eurocopa será jogada em 2021, o presidente da Uefa afirmou que sim, e que "o vírus não vai durar para sempre". E repetiu o tom otimista ao dizer que o mundo pode ser melhor após a pandemia, com o ser humano reconhecendo sua fragilidade. Mas indicou que não vê grandes impactos no mundo do futebol.
- Eu não acho que nada vai mudar para sempre. É uma experiência nova e, quando nos livrarmos desse vírus sangrento, as coisas voltarão ao normal. O futebol não mudou após a Segunda Guerra Mundial, nem após a Primeira Guerra, e também não mudará por causa de um vírus.
O mandatário afirmou que vem tendo dias difíceis, com reuniões constantes e problemas de calendários, além de "tantos milhões e milhões" que a Uefa perderá - embora tenha indicado que a confederação não está em uma situação perigosa financeiramente. Ceferin relatou ter problemas para dormir, principalmente antes de decidir pelo adiamento da Eurocopa deste ano para o ano que vem.
Segundo o presidente, a Uefa pretende manter os planos de criar uma terceira competição entre clubes europeus ainda no ano que vem e voltou a deixar clara a sua resistência à criação do novo Mundial de Clubes da Fifa, que deveria ocorrer pela primeira vez em 2021, mas também foi adiado. Ceferin afirmou que não tem muitas informações sobre a competição e que não sabe quando poderia ser jogado o torneio, alfinetando uma fala do presidente Gianni Infantino sobre uma possível redução no número de jogos após a pandemia.
- Eu não sei. Tentei entender o que ele quis dizer com isso, mas com certeza é estranho que, por um lado, você diga que deseja reduzir o futebol e, por outro, proponha uma nova competição chamada Copa do Mundo de Clubes. Isso está reduzindo a quantidade de futebol? - questionou.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
11:13
EUA citam Pix como exemplo de decisão do Brasil que prejudicou americanos
EUA anunciaram na terça-feira (15) uma investigação sobre as práticas comerciais do Brasil
11:05
Fisiculturista preso por feminicídio: veja dinâmica do crime
Pedro Camilo Garcia Castro, de 24 anos, foi preso em flagrante por tentativa de feminicídio na madrugada de segunda-feira (14), em São Paulo
10:58
Brasil tem 1,5 milhão de armas de CACs; maioria em SP, RS e PR
Rio Grande do Sul é o estado com mais armas para caçador e São Paulo para atirador e colecionador, segundo novo painel da Polícia Federal; mais da metade é de uso restrito
10:55
Governo brasileiro considera absurda retaliação por comércio com Rússia
Para assessores e diplomatas, os próprios países que formam a Otan podem ser prejudicados por medida
10:51
Após reunião, Alckmin, Alcolumbre e Hugo dizem estar unidos por soberania
Autoridades se reuniram nesta quarta-feira, após o Departamento de Comércio dos Estados Unidos ter anunciado investigação sobre o Brasil
17:23
Prefeito de Brasnorte anuncia convênio de R$ 6 milhões para novas obras de asfalto no município
Recurso será destinado à pavimentação de ruas e melhorias na infraestrutura urbana, ampliando a malha viária e beneficiando diversos bairros.
17:12
Frigoríficos de MS pausam produção de carne destinada aos EUA após tarifa de Trump
Suspensão visa evitar estoques; americanos compram principalmente dianteiro do boi, destinado à produção de hambúrgueres
16:56
Recuperações judiciais no agro disparam no 1º trimestre, mostra Serasa
O maior impacto na alta observada nos três primeiros meses do ano veio dos produtores rurais que atuam como pessoa física, com alta de 83,9%
11:55
Plano Diretor: Juína convida população para ajudar a planejar o futuro da cidade
Reunião nesta terça-feira (15) discute diretrizes para o crescimento urbano sustentável e convida a sociedade a participar da construção do novo Plano Diretor Municipal.
09:45
Alberto Chiavelli Neto é o novo secretário de Esportes de Juína
Ele substitui Stefânia Basílio, que assume a chefia de gabinete do prefeito Paulo Veronese após dois anos e meio à frente da pasta
MAIS LIDAS
Juína se despede de Waldecy Domingos da Silva, um de seus pioneiros mais antigos
Alberto Chiavelli Neto é o novo secretário de Esportes de Juína
Recuperações judiciais no agro disparam no 1º trimestre, mostra Serasa
Plano Diretor: Juína convida população para ajudar a planejar o futuro da cidade
Frigoríficos de MS pausam produção de carne destinada aos EUA após tarifa de Trump
Empresário Adalto Luciano Pinto assume presidência da ACIB em Brasnorte
Falta de atualização do Cadastro Único leva à suspensão de BPC em Brasnorte