Macri insiste em final da Libertadores na Argentina, mas Conmebol quer Doha
Boca ganha prazo na entidade, que pretende anunciar local da final nesta quinta
Por: Folha de São Paulo
Publicado em 29 de Novembro de 2018 as 12:22 Hrs
Nada é o que parece na final da Copa Libertadores de 2018. As certezas dos dirigentes da Conmebol mudam a cada dia.
A entidade esperava anunciar nesta quinta (29) o local da segunda partida da final da Libertadores. O presidente Alejandro Domínguez acertou para que o jogo seja disputado no próximo dia 8, em Doha, no Qatar. Mas ele encara a insistência do presidente da Argentina, Mauricio Macri, para que a o confronto entre Boca Juniors e River Plate não seja disputado fora do país.
Macri telefonou para Domínguez e fez um apelo para que a decisão aconteça no Monumental de Nuñez, estádio do River. Também manifestou em público o desejo que o evento não saia da Argentina.
“O jogo não será jogado no território argentino”, descartou Domínguez na última terça (27), após reunião com os presidentes das duas equipes e antes do telefonema de Macri.
O segundo jogo da final, que estava marcado para o último sábado (24), no Monumental, não aconteceu porque o ônibus que levava a delegação do Boca Juniors foi atacado com pedras e paus ao se aproximar do estádio, na esquina da avenida Libertador com a rua Monroe.
Os vidros foram quebrados e estilhaços feriram jogadores. O mais afetado foi o volante Pablo Pérez, que teve cortes no braço e machucou o olho. Gás de pimenta foi usado na confusão e a substância entrou no veículo. Vários atletas passaram mal e tiveram de ser atendidos.
A partida foi adiada para o domingo (25), mas o Boca Juniors alegou que o elenco não tinha condições de entrar em campo.
Quando anunciou que a final não seria jogada na Argentina, Domínguez já tinha acordo alinhavado com o Qatar. O governo do país fez oferta de pagar todas as despesas das equipes e hospedagem em Doha, além de dar US$ 7 milhões (cerca de R$ 28 milhões) a serem divididos pelos finalistas. O River também receberia o dinheiro necessário para ressarcir os torcedores que compraram ingressos para a partida adiada do último sábado.
O campeão teria a viagem paga para os Emirados Árabes, onde acontece o Mundial de Clubes a partir do dia 12, pela Qatar Airways. O voo seria via Kuwait ou Omã, para driblar o conflituosa relação diplomática entre os dois países árabes.
A Qatar Airways assinou contrato de patrocínio com a Conmebol no final de outubro. Também estampa seu logotipo no uniforme do Boca Juniors.
O River Plate aceita a alternativa, embora insista em que a final aconteça em seu estádio. O Boca Juniors, não. O clube entrou com pedido na comissão de disciplina da Conmebol solicitando os pontos da partida por causa do tumulto. Se tiver sucesso, será campeão.
O Boca solicitou uma prorrogação no prazo para apresentar sua resposta à defesa do River. Foi atendido e tem até esta quinta (29), ao meio-dia para fazê-lo. Isso pode atrasar ainda mais a decisão da comissão disciplinar, mas a Conmebol tem pressa.
Outras cidades ainda mantêm o desejo de sediar o jogo, caso este aconteça. Medellín, na Colômbia, e Miami, nos Estados Unidos, fizeram novas propostas à entidade sul-americana para abrigar a final. Mas essas não são vantajosas quanto a de Doha.
Além de ser patrocinador da Conmebol, o Qatar tem excelente relação com os dirigentes da confederação. A seleção árabe vai participar da Copa América de 2019, no Brasil.
A indefinição tornou inimigos os presidentes de Boca Juniors (Daniel Angelici) e River Plate (Rodolfo D’Onofrio), que antes viviam uma relação cordial.
D’Onofrio se mostra inconformado com a quebra de palavra de Angelici. Quando foi acertado o adiamento, os dois apertaram as mãos no compromisso de que o título seria decidido em campo. O próprio Alejandro Domínguez chamou de um “acordo de cavalheiros”. Pressionado por jogadores, comissão técnica e torcedores, o presidente do Boca Juniors voltou atrás e entrou com ação na comissão disciplinar na Conmebol.
Angelici disse também que, se perder no tribunal, vai apelar até ao TAS (Tribunal de Arbitragem Esportiva), o que pode postergar ainda mais a definição.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
12:12
Operação Cleópatra desarticula esquema de pirâmide financeira com dezenas de vítimas em Cuiabá
Entre os investigados estão uma empresária, um médico e um ex-policial federal, que coordenavam uma empresa de investimentos
19:46
Idoso morre após ser atropelado por veículo da prefeitura de Brasnorte
Nilson seguia de bicicleta pelo acostamento, no mesmo sentido que o veículo
18:09
Prefeito esclarece troca de secretários em Juína
Segundo o prefeito, haverá troca, mas para melhoria da gestão
16:58
Prazo para rematrícula de estudantes da Rede Estadual termina nesta quinta-feira (31)
Para facilitar o processo, pais ou responsáveis têm à disposição duas opções para realizá-la online: o aplicativo MT Cidadão e o Portal MT GOV
21:19
Vereador registra boletim de ocorrência por ameaça contra prefeito de Brasnorte
O boletim de ocorrência, ao qual o Repórter em Ação teve acesso, descreve ameaças de diversas naturezas
16:38
Aliados de Motta buscam consenso com Elmar e Brito para sucessão na Câmara
Indicação ao TCU e reforma ministerial são alternativas para construção de acordo
16:20
MPMT denuncia empresários por exposição de público a perigo iminente
De acordo com o MPMT, o delito foi cometido na noite de 12 de setembro de 2024.
18:06
Regras de financiamento imobiliário pela Caixa vão mudar
Alterações passam a valer na próxima sexta-feira (1º). Clientes precisarão dar pelo menos 30% do valor do imóvel de entrada pelo sistema de amortização SAC e 50% pelo sistema Price.
18:02
Mais de 70 pinguins são devolvidos ao mar após serem resgatados em SC
Animais chegam às praias de Florianópolis durante temporada de migração de 2024 e são resgatados por ONG
17:54
Armados com fuzil, traficantes são presos com 80 kg de cocaína no RS
Um dos criminosos chegou a apontar a arma com o objetivo de atirar nos policiais, mas desistiu após abordagem
MAIS LIDAS
Primeira dama de Brasnorte declara apoio a candidato do PT ao lado do prefeito Edelo Ferrari
Idoso morre após ser atropelado por veículo da prefeitura de Brasnorte
Vereador registra boletim de ocorrência por ameaça contra prefeito de Brasnorte
Prefeito esclarece troca de secretários em Juína
Operação Cleópatra desarticula esquema de pirâmide financeira com dezenas de vítimas em Cuiabá
Sem surpresas, Abílio é eleito prefeito de Cuiabá e "varre" o PT de Mato Grosso
Regras de financiamento imobiliário pela Caixa vão mudar