
Jogadores do Botafogo e Fluminense protestam contra Federação e racismo
As duas equipes entraram com camisas negras como apoio ao 'Black Lives Matter'
Por: Folha de São Paulo
Publicado em 29 de Junho de 2020 as 09:32 Hrs
Os jogos dos grandes clubes do Rio de Janeiro neste domingo (28) foram marcados por protestos contra a Federação do estado e em apoio aos movimentos que combatem o racismo.
Botafogo e Fluminense eram contrários ao retorno do futebol durante a pandemia da Covid-19. Os dois atuaram no Engenhão.
Os jogadores do Botafogo entraram em campo para enfrentar a Cabofriense com uma faixa que dizia: "protocolo bom é o que respeita vidas", em alusão às medidas para evitar a propagação do vírus. A equipe venceu por 6 a 2. O clube criticou a decisão de reiniciar o futebol durante as reuniões realizadas pela federação estadual e no Tribunal de Justiça Desportiva.
Os atletas apareceram com camisas pretas em homenagem ao movimento "Black Live Matter" (Vidas Negras Importam, em inglês), que pede igualdade racial e reclama da brutalidade policial. Logo após o apito inicial, eles se ajoelharam no gramado, outro gesto identificado com os protestos.
O Fluminense também mostrou faixa, mas de agradecimento aos profissionais de saúde do Rio de Janeiro. Os jogadores usaram camisas negras em luto pelas mortes causadas pela Covid-19. O estado tem 108.800 mil casos confirmados da doenças e 9.789 vítimas fatais.
Mario Bittencourt, presidente do Fluminense, postou mensagem de protesto no Instagram contra o retorno do torneio. A equipe perdeu por 3 a 0 em sua reestreia na competição.
"Milhares de pessoas ainda morrem no Brasil, enquanto somos obrigados a jogar futebol sem nenhuma segurança. Mais uma triste página da história do futebol do Rio de Janeiro, já tão combalido e defasado", reclamou o dirigente.
Três jogadores do Volta Redonda, adversário do clube tricolor neste domingo, não puderam atuar porque foram infectados pela Covid-19.
O Estadual foi retomado na último dia 18, com a partida entre Flamengo e Bangu, no Maracanã. Um hospital de campanha para tratar pacientes infectados pelo vírus foi instalado ao lado do estádio. Foi a data com o terceiro maior número de mortes no Rio causados pela doença desde o início da pandemia: 274.
O Flamengo apoiou o reinício do torneio.
"Vamos fazer um jogo do lado de um hospital de campanha com 60 doentes de coronavírus. Cada gol do Gabigol amanhã, com zero público, pode significar uma morte do lado", ironizou, em entrevista ao Sportv, Carlos Augusto Montenegro, integrante do comitê executivo do Botafogo.
Por criticar a atitude da Federação do Rio, o técnico da equipe, Paulo Autuori, foi suspenso por 15 dias. Ele chamou a entidade de "federação dos espertos".
"Fui punido por ter expressado aquilo que tenho como convicção. Talvez muita gente gostasse de expressar as mesmas ideias", comentou ele.
A equipe alvinegra entrou sem vários titulares que não estavam em condições físicas. Cinco haviam tido resultado positivo no teste para identificar a Covid-19. Os nomes não foram revelados. O elenco teve oito dias de treinos antes de enfrentar a Cabofriense.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16:50
Comarca de Brasnorte instala Rede de Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica
O Termo de Cooperação Técnica nº 01/2025, que estabelece o acordo e une diversas instituições num esforço conjunto para prevenir e combater todas as formas de violência de gênero na região
11:53
Fávaro defende ajustes no seguro rural e prevê novo programa até setembro
Em junho, o governo congelou metade do orçamento do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural para cumprir a meta fiscal
11:48
Frente fria perde força e temperaturas amenas voltam na próxima semana
Na segunda quinzena de julho, deve voltar a chover e esfriar no Sul, mas sem registro de nova onda de frio
11:46
Exército apreende 42 toneladas de drogas durante operações na fronteira
Comando Militar do Oeste (CMO) concluiu primeiro semestre de operação nas regiões de fronteira nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; ações deram mais de R$ 100 milhões de prejuízo para o crime organizado
10:24
Com 2 milhões de beneficiários, seguro-defeso pressiona ministro da Pesca
Fontes apontam dados defasados sobre espécies ameaçadas e falhas no recadastramento de pescadores
09:56
Forças Armadas: mais de 33 mil mulheres se alistaram voluntariamente
O Rio de Janeiro é o estado com maior número de alistamentos femininos
20:28
Prefeito de Brasnorte afirma que recebeu com surpresa decisão que cassou seu mandato
Recebi com muita surpresa essa decisão do juiz aqui de Brasnorte, Dr. Romeu Cunha
17:33
Prefeito de Brasnorte tem diploma cassado por abuso de poder econômico e compra de votos
Decisão da Justiça Eleitoral anula votos e determina novas eleições no município
10:54
Rede Estadual de Ensino de MT passa a ter 101 escolas cívico-militares, informa Seduc
Elas atendem mais de 80 mil estudantes com a missão de diminuir a evasão e fortalecer o avanço da aprendizagem
10:42
Força Aérea vai usar caças com mísseis durante cúpula do Brics no Rio de Janeiro
Aeronáutica diz que uso de caça com míssil busca otimizar tempo de reação caso uma aeronave não autorizada entre em área restrita
MAIS LIDAS
Prefeito de Brasnorte tem diploma cassado por abuso de poder econômico e compra de votos
Vereador de Brasnorte apresenta prestação de contas dos seis primeiros meses de mandato na Câmara
Prefeito de Brasnorte afirma que recebeu com surpresa decisão que cassou seu mandato
Justiça despeja 70 posseiros de fazenda em Juína
Comarca de Brasnorte instala Rede de Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica
Polícia Militar prende cinco homens por roubo e invasão à propriedade rural
Operação mira quadrilha que furtava petróleo bruto com túnel clandestino