
Goleada tem pior público da seleção no Brasil desde 2001
Seleção fez 7 a 0 no amistoso contra Honduras neste domingo (9), no Beira-Rio
Por: Folha de S. Paulo
Publicado em 10 de Junho de 2019 as 16:18 Hrs
O clima no entorno no Beira-Rio, no domingo (9), não era o geralmente observado em jogos de seleção brasileira. Havia bandeiras e camisas verde-amarelas, nas pessoas e nos varais dos vendedores informais, mas a calmaria era tal que o motorista responsável pela condução da reportagem ao estádio teve a dúvida: "Tem jogo hoje?".
Apenas 16.521 torcedores acompanharam a vitória por 7 a 0 da equipe sobre Honduras, no último amistoso preparatório para a Copa América. O público inclui não pagantes e foi o pior de um jogo da seleção no país desde 2001.
O pior público no século foi depois de ser eliminado por Honduras na Copa América daquele ano, quando o time teve 14.746 pagantes no 5 a 0 contra o Panamá, na Arena da Baixada, em Curitiba.
O Brasil encontrou menos apoio do que o obtido por outras seleções rivais na Copa América. Ao fazer 5 a 1 na Nicarágua, na última sexta (7), a Argentina jogou com o Estádio del Bicentenario, em San Juan, atingindo a capacidade máxima de 25 mil lugares. O Uruguai bateu o Panamá por 3 a 0, também na sexta, no Centenario, em Montevidéu, diante de 45 mil espectadores.
"Minha expectativa era mais. Eu pensei que teria mais gente", admitiu Tite, com dificuldade para compreender a baixa adesão dos torcedores de Porto Alegre. "Não sei dizer o porquê. Se fosse um jogo da Copa América, valendo, talvez pudesse trazer um apelo maior", acrescentou.
Um dos motivos, certamente, foi a ausência de Neymar, cortado da equipe brasileira depois de sofrer uma lesão de ligamento no tornozelo direito. O preço dos ingressos também não era convidativo –de R$ 80 (arquibancada inferior sem cadeiras) a R$ 450 (cadeiras de camarote).
Assim, o ambiente no Beira-Rio não configurava propriamente o de um teste para a Copa América. Além das arquibancadas vazias, o time teve um adversário extremamente frágil, que ficou com um a menos ainda no primeiro tempo. Nesse cenário, a seleção fez o que dela se esperava no confronto, com uma boa apresentação coletiva.
Mais uma vez, porém, o amistoso não foi concluído sem feridas. Depois de perder Neymar por toda a Copa América na vitória sobre o Qatar, na quarta (5), Tite viu Arthur sofrer uma forte pancada no joelho direito. Foi a jogada que gerou a expulsão de Quioto e fez o ex-gremista ser substituído. Os médicos tranquilizaram o treinador após partida. Disseram que foi apenas uma pancada.
Àquela altura, o triunfo já estava bem encaminhado. Logo aos sete minutos, jogada muito bem trabalhada por Daniel Alves e Richarlison foi concluída em cabeceio de Gabriel Jesus –gol anulado e depois confirmado pelo árbitro de vídeo. Seis minutos depois, Thiago Silva desviou cobrança de escanteio de Philippe Coutinho, arrancando vibração efusiva de Tite.
O treinador não se comportou como se estivesse em um jogo amistoso fácil. Além de comemorar bastante os gols, o gaúcho reclamou muito com a arbitragem, especialmente quando os jogadores de Honduras cometeram faltas duras em sequência. Aquela cometida por Quioto, aos 29 minutos, deixou a possibilidade de goleada ainda mais escancarada.
Allan substituiu Arthur e deu passe para Richarlison sofrer pênalti. Philippe Coutinho, que acertaria duas bolas na trave ainda no primeiro tempo, fez a cobrança com precisão e levou o Brasil ao intervalo com vantagem de três gols.
Na etapa final, a goleada se estabeleceu em ritmo de treino. Tite fez várias substituições. Colocou em campo Fernandinho, Militão, Roberto Firmino, Everton e Miranda. Os gols foram se enfileirando: Jesus marcou de novo e David Neres, Firmino e Richarlison também fizeram os seus.
Se não serviu exatamente como teste, a seleção fez o que não tinha conseguido contra o Qatar, impondo-se sobre um adversário frágil. Ficou clara a ideia do treinador de pressionar a saída de bola do adversário.
A seleção estreia na Copa América na sexta-feira (14), em São Paulo, contra a Bolívia. Tite e seus comandados esperam encontrar um Morumbi bem mais cheio do que estava o Beira-Rio no domingo.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
20:28
Prefeito de Brasnorte afirma que recebeu com surpresa decisão que cassou seu mandato
Recebi com muita surpresa essa decisão do juiz aqui de Brasnorte, Dr. Romeu Cunha
17:33
Prefeito de Brasnorte tem diploma cassado por abuso de poder econômico e compra de votos
Decisão da Justiça Eleitoral anula votos e determina novas eleições no município
10:54
Rede Estadual de Ensino de MT passa a ter 101 escolas cívico-militares, informa Seduc
Elas atendem mais de 80 mil estudantes com a missão de diminuir a evasão e fortalecer o avanço da aprendizagem
10:42
Força Aérea vai usar caças com mísseis durante cúpula do Brics no Rio de Janeiro
Aeronáutica diz que uso de caça com míssil busca otimizar tempo de reação caso uma aeronave não autorizada entre em área restrita
10:35
Produção industrial no Brasil cai 0,5% em maio, conforme esperado, diz IBGE
Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a produção subiu 3,3%
10:32
Operação mira quadrilha que furtava petróleo bruto com túnel clandestino
Grupo atuava há anos com estrutura sofisticada e já foi alvo de cinco operações
19:07
Vereador de Brasnorte apresenta prestação de contas dos seis primeiros meses de mandato na Câmara
A atitude do parlamentar é uma novidade na política brasnortense.
12:10
Justiça despeja 70 posseiros de fazenda em Juína
Grupo ocupa 350 hectares em propriedade
12:02
Vacinação contra gripe passa a ser aplicada em todos os públicos a partir desta terça-feira (1º)
Todos os mato-grossenses devem procurar os postos de saúde para se vacinarem contra a influenza
12:00
Defesa Civil orienta população para cuidados com a saúde após queda de temperatura em MT
Para esta semana, são esperadas temperaturas entre 15ºC e 29ºC, conforme as previsões do Inmet
MAIS LIDAS
Prefeito de Brasnorte tem diploma cassado por abuso de poder econômico e compra de votos
Vereador de Brasnorte apresenta prestação de contas dos seis primeiros meses de mandato na Câmara
Justiça despeja 70 posseiros de fazenda em Juína
Prefeito de Brasnorte afirma que recebeu com surpresa decisão que cassou seu mandato
Polícia Militar prende cinco homens por roubo e invasão à propriedade rural
Uruguai x Brasil: como parque eólico no RS fez ressurgir disputa territorial centenária entre os dois países
Operação mira quadrilha que furtava petróleo bruto com túnel clandestino