EUA acordam pagamento igualitário para times masculinos e femininos de futebol
"Esses acordos mudaram o cenário para sempre nos EUA e têm o potencial de mudar o cenário em todo o mundo", disse a presidente da US Soccer
Por: CNN
Publicado em 18 de Maio de 2022 as 16:50 Hrs
A Federação de Futebol dos Estados Unidos (USSF), a Associação de Jogadoras da Seleção Feminina dos Estados Unidos (USWNTPA) e a Associação de Jogadoras da Seleção Nacional de Futebol dos Estados Unidos (USNSTPA) concordaram com um acordo que estabelece “igualdade salarial e define o padrão global no futuro em futebol internacional”.
A US Soccer, sob os acordos, se tornará “a primeira federação do mundo a igualar o prêmio em dinheiro da Copa do Mundo da FIFA” concedido às equipes por participarem de Copas do Mundo.
“Este é um momento verdadeiramente histórico”, disse a presidente de futebol dos EUA, Cindy Parlow Cone, em comunicado na quarta-feira (17). “Esses acordos mudaram o cenário para sempre aqui nos Estados Unidos e têm o potencial de mudar o cenário em todo o mundo.”
Cone acrescentou: “Os jogadores da US Soccer, e da USWNT e USMNT, redefiniram seu relacionamento com esses novos acordos e estão nos levando a uma nova fase incrivelmente empolgante de crescimento mútuo e colaboração, à medida que continuamos nossa missão de nos tornar o esporte proeminente nos Estados Unidos.”
Como parte do acordo, a US Soccer compartilhará uma parte de sua “receita de transmissão, parceria e patrocínio com uma divisão de 50/50 dessa parte dividida igualmente entre as ligas feminina e masculina”.
“Eles disseram que a igualdade salarial para homens e mulheres não era possível, mas isso não nos impediu, fomos em frente e conseguimos”, disse Walker Zimmerman, membro do grupo de liderança do USNSTPA.
“Esperamos que isso desperte outros para a necessidade desse tipo de mudança e inspire a FIFA e outros ao redor do mundo a seguir na mesma direção”, acrescentou Zimmerman.
O acordo também abrange outras áreas, como cuidados infantis, licença parental, deficiência de curto prazo, saúde mental, viagens e igual qualidade de locais e superfícies de jogo.
“Esperamos que este acordo e suas conquistas históricas não apenas em proporcionar igualdade salarial, mas também em melhorar o treinamento e o ambiente de jogo para as jogadoras da Seleção sirvam como base para o crescimento contínuo do futebol feminino nos Estados Unidos e no exterior.” disse a jogadora do USWNT e presidente do USWNTPA, Becky Sauerbrunn.
A atriz Jessica Chastain twittou “Gooooool!” depois que o anúncio foi tornado público, refletindo o humor de muitos nas mídias sociais.
No início deste ano, a US Soccer e a USWNT chegaram a um acordo para encerrar uma disputa sobre igualdade salarial que remonta a março de 2019, quando a USWNT entrou com uma ação de discriminação de gênero contra a US Soccer.
Como parte do acordo, a US Soccer pagou US$ 22 milhões aos jogadores no caso, além de US$ 2 milhões adicionais em uma conta “para beneficiar os jogadores do USWNT em seus objetivos pós-carreira e esforços de caridade relacionados ao futebol feminino e feminino”. de acordo com uma declaração conjunta da US Soccer e da USWNT.
O anúncio de igualdade salarial de quarta-feira ocorre seis meses antes do USMNT participar da Copa do Mundo de 2022 no Catar, que começa em 21 de novembro.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
12:12
Operação Cleópatra desarticula esquema de pirâmide financeira com dezenas de vítimas em Cuiabá
Entre os investigados estão uma empresária, um médico e um ex-policial federal, que coordenavam uma empresa de investimentos
19:46
Idoso morre após ser atropelado por veículo da prefeitura de Brasnorte
Nilson seguia de bicicleta pelo acostamento, no mesmo sentido que o veículo
18:09
Prefeito esclarece troca de secretários em Juína
Segundo o prefeito, haverá troca, mas para melhoria da gestão
16:58
Prazo para rematrícula de estudantes da Rede Estadual termina nesta quinta-feira (31)
Para facilitar o processo, pais ou responsáveis têm à disposição duas opções para realizá-la online: o aplicativo MT Cidadão e o Portal MT GOV
21:19
Vereador registra boletim de ocorrência por ameaça contra prefeito de Brasnorte
O boletim de ocorrência, ao qual o Repórter em Ação teve acesso, descreve ameaças de diversas naturezas
16:38
Aliados de Motta buscam consenso com Elmar e Brito para sucessão na Câmara
Indicação ao TCU e reforma ministerial são alternativas para construção de acordo
16:20
MPMT denuncia empresários por exposição de público a perigo iminente
De acordo com o MPMT, o delito foi cometido na noite de 12 de setembro de 2024.
18:06
Regras de financiamento imobiliário pela Caixa vão mudar
Alterações passam a valer na próxima sexta-feira (1º). Clientes precisarão dar pelo menos 30% do valor do imóvel de entrada pelo sistema de amortização SAC e 50% pelo sistema Price.
18:02
Mais de 70 pinguins são devolvidos ao mar após serem resgatados em SC
Animais chegam às praias de Florianópolis durante temporada de migração de 2024 e são resgatados por ONG
17:54
Armados com fuzil, traficantes são presos com 80 kg de cocaína no RS
Um dos criminosos chegou a apontar a arma com o objetivo de atirar nos policiais, mas desistiu após abordagem
MAIS LIDAS
Primeira dama de Brasnorte declara apoio a candidato do PT ao lado do prefeito Edelo Ferrari
Idoso morre após ser atropelado por veículo da prefeitura de Brasnorte
Vereador registra boletim de ocorrência por ameaça contra prefeito de Brasnorte
Prefeito esclarece troca de secretários em Juína
Operação Cleópatra desarticula esquema de pirâmide financeira com dezenas de vítimas em Cuiabá
Sem surpresas, Abílio é eleito prefeito de Cuiabá e "varre" o PT de Mato Grosso
Regras de financiamento imobiliário pela Caixa vão mudar