
EUA acordam pagamento igualitário para times masculinos e femininos de futebol
"Esses acordos mudaram o cenário para sempre nos EUA e têm o potencial de mudar o cenário em todo o mundo", disse a presidente da US Soccer
Por: CNN
Publicado em 18 de Maio de 2022 as 16:50 Hrs
A Federação de Futebol dos Estados Unidos (USSF), a Associação de Jogadoras da Seleção Feminina dos Estados Unidos (USWNTPA) e a Associação de Jogadoras da Seleção Nacional de Futebol dos Estados Unidos (USNSTPA) concordaram com um acordo que estabelece “igualdade salarial e define o padrão global no futuro em futebol internacional”.
A US Soccer, sob os acordos, se tornará “a primeira federação do mundo a igualar o prêmio em dinheiro da Copa do Mundo da FIFA” concedido às equipes por participarem de Copas do Mundo.
“Este é um momento verdadeiramente histórico”, disse a presidente de futebol dos EUA, Cindy Parlow Cone, em comunicado na quarta-feira (17). “Esses acordos mudaram o cenário para sempre aqui nos Estados Unidos e têm o potencial de mudar o cenário em todo o mundo.”
Cone acrescentou: “Os jogadores da US Soccer, e da USWNT e USMNT, redefiniram seu relacionamento com esses novos acordos e estão nos levando a uma nova fase incrivelmente empolgante de crescimento mútuo e colaboração, à medida que continuamos nossa missão de nos tornar o esporte proeminente nos Estados Unidos.”
Como parte do acordo, a US Soccer compartilhará uma parte de sua “receita de transmissão, parceria e patrocínio com uma divisão de 50/50 dessa parte dividida igualmente entre as ligas feminina e masculina”.
“Eles disseram que a igualdade salarial para homens e mulheres não era possível, mas isso não nos impediu, fomos em frente e conseguimos”, disse Walker Zimmerman, membro do grupo de liderança do USNSTPA.
“Esperamos que isso desperte outros para a necessidade desse tipo de mudança e inspire a FIFA e outros ao redor do mundo a seguir na mesma direção”, acrescentou Zimmerman.
O acordo também abrange outras áreas, como cuidados infantis, licença parental, deficiência de curto prazo, saúde mental, viagens e igual qualidade de locais e superfícies de jogo.
“Esperamos que este acordo e suas conquistas históricas não apenas em proporcionar igualdade salarial, mas também em melhorar o treinamento e o ambiente de jogo para as jogadoras da Seleção sirvam como base para o crescimento contínuo do futebol feminino nos Estados Unidos e no exterior.” disse a jogadora do USWNT e presidente do USWNTPA, Becky Sauerbrunn.
A atriz Jessica Chastain twittou “Gooooool!” depois que o anúncio foi tornado público, refletindo o humor de muitos nas mídias sociais.
No início deste ano, a US Soccer e a USWNT chegaram a um acordo para encerrar uma disputa sobre igualdade salarial que remonta a março de 2019, quando a USWNT entrou com uma ação de discriminação de gênero contra a US Soccer.
Como parte do acordo, a US Soccer pagou US$ 22 milhões aos jogadores no caso, além de US$ 2 milhões adicionais em uma conta “para beneficiar os jogadores do USWNT em seus objetivos pós-carreira e esforços de caridade relacionados ao futebol feminino e feminino”. de acordo com uma declaração conjunta da US Soccer e da USWNT.
O anúncio de igualdade salarial de quarta-feira ocorre seis meses antes do USMNT participar da Copa do Mundo de 2022 no Catar, que começa em 21 de novembro.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
18:46
Corpo que pode ser de adolescente desaparecido em Juruena é localizado próximo à estrada rural
Ariel da Silva Andrade, de 15 anos, foi visto com vida pela última vez na noite do dia 31 de maio. O corpo estava com as mãos amarradas e a cabeça decapitada
17:42
Câncer de boca afeta mais homens do que mulheres
Segundo oncologista, em média, 76% dos casos só são diagnosticados em estágio avançado, o que dificulta o tratamento e eleva a taxa de mortalidade
17:39
Anvisa mantém proibição do cigarro eletrônico e defende fiscalização do comércio ilegal; entenda regras
Por votação unânime, agência aprovou relatório que manteve a proibição, importação e propaganda dos chamados dispositivos eletrônicos para fumar.
11:39
Hangar de MT era usado por 'Pablo Escobar brasileiro'
Apura-se, ainda, a estratégia de lavagem de dinheiro montada pelo grupo criminoso, que se utilizava de empresas de fachada para movimentar valores.
10:52
Garimpo Sustentável: Prefeito se reúne com Representantes da METAMAT
O encontro ocorreu na tarde de terça-feira na prefeitura de Juína
10:49
Operação cumpre 30 mandados judiciais contra grupo criminoso formado para fraudar o fisco estadual
Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Rondonópolis e Pedra Preta, no sul do estado e em Goiânia (GO).
17:26
Senar passa a ofertar em Juína assistência técnica para cultivo de mandioca
Os municípios de Juína e São José do Rio Claro são os únicos de Mato Grosso a contar com a assistência técnica nesse setor
15:44
Polícia Civil localiza acusado de matar homem e jogar corpo em rio em distrito de Juína
Investigação da delegacia de Juína logrou êxito em identificar paradeiro do foragido da justiça que teve apoio de policiais de Rondônia
15:38
Estrada de acesso ao Distrito de Terra Roxa recebe rebaixamento de morros
O rebaixamento de morro foi um pedido feito por moradores no ano de 2021
15:24
Por dois dias consecutivos ladrão comete furto na mesma residência em Juína
O ladrão retornou novamente no dia seguinte pela manhã e levou um outro botijão de gás colocado no lugar do furtado
MAIS LIDAS
Suspeito de correr pelado atrás de mulheres e crianças é preso em MT
Hangar de MT era usado por 'Pablo Escobar brasileiro'
Polícia Civil localiza acusado de matar homem e jogar corpo em rio em distrito de Juína
Quatro bandidos armados invadem residência, amarram vítimas, e fogem levando dois veículos em Juína
Por dois dias consecutivos ladrão comete furto na mesma residência em Juína
Investigado por atear fogo em casa de ex-companheira com a família dentro é preso em Brasnorte
Camioneta Hilux tomada de assalto em Juína, é localizada pela Polícia Militar em Tapurah