Concorrência da CBF vendeu negócio que deu R$ 100 mi de prejuízo
Até 2018, Globo negociava venda de placas de publicidade do Brasileiro
Por: Folha de S. Paulo
Publicado em 02 de Abril de 2019 as 16:20 Hrs
Vencedora de uma concorrência organizada pela CBF —da qual a Folha já sabia do resultado com mais de um mês de antecedência—, a Sport Promotion adquiriu um negócio que deu prejuízo superior a R$ 100 milhões para a Globo nos últimos três anos.
Até 2018, o grupo de mídia negociou as placas de publicidade posicionadas na beirada do campo em partidas do Brasileiro. A exclusividade foi adquirida junto com a compra dos direitos de transmissão. Por contrato, a empresa era obrigada a fazer repasse anual de R$ 80 milhões aos clubes, independentemente do resultado das vendas.
Na renegociação dos direitos para as edições a partir de 2019, a Globo abriu mão de negociar esses espaços. Em 2018, o déficit nessa operação superou R$ 50 milhões.
O direito foi cedido aos clubes no novo contrato de televisão do Brasileiro, válido a partir deste ano. A CBF, então, chamou as equipes e organizou uma venda conjunta.
Os clubes repassariam o direito de exploração das placas para uma empresa vender no mercado. No ano passado, a vencedora da concorrência foi a BR New Media. A Folha divulgou inconsistências no processo, que foi anulado posteriormente.
Uma nova concorrência foi feita pela CBF e teve a Sport Promotion como escolhida, em março. O procedimento foi auditado pela Ernst & Young.
Ainda em janeiro, antes de a CBF receber ofertas das concorrentes, a Folha havia registrado em cartório e publicado nos classificados que a Sport Promotion seria a vencedora.
O contrato prevê pagamento de cerca de R$ 55 milhões por ano, em cinco anos de acordo, aos clubes da Série A.
Flamengo e Corinthians também fecharam com a Sport Promotion, mas fora da concorrência. Por duas temporadas, cada um receberá R$ 12 milhões anuais.
Em 2019 e 2020, a empresa vai gastar cerca de R$ 79 milhões por ano com o negócio, valor próximo aos R$ 80 milhões pagos pela Globo.
Até 2018, uma placa de 10 m² custava cerca de R$ 11 milhões. O valor correspondia a exploração do local nos 380 jogos do Brasileiro. Cada jogo tem 23 placas ao redor do campo.
Nos últimos anos em que foi dona do direito, a Globo teve dificuldade para vender esses espaços no mercado. A emissora chegou a usar as placas para exibir produtos próprios e divulgação de programas como Conversa com Bial e plataformas como o site Globoesporte.com, Globo Play e o jogo Cartola FC.
Para vender as placas no mercado, empresas como a Sport Promotion procuram potenciais clientes e negociam os valores de cada mídia de forma individual. No caso da Globo, a emissora dava preferência aos parceiros fixos do futebol da emissora, que já eram anunciantes da transmissão dos jogos e pagavam cerca de R$ 300 milhões pela exclusividade no pacote.
Agora dona das placas, a Sport Promotion possui longa relação com o ex-presidente da entidade, Marco Polo Del Nero, hoje banido pela Fifa por corrupção.
Foi sob a gestão de Del Nero que a empresa faturou cerca de R$ 75 milhões em negócios com o governo federal que envolveram a CBF, desde 2012. O ano marca a chegada do dirigente à confederação, primeiro como vice de José Maria Marin, preso nos EUA, e depois, de 2015 a 2017, como mandatário da entidade.
O primeiro negócio foi a exploração da publicidade estáticas da Série B do Brasileiro, por indicação do próprio Marco Polo Del Nero, que tinha relações com a empresa na Federação Paulista de Futebol, entidade que comandou.
Depois, a empresa levou o Brasileiro feminino e também teve o licenciamento nacional para TV aberta e até internacional em caráter de exclusividade das séries C e D do Brasileiro, além de torneios nacionais sub-17 e sub-20.
A Sport Promotion afirmou que sua relação com Del Nero sempre foi profissional.
Procurada para comentar o porquê de ter se envolvido em um negócio que vem sendo deficitário, a empresa disse à Folha que as dúvidas sobre estratégia de vendas e resultados da Globo devem ser encaminhadas à própria Globo, à Ernst & Young e à CBF.
A empresa acrescentou que “tem expertise nessa área e plena convicção na sua estratégia de comercialização para o crescimento e fortalecimento das propriedades de arenas e estádios”.
O Grupo Globo afirmou que não irá comentar.
EUROPEUS LUCRAM COM PLACAS VIRTUAIS E AUDIÊNCIA GLOBAL
A venda de placas de propaganda na beira do gramado é um negócio lucrativo nas grandes grandes ligas de futebol da Europa. Com audiência global, os torneios usam tecnologia para aumentar as receitas com a publicidade.
Na Alemanha, por exemplo, os clubes adotaram um sistema chamado “substituição virtual”, que possibilita mudar a publicidade que é exibida nas placas de acordo com o país em que o jogo é transmitido na televisão.
Por exemplo, o patrocinador que aparece em uma placa na transmissão na televisão do Japão pode ser uma montadora de automóveis, enquanto a marca que é mostrada, no mesmo instante, na transmissão para os EUA é uma empresa de eletrodomésticos.
Além do Alemão, os campeonatos Espanhol e Inglês já testaram as placas virtuais.
A implementação do sistema atende a uma necessidade básica: a presença de placas de LED à beira do gramado. No Old Trafford, estádio do Manchester United (ING), a colocação de placas eletrônicas custou ao clube 150 mil libras (cerca de R$ 760 mil).
Segundo a Nielsen Sports, empresa de análise e consultoria da indústria do esporte, os 18 clubes da primeira divisão do Alemão poderiam atingir 60 milhões de euros (cerca de R$ 260 milhões) de faturamento com a implementação das placas virtuais à beira do campo —um aumento de 7% na receita coletiva da liga.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
14:02
Professora aposentada de Filadélfia é pré-candidata a vereadora
Ionice Pereira, já atuou em várias escolas da zona rural de Juína
08:04
Homem é preso após xingar juiz de direito e policiais militares em Brasnorte
Mesmo com a ofensa, os policiais tentaram dialogar, informando dos crimes que poderiam lhe ser imputados e aconselhando para que se retirasse do local
20:55
Médica cuiabana representa o Brasil em concurso mundial de beleza na Índia
O Mrs Glam World tem como objetivo principal destacar os abundantes e diversos valores culturais do país participante e, ao mesmo tempo, promover o turismo.
16:50
Congresso autoriza transferência de R$ 2,8 bi para recompor emendas bloqueadas
Recursos devem ser transferidos para ações de melhoria dos sistemas de abastecimento de água e de implantação de estruturas para segurança hídrica
16:45
Regularização Fundiária no Distrito de Fontanillas Avança com Reunião Decisiva
Para mais informações, os interessados podem procurar a Secretaria Municipal de Planejamento na Prefeitura Municipal e a GeoGIS Geotecnologia.
17:01
Presidentes de subseções de MT reivindicam maior representatividade no pleito da OAB
Os advogados apresentaram um estudo sobre as demandas do interior e fizeram uma consulta ao Conselho Federal para garantir a proporcionalidade na formação das chapas no pleito deste ano
15:39
Prefeitura de Brasnorte lança campanha SOS Rio Grande do Sul para ajudar famílias atingidas pela chuva
A iniciativa busca mobilizar a população de Brasnorte em um ato de solidariedade e apoio às vítimas dessa tragédia
17:29
Irmão de prefeito de Brasnorte é inocentado de acusação de tráfico após TJMT anular provas ilegais
Esta decisão invalidou todas as provas derivadas dessa ação, resultando na anulação de vários atos processuais, incluindo a denúncia e seu aditamento
10:28
Prefeitura de Brasnorte anuncia aquisição de novo ônibus para Saúde
O ônibus, que é de dois andares e bitruck, possui 64 lugares, sendo 12 leitos na parte inferior e 52 semi-leitos na parte superior
20:03
Homem que cometeu assassinato por engano é condenado a 19 anos de prisão em Brasnorte
Criminoso matou vítima por engano, seu alvo era outro rapaz que estava no bar
MAIS LIDAS
Prefeitura de Brasnorte lança campanha SOS Rio Grande do Sul para ajudar famílias atingidas pela chuva
Irmão de prefeito de Brasnorte é inocentado de acusação de tráfico após TJMT anular provas ilegais
Presidentes de subseções de MT reivindicam maior representatividade no pleito da OAB
Congresso autoriza transferência de R$ 2,8 bi para recompor emendas bloqueadas
Professora aposentada de Filadélfia é pré-candidata a vereadora
Médica cuiabana representa o Brasil em concurso mundial de beleza na Índia
Regularização Fundiária no Distrito de Fontanillas Avança com Reunião Decisiva