
Como o Canarinho da Seleção Brasileira ficou pistola
Entenda a história da evolução do mascote do Brasil
Por: CNN
Publicado em 17 de Novembro de 2022 as 14:25 Hrs
Ele usa camisa amarela, calção azul e chuteira, além de ter grande importância para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), apesar de não estar escalado para nenhum jogo e nem mesmo ser um jogador. Estamos falando do mascote da Seleção Brasileira: o Canarinho ou, para os íntimos, o Canarinho pistola.
Para uns, ele tem cara de bravo; para outros, de determinado. Apesar das sobrancelhas franzidas, exala carisma e encanta a torcida na arquibancada, não importa a idade.
Mas a feição que divertiu os torcedores e virou meme a partir de 2016, principalmente durante a Copa de 2018, nem sempre foi essa.
Como surgiu o mascote da seleção?
Na década de 1950, quando o uniforme da Seleção ganhou as cores da bandeira, o amarelo da camisa foi associado à cor do canário. Assim, os jogadores ganharam o apelido de canarinhos.
Foi a partir desse período que os mascotes dos Mundiais surgiram e roubaram a cena entre o público, conquistando o coração dos torcedores.
O cartunista Fernando Pierucetti, o Mangabeira, teria sido o primeiro a desenhar o mascote da Seleção Brasileira, mas a versão mais conhecida foi a de Ziraldo, feita na década de 1960.
Depois disso, diversos cartunistas fizeram suas versões do canarinho e os desenhos foram publicados nos jornais da época.
Nas antigas versões, o canarinho exibia um sorriso amistoso. Ele chegou a ganhar uma versão em boneco comercializada nas lojas, e músicas em sua homenagem, como “Voa, canarinho, voa”, gravada pelo jogador Júnior.
Já nos anos 2000, a CBF passou a incluir o mascote nas camisas da seleção e lançou seu próprio canarinho de pelúcia oficial.
“A Seleção sempre foi conhecida como a Seleção Canarinha, então nada mais justo do que nosso mascote ser um Canarinho”, diz o departamento de marketing da CBF.
A equipe classifica o canarinho como a representação do torcedor brasileiro. “Quando ele está em ação está representando cada um de nós. Além disso, ele é um asset importante para buscar essa sinergia com o torcedor”, coloca.
O Canarinho ficou “pistola”
Em 2016, a CBF lançou o mascote de campo, ainda com uma feição sorridente. Mas logo uma outra versão apareceu e o Canarinho mudou de rosto.
O sorriso amistoso deu lugar à popular “cara fechada”, numa espécie de rebranding, que quer dizer a ressignificação de um produto.
De acordo com o departamento de marketing, a ideia não era tornar o novo modelo permanente, mas, diante da aprovação dos torcedores, para o bem de todos e felicidade geral da nação, o “Canarinho pistola” (apelido dado pelos torcedores), ficou.
“Em certo momento utilizamos um levemente diferente, mas diante da grande aceitação da versão que vem sendo utilizada optamos por manter a mesma”, explica a equipe.
Em 2017, o perfil da CBF chegou a publicar um tweet acalmando os torcedores e garantindo que o Canarinho pistola não iria desaparecer. A organização deu a entender que a versão amistosa seria utilizada em ações sociais e a versão “pistola” iria para os jogos.
A confederação explica que a feição foi adotada com o objetivo de representar a bravura do povo brasileiro, trazendo um olhar de seriedade para enfrentar os adversários.
Mas, ao mesmo tempo, o Canarinho consegue ser amável e carinhoso, especialmente com as crianças, apesar da cara “fechada”.
Segundo a CBF, ele foi inspirado em mascotes que fazem sucesso ao redor do mundo, como o Benny, do Chicago Bulls.
O novo Canarinho começou a aparecer no site da CBF em outubro de 2016, sem um anúncio oficial. Ele chegou quatro meses depois do treinador Tite assumir o comando da seleção e um dos dois, certamente, trouxe sorte para a seleção.
O Brasil disputava as eliminatórias sul-americanas, que valiam vaga na Copa de 2018. Classificado em sexto lugar, a seleção ficaria de fora do mundial. Mas, com a chegada de Tite, o time deslanchou, alcançando quatro vitórias seguidas.
Menos de uma semana depois da aparição pública do novo canarinho, o Brasil chegou ao primeiro lugar da tabela, garantindo vaga na Copa.
Sucesso nas redes
Além de sucesso nas partidas da seleção, o canarinho pistola também logo fez sucesso nas redes sociais. Como a internet não perdoa, logo surgiram memes e perfis extra oficiais do novo mascote no Instagram e no Twitter.
O que atiçou o interesse e a curiosidade dos brasileiros, até mesmo dos que não são fãs de futebol, foi justamente a cara séria do canarinho. Foi, então, nas redes que o mascote foi apelidado de “Canarinho pistola”.
Os memes caíram, até mesmo, no gosto dos administradores dos perfis da CBF nas redes. Nos conteúdos, a imagem do mascote é associada a uma frase de reprovação e divertem o público.
As contas da CBF também publicam vídeos do mascote interagindo com os jogadores, animando a torcida nos estádios e, até mesmo, fazendo embaixadinhas. Isso tudo alimenta ainda mais a criatividade fértil dos brasileiros na internet.
Copa de 2022
A Copa do Mundo de 2022 acontece a partir do dia 20 de novembro no Catar e o Canarinho pistola deve voltar a brilhar tanto quanto os jogadores da Seleção Brasileira, assim como aconteceu na Copa de 2018.
“Ele estará lá representando cada um dos torcedores brasileiros e incentivando a Seleção”, respondeu o departamento de marketing da CBF.
“Para o Catar podemos esperar muita interatividade com os torcedores, Seleção e conteúdo legal para as redes sociais”, acrescentou.
A grande novidade para esta Copa é o Zap do Canarinho, uma ação voltada ao relacionamento com os torcedores. O canal foi criado no último dia 7.
Ao enviar uma mensagem para o número (11) 94488-2022 pelo WhatsApp, os fãs podem mandar perguntas para os jogadores e comissão técnica, conhecer os locais de concentração popular para os jogos, saber mais sobre as leis e costumes do Catar e obter as escalações para os duelos da Copa antes da bola rolar.
Também foram criados vários stickers para os usuários compartilharem e viralizarem dentro do WhatsApp.
No Catar, o canarinho dividirá espaço com o mascote da Copa, que, este ano, é o La’eeb. De acordo com a organização do evento, o nome significa “jogador super-habilidoso”, em árabe.
Com a forma inspirada no Keffiyeh, lenço para cabeça característico do Catar, a animação mantém a tradição de incluir elementos regionais dos países-sede nos personagens.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16:49
Prefeitura de Brasnorte lança IPTU 2025 com descontos de até 30% para pagamento à vista
Prefeitura oferece descontos especiais para os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única até o dia 11 de agosto
16:13
Prefeitura combate focos de incêndio em área de voçoroca na Rua Jatobá em Brasnorte
Área que sofre há mais de 20 anos com um grave processo de erosão, popularmente conhecido como voçoroca.
09:18
Governador garante recursos para construção de novo hospital municipal em Juína
A informação foi confirmada por ligação e transmitida no Instagram
16:00
Presidente da AMM destaca atuação em temas estratégicos para os municípios do noroeste de MT
Leonardo Bortolin, percorre os municípios do Estado no evento denominado AMM Itinerante.
11:39
Deputada Janaina Riva cobra esclarecimentos sobre paralisação da obra na MT-170 entre Castanheira e Juruena
O pedido já foi formalmente protocolado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso e encaminhado à Sinfra-MT.
11:27
Cid ri de pergunta, advogado reage e Moraes pede ordem em depoimento no STF
Representante de Filipe Martins se exalta após questionamento sobre reunião no Palácio da Alvorada
11:24
Corinthians com ataque desfigurado busca reação contra o Ceará; veja jogos do Brasileirão
Além do momento conturbado dentro e fora das quatro linhas, Timão terá os desfalques de Memphis Depay, Romero e Yuri Alberto
11:13
EUA citam Pix como exemplo de decisão do Brasil que prejudicou americanos
EUA anunciaram na terça-feira (15) uma investigação sobre as práticas comerciais do Brasil
11:05
Fisiculturista preso por feminicídio: veja dinâmica do crime
Pedro Camilo Garcia Castro, de 24 anos, foi preso em flagrante por tentativa de feminicídio na madrugada de segunda-feira (14), em São Paulo
10:58
Brasil tem 1,5 milhão de armas de CACs; maioria em SP, RS e PR
Rio Grande do Sul é o estado com mais armas para caçador e São Paulo para atirador e colecionador, segundo novo painel da Polícia Federal; mais da metade é de uso restrito
MAIS LIDAS
Juína se despede de Waldecy Domingos da Silva, um de seus pioneiros mais antigos
Recuperações judiciais no agro disparam no 1º trimestre, mostra Serasa
Alberto Chiavelli Neto é o novo secretário de Esportes de Juína
Presidente da AMM destaca atuação em temas estratégicos para os municípios do noroeste de MT
Governador garante recursos para construção de novo hospital municipal em Juína
Prefeitura de Brasnorte lança IPTU 2025 com descontos de até 30% para pagamento à vista
Plano Diretor: Juína convida população para ajudar a planejar o futuro da cidade