
Brasileiro membro do COI diz que Olimpíadas de Tóquio vão acontecer
O medalhista do vôlei Bernard Rajzman, participou de reunião com Thomas Bach nesta quinta e afirma que os Jogos de Tóquio "vão acontecer de qualquer forma"
Por: G1
Publicado em 22 de Janeiro de 2021 as 09:47 Hrs
O Comitê Olímpico Internacional (COI) reuniu seus membros nesta quinta-feira para discutir a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que tem a cerimônia de abertura marcada para 23 de julho de 2021. Mais antigo brasileiro entre os cem membros do COI, o ex-jogador de vôlei Bernard Rajzman esteve na teleconferência e disse ao ge que na pauta não estava o adiamento ou cancelamento das Olimpíadas deste ano, mas a forma como ela vai ser organizada.
- Os Jogos vão acontecer de qualquer forma. A gente não sabe em qual dimensão e quais os problemas. Isso foi discutido. Amanhã será com os comitês olímpicos nacionais do mundo inteiro. Estão buscando ideias para ver de que forma a execução. Não existe a possibilidade, não se fala em cancelamento de Jogos. Pelo contrário.Estimula-se tudo e a todos: os atletas, os stakeholders, todas as pessoas envolvidas em uma Olimpíada, turistas, voluntários, milhares de pessoas que tem que continuar sendo estimuladas para executar os Jogos de alguma forma.
A questão é a forma que vai ser executada - afirmou Bernard Rajzman ao ge na noite desta quinta.
A posição do brasileiro medalhista de prata nos Jogos de Los Angeles 1984 e hoje com 63 anos vai ao encontro do que disse o presidente do COI, o alemão Thomas Bach, no início deste quinta-feira, ao jornal “Kyodo News”. Rajzman, inclusive, repetiu ao ge o que Bach disse: "Não há Plano B".
- Nós temos, neste momento, nenhuma razão para acreditar que os Jogos Olímpicos de Tóquio não começarão no dia 23 de julho no Estádio Olímpico de Tóquio. Isto é porque não há plano B e porque estamos totalmente comprometidos em fazer estes Jogos seguros e bem-sucedidos –disse Thomas Bach ao jornal japonês.
Nesta sexta-feira haverá outra reunião importante no COI, desta vez do presidente da entidade com os Comitês Olímpicos Nacionais. Segundo Rajzman, membro da entidade desde 2013, uma continuação da discussão de ideias, que serão aprovadas ou não pelo Comitê Executivo do COI, na próxima quarta-feira, dia 27. O outro brasileiro membro do COI, desde 2018, é Andrew Parsons, presidente do IPC (Comitê Paralímpico Internacional).
Já o jornal britânico "The Times" afirmou nesta quinta-feira que o Japão busca uma forma de cancelar as Olimpíadas de Tóquio neste ano. Segundo a publicação, o governo japonês chegou a um consenso de que será "muito difícil" organizar o megaevento em meio à pandemia de coronavírus, ainda longe de ser controlada mesmo com a fabricação de algumas vacinas pelo mundo.
Há a preocupação, no entanto, de evitar que o país se queime com o Comitê Olímpico Internacional. De acordo com a fonte do jornal, a intenção do Japão é sediar a competição em 2032.
- Ninguém quer ser o primeiro a dizer isso, mas o consenso é que é muito difícil. Pessoalmente, não acho que isso vá acontecer - afirmou a fonte do jornal.
De acordo com a fonte do jornal britânico, a ideia do governo japonês é respeitar as próximas duas edições já programadas das Olimpíadas - Paris 2024 e Los Angeles 2028. Tóquio, então, voltaria a se candidatar em 2025 para receber os Jogos de 2032.
- Suga não está emocionalmente envolvido nos Jogos. Mas eles querem mostrar que estão prontos para ir, para que tenham outra chance em 11 anos. Nessas circunstâncias, ninguém poderia realmente se opor a isso - afirma a fonte do jornal.
No dia 7 de janeiro, o Japão declarou estado de emergência em Tóquio, com duração prevista de um mês. A entrada de cidadãos estrangeiros foi proibida no país – antes da virada do ano os privilégios concedidos a atletas já haviam sido retirados.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
11:39
Piloto é preso por agentes federais logo após pousar voo comercial
Ação em avião da Delta Air Lines que deixou passageiros e tripulantes assustados foi registrada no aeroporto de São Francisco, nos EUA
11:33
Petrobras anuncia redução de 14% nos preços de gás natural a distribuidoras
Movimento se dá após uma queda de 11% do petróleo Brent no trimestre anterior ao que se inicia em agosto
11:23
CFM proíbe uso de anestesia geral e sedação para tatuagens
Resolução publicada nesta segunda-feira (28) no Diário Oficial da União (DOU) abre exceção para tatuagens reparadoras com indicação médica
11:16
Lula lançará plano nacional de creche e vacinação para crianças
Petista anunciará, ainda em agosto, indicadores e metas para o sistema de ensino a serem cumpridas até dezembro de 2026
16:19
Aneel anuncia bandeira vermelha 2 para agosto, a mais cara da conta de luz
Contas de energia elétrica terão adicional de R$ 7,87 para cada 100 kWh consumidos
16:09
5ª Maratona Desafio Pessoal arrecada e entrega kits de limpeza para entidades de Juína
Mais de 300 kits de limpeza foram arrecadados
16:04
Juína usa tecnologia inovadora para mapear focos da dengue em tempo real
A Prefeitura de Juína segue firme no compromisso com a saúde pública e o combate constante ao mosquito transmissor.
16:01
Atletas de Juína disputam etapa estadual do vôlei de praia nos Jogos Escolares e Estudantis de Mato Grosso
A Prefeitura de Juína reafirma seu compromisso com o incentivo ao esporte, reconhecendo a importância dessas oportunidades para o crescimento pessoal e coletivo dos jovens.
10:51
Nordeste concentra as 10 cidades mais violentas do país
Bahia, Ceará e Pernambuco reúnem municípios com maiores taxas de mortes violentas em 2024, segundo o Anuário de Segurança
10:44
ANP revisa regra de preço de referência do petróleo; royalties devem subir
Nova resolução da agência reguladora entrará em vigor em 1º de setembro, com impactos na distribuição de royalties de novembro