
Tribunal considera a Rússia responsável pela queda do voo MH17 e por violações de direitos humanos
Em decisão unânime, Tribunal Europeu responsabiliza o país pela queda do voo da Malaysia Airlines em 2014
Por: R7
Publicado em 10 de Julho de 2025 as 11:53 Hrs
O principal tribunal de direitos humanos da Europa decidiu por unanimidade nesta quarta-feira que a Rússia foi responsável pela queda do voo MH17 da Malaysia Airlines em 2014 e também que Moscou violou repetidamente e sistematicamente os direitos humanos na Ucrânia.
O Boeing 777 foi abatido em 17 de julho de 2014 por um míssil Buk de fabricação russa disparado de um território no leste da Ucrânia controlado por rebeldes separatistas leais a Moscou. Todos os 298 passageiros e tripulantes morreram. As vítimas eram de 17 países, incluindo 198 holandeses, 43 malaios, 38 australianos e 10 do Reino Unido.
O Tribunal Europeu de Direitos Humanos, sediado em Estrasburgo, na frança, afirmou ainda que a Rússia realizou ataques militares indiscriminados, execuções sumárias de civis, tortura, incluindo o uso de estupro como arma de guerra, deslocamento e transferência injustificados de civis, além de outras violações.
A condenação é consequência de quatro casos movidos por Kiev e pela Holanda, incluindo a decisão de que Moscou abateu o voo MH17.
O presidente do tribunal, Mattias Guyomar, disse que as forças russas se envolveram em conduta “manifestamente ilegal” no ataque ao voo em julho de 2014.
“O tribunal concordou que as evidências sugeriam que o míssil havia sido disparado intencionalmente contra o voo MH17, provavelmente na crença equivocada de que se tratava de uma aeronave militar”, disse a corte em um comunicado.
“O tribunal aceitou as provas do governo holandês de que um Buk-Telar, um sistema de mísseis, agindo sozinho não conseguiria distinguir entre aeronaves militares e civis.
“O tribunal concluiu que a Rússia não tomou nenhuma medida para identificar alvos militares com precisão, violando os princípios de distinção e precaução.”
O Kremlin disse que ignoraria o julgamento amplamente simbólico, mas a Ucrânia o saudou como “histórico e sem precedentes”, dizendo que foi uma “vitória inegável” para o país em dificuldades.
O julgamento de 501 páginas observou que a recusa da Rússia em participar do processo também foi uma violação da Convenção Europeia de Direitos Humanos, o tratado que sustenta o tribunal.
Questionado sobre o julgamento antes da leitura das decisões, Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, disse: “Não o cumpriremos, o consideramos nulo”.
As famílias das vítimas do desastre do voo 17 da Malaysia Airlines viram a decisão como um marco importante em sua busca de 11 anos por justiça, informa reportagem do The Guardian.
Thomas Schansman, cujo filho de 18 anos, Quinn, estava a bordo do jato, disse que a sentença deixou claro quem causou o desastre. A Rússia “é responsável pela morte do meu filho”, disse Schansman.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16:01
MP recomenda suspensão imediata de projeto de usina solar em Brasnorte
A promotoria ainda cobrou explicações da prefeitura.
15:52
Senar oferta cursos em julho e oficinas em agosto durante a ExpoJuína
Durante a ExpoJuína, o Senar promoverá uma série de oficinas práticas, com foco no beneficiamento de produtos agropecuários e cortes especiais de carnes.
11:36
Enfermeira amiga de Juliette é morta pelo ex-companheiro em Fortaleza
Segundo polícia, suspeito não aceitava o fim do relacionamento e foi preso após o crime
10:35
Entenda como o IPI zerado para "carro popular" vai afetar seu bolso
Ideia do governo é baratear automóveis ?de entrada?; montadoras vão indicar modelos que se encaixam nos critérios do programa
10:29
Governo autoriza Eletrobras a importar energia do Paraguai
Proposta de importação de energia do Paraguai é para contratação no mercado livre de energia brasileiro
10:15
Sob pressão de Trump, PL da anistia perde tração no Congresso
Cúpula do Legislativo finalizava proposta alternativa, mas apoio do presidente republicado a Jair Bolsonaro deve colocar iniciativa em banho-maria
16:13
Vereador Willian Braz cobra fiscalização contra motos barulhentas em Brasnorte
Vereador ouviu moradores e defende orientação antes de punições
11:48
Operação mira golpe do falso site do Enem; mais de 35 mil foram vítimas
Golpistas arrecadaram R$ 3 milhões simulando página oficial do Inep
11:34
Lira apresenta parecer sobre reforma do IR nesta quinta
Relator deixa alternativa ao IOF fora do texto
11:07
MPF abre investigação para apurar uso irregular do Fundeb em Aripuanã, Brasnorte e Juína
As suspeitas de irregularidades surgiram a partir de um pente-fino realizado por um grupo de trabalho focado em fiscalizar a aplicação do Fundeb
MAIS LIDAS
Ministério Público contesta decisão e pede punição mais dura contra Edelo Ferrari
MP recomenda suspensão imediata de projeto de usina solar em Brasnorte
Juiz mantém sentença e encaminha ao TRE-MT recurso do MPE que pede punição mais dura contra Edelo Ferrari
MPF abre investigação para apurar uso irregular do Fundeb em Aripuanã, Brasnorte e Juína
Governo autoriza Eletrobras a importar energia do Paraguai
Poder público confirma 3º edição da Expo leite Juína com premiação de R$ 125 mil reais
Vereador Willian Braz cobra fiscalização contra motos barulhentas em Brasnorte