
Festas de divórcio levantam polêmica e questionamentos
Além de ser um processo burocrático, caro e estressante, o divórcio deixa marcas difíceis de serem superadas.
Por: ANA CAROLINA CURY - R7
Publicado em 24 de Junho de 2021 as 15:58 Hrs
Festas para comemorar o fim de um casamento. Para muitas pessoas pode parecer uma atitude bem estranha, mas, a verdade, esse tipo de celebração está cada vez mais comum.
A chamada festa de divórcio inclui bolo dividido ao meio, atrações e até buquê queimado. Além disso, publicar fotos também está na moda. O programa Fala Que Eu Te Escuto desta quinta-feira (24), retratou a história da americana Marie Lollis, de 47 anos, que viralizou após divulgar um ensaio fotográfico depois do divórcio, esmagou um porta-retrato e queimou fotos de seu casamento, tudo para mostrar que superou o fim do relacionamento.
Outro exemplo foi o da empresária maranhense Carol Dourado. Em clima de alegria, com um vestido branco, ela publicou fotos nas redes sociais a imagem dela com a faixa que dizia "Enfim? DIVORCIADA" e a publicação chegou a viralizar.
Tristeza disfarçada
Parece divertido, porém, segundo especialistas, essa atitude esconde muita dor e sofrimento. A principal crítica é sobre como uma experiência tão difícil como um divórcio pode ser encarada de forma tão superficial.
“As pessoas envolvidas sempre sofrem. Por isso, comemorar é uma afronta, além de incentivar outras pessoas a quererem se separar, passando a imagem de que aquilo é bom, é legal. Já passei por um divórcio e sei o quanto é doloroso, como celebrar algo tão ruim?”, opinou Rafaela Borges.
O divórcio não pode nem deve ser a primeira solução para qualquer obstáculo em um relacionamento conjugal, uma vez que existem muitas possibilidades para resolver um problema. Porém, quando há violência ou abuso envolvidos, a separação pode ser a única alternativa.
Por isso, durante participação no programa, a empresária Marê Andreaze destacou que é preciso que haja consciência sobre a gravidade de uma separação. “Você se expõe em uma situação constrangedora diante de muitas pessoas e se esquece que se casou por amor. É claro que, muitas vezes, como em casos de abuso, é um livramento, mas não tem necessidade nenhuma de festejar isso”.
Marcas de uma separação
Em meio à pandemia, o número de divórcios subiu 26,9% de janeiro a maio deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo os dados do Colégio Notarial do Brasil, foram 29.985 separações nos cinco primeiros meses do ano.
Além de ser um processo burocrático, caro e estressante, o divórcio deixa marcas difíceis de serem superadas. Ao contrário do que se divulga por aí, o papo de que o casal continua amigos depois da separação não é observado. Sem falar do desgaste emocional gerado nos filhos e outros familiares.
Ao fim do programa, o apresentador, o Bispo Eduardo Bravo, comentou sobre o tema e divulgou o resultado da enquete. “Realmente existem relações abusivas, onde é necessário se livrar das agressões. Se a pessoa não mudar, a separação acaba sendo um caminho mesmo. Mas, festejar, ir para as redes sociais para mostrar que está bem é exagero. 59% dos participantes acreditam que, de fato, comemorar uma separação é uma afronta”, conclui
O programa Fala Que Eu Te Escuto é exibido de terça a sábado pela Record TV, a partir de 00h45. Quem se encontra em outros países pode assistir pela Record Internacional ou pelo Facebook.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
10:22
Sentença em xeque: Decisão contraditória pode favorecer prefeito cassado em Brasnorte
Magistrado reconhece abuso eleitoral, mas permite que prefeito cassado siga no cargo e continue elegível.
17:03
Juína recebe ação do Projeto Floresta+ Amazônia para apoiar agricultores familiares
A iniciativa reforça o compromisso com a proteção dos recursos naturais
15:40
Indígenas protestam em favor do prefeito de Brasnorte após cassação de diploma
Manifestação reuniu indígenas em defesa do voto e contra decisão que anulou mandatos após denúncias de compra de votos e transporte irregular de eleitores.
11:56
Alckmin sanciona lei que endurece penas de crimes sexuais contra mulheres
Pena de homens menores de 21 anos, e maiores de 70, não poderão mais ser reduzidas
11:48
Governo aumenta penas e torna ataques a escolas e creches crime hediondo
Grau de parentesco com a vítima, ou crime cometido contra pessoas com algum grau de deficiência ou doença serão determinantes para o aumento da sentença
16:50
Comarca de Brasnorte instala Rede de Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica
O Termo de Cooperação Técnica nº 01/2025, que estabelece o acordo e une diversas instituições num esforço conjunto para prevenir e combater todas as formas de violência de gênero na região
11:53
Fávaro defende ajustes no seguro rural e prevê novo programa até setembro
Em junho, o governo congelou metade do orçamento do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural para cumprir a meta fiscal
11:48
Frente fria perde força e temperaturas amenas voltam na próxima semana
Na segunda quinzena de julho, deve voltar a chover e esfriar no Sul, mas sem registro de nova onda de frio
11:46
Exército apreende 42 toneladas de drogas durante operações na fronteira
Comando Militar do Oeste (CMO) concluiu primeiro semestre de operação nas regiões de fronteira nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; ações deram mais de R$ 100 milhões de prejuízo para o crime organizado
10:24
Com 2 milhões de beneficiários, seguro-defeso pressiona ministro da Pesca
Fontes apontam dados defasados sobre espécies ameaçadas e falhas no recadastramento de pescadores
MAIS LIDAS