
Festas de divórcio levantam polêmica e questionamentos
Além de ser um processo burocrático, caro e estressante, o divórcio deixa marcas difíceis de serem superadas.
Por: ANA CAROLINA CURY - R7
Publicado em 24 de Junho de 2021 as 15:58 Hrs
Festas para comemorar o fim de um casamento. Para muitas pessoas pode parecer uma atitude bem estranha, mas, a verdade, esse tipo de celebração está cada vez mais comum.
A chamada festa de divórcio inclui bolo dividido ao meio, atrações e até buquê queimado. Além disso, publicar fotos também está na moda. O programa Fala Que Eu Te Escuto desta quinta-feira (24), retratou a história da americana Marie Lollis, de 47 anos, que viralizou após divulgar um ensaio fotográfico depois do divórcio, esmagou um porta-retrato e queimou fotos de seu casamento, tudo para mostrar que superou o fim do relacionamento.
Outro exemplo foi o da empresária maranhense Carol Dourado. Em clima de alegria, com um vestido branco, ela publicou fotos nas redes sociais a imagem dela com a faixa que dizia "Enfim? DIVORCIADA" e a publicação chegou a viralizar.
Tristeza disfarçada
Parece divertido, porém, segundo especialistas, essa atitude esconde muita dor e sofrimento. A principal crítica é sobre como uma experiência tão difícil como um divórcio pode ser encarada de forma tão superficial.
“As pessoas envolvidas sempre sofrem. Por isso, comemorar é uma afronta, além de incentivar outras pessoas a quererem se separar, passando a imagem de que aquilo é bom, é legal. Já passei por um divórcio e sei o quanto é doloroso, como celebrar algo tão ruim?”, opinou Rafaela Borges.
O divórcio não pode nem deve ser a primeira solução para qualquer obstáculo em um relacionamento conjugal, uma vez que existem muitas possibilidades para resolver um problema. Porém, quando há violência ou abuso envolvidos, a separação pode ser a única alternativa.
Por isso, durante participação no programa, a empresária Marê Andreaze destacou que é preciso que haja consciência sobre a gravidade de uma separação. “Você se expõe em uma situação constrangedora diante de muitas pessoas e se esquece que se casou por amor. É claro que, muitas vezes, como em casos de abuso, é um livramento, mas não tem necessidade nenhuma de festejar isso”.
Marcas de uma separação
Em meio à pandemia, o número de divórcios subiu 26,9% de janeiro a maio deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo os dados do Colégio Notarial do Brasil, foram 29.985 separações nos cinco primeiros meses do ano.
Além de ser um processo burocrático, caro e estressante, o divórcio deixa marcas difíceis de serem superadas. Ao contrário do que se divulga por aí, o papo de que o casal continua amigos depois da separação não é observado. Sem falar do desgaste emocional gerado nos filhos e outros familiares.
Ao fim do programa, o apresentador, o Bispo Eduardo Bravo, comentou sobre o tema e divulgou o resultado da enquete. “Realmente existem relações abusivas, onde é necessário se livrar das agressões. Se a pessoa não mudar, a separação acaba sendo um caminho mesmo. Mas, festejar, ir para as redes sociais para mostrar que está bem é exagero. 59% dos participantes acreditam que, de fato, comemorar uma separação é uma afronta”, conclui
O programa Fala Que Eu Te Escuto é exibido de terça a sábado pela Record TV, a partir de 00h45. Quem se encontra em outros países pode assistir pela Record Internacional ou pelo Facebook.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16:36
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil
Nova MP altera regras do setor elétrico, reduzindo atratividade da energia solar distribuída - definido como "fim da placa solar" - e ampliando Tarifa Social para consumidores de baixa renda.
15:53
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas
A iniciativa tem como objetivo garantir a segurança dos frequentadores, evitar desordens urbanísticas e preservar áreas de lazer.
15:44
Medalhistas de ouro da maior competição nacional de foguetes do Brasil são recebidos com festa no Campus Juína
O evento foi realizado entre os dias 8 e 11 de setembro de 2025, em Barra do Piraí, Rio de Janeiro.
15:49
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Fato ocorreu numa propriedade na Linha 01, a cerca de 25 km da cidade.
09:31
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Facção comandava o tráfico de drogas na cidade e extorquia garimpeiros e compradores de ouro
22:23
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
O acordo foi assinado pelo promotor de Justiça Dannilo Preti Vieira
20:38
Defesa Civil envia auxílio a famílias atingidas por temporal em Brasnorte
Mais de 7,9 mil pessoas foram afetadas; telhas, colchões e caixas d?água chegaram ao município nesta segunda-feira
17:01
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
Rosa Neide foi eleita, porém pediu afastamento do cargo.
16:40
'Sorriso de Criança': Campanha de doação de brinquedos leva esperança e solidariedade em Juína
Saiba como doar brinquedos ou outros recursos.
23:36
Homem é mantido em cárcere privado após dívida de R$ 14 mil em boate de Brasnorte
Proprietária do estabelecimento em Água da Prata foi detida após ameaças e agressões contra cliente que não conseguiu pagar a conta.
MAIS LIDAS
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
'Sorriso de Criança': Campanha de doação de brinquedos leva esperança e solidariedade em Juína
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas
Defesa Civil envia auxílio a famílias atingidas por temporal em Brasnorte