Festas de divórcio levantam polêmica e questionamentos
Além de ser um processo burocrático, caro e estressante, o divórcio deixa marcas difíceis de serem superadas.
Por: ANA CAROLINA CURY - R7
Publicado em 24 de Junho de 2021 as 15:58 Hrs
Festas para comemorar o fim de um casamento. Para muitas pessoas pode parecer uma atitude bem estranha, mas, a verdade, esse tipo de celebração está cada vez mais comum.
A chamada festa de divórcio inclui bolo dividido ao meio, atrações e até buquê queimado. Além disso, publicar fotos também está na moda. O programa Fala Que Eu Te Escuto desta quinta-feira (24), retratou a história da americana Marie Lollis, de 47 anos, que viralizou após divulgar um ensaio fotográfico depois do divórcio, esmagou um porta-retrato e queimou fotos de seu casamento, tudo para mostrar que superou o fim do relacionamento.
Outro exemplo foi o da empresária maranhense Carol Dourado. Em clima de alegria, com um vestido branco, ela publicou fotos nas redes sociais a imagem dela com a faixa que dizia "Enfim? DIVORCIADA" e a publicação chegou a viralizar.
Tristeza disfarçada
Parece divertido, porém, segundo especialistas, essa atitude esconde muita dor e sofrimento. A principal crítica é sobre como uma experiência tão difícil como um divórcio pode ser encarada de forma tão superficial.
“As pessoas envolvidas sempre sofrem. Por isso, comemorar é uma afronta, além de incentivar outras pessoas a quererem se separar, passando a imagem de que aquilo é bom, é legal. Já passei por um divórcio e sei o quanto é doloroso, como celebrar algo tão ruim?”, opinou Rafaela Borges.
O divórcio não pode nem deve ser a primeira solução para qualquer obstáculo em um relacionamento conjugal, uma vez que existem muitas possibilidades para resolver um problema. Porém, quando há violência ou abuso envolvidos, a separação pode ser a única alternativa.
Por isso, durante participação no programa, a empresária Marê Andreaze destacou que é preciso que haja consciência sobre a gravidade de uma separação. “Você se expõe em uma situação constrangedora diante de muitas pessoas e se esquece que se casou por amor. É claro que, muitas vezes, como em casos de abuso, é um livramento, mas não tem necessidade nenhuma de festejar isso”.
Marcas de uma separação
Em meio à pandemia, o número de divórcios subiu 26,9% de janeiro a maio deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo os dados do Colégio Notarial do Brasil, foram 29.985 separações nos cinco primeiros meses do ano.
Além de ser um processo burocrático, caro e estressante, o divórcio deixa marcas difíceis de serem superadas. Ao contrário do que se divulga por aí, o papo de que o casal continua amigos depois da separação não é observado. Sem falar do desgaste emocional gerado nos filhos e outros familiares.
Ao fim do programa, o apresentador, o Bispo Eduardo Bravo, comentou sobre o tema e divulgou o resultado da enquete. “Realmente existem relações abusivas, onde é necessário se livrar das agressões. Se a pessoa não mudar, a separação acaba sendo um caminho mesmo. Mas, festejar, ir para as redes sociais para mostrar que está bem é exagero. 59% dos participantes acreditam que, de fato, comemorar uma separação é uma afronta”, conclui
O programa Fala Que Eu Te Escuto é exibido de terça a sábado pela Record TV, a partir de 00h45. Quem se encontra em outros países pode assistir pela Record Internacional ou pelo Facebook.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:11
Brasnorte sedia a segunda fase do Campeonato Estadual de Karatê neste fim de semana
O campeonato contará com atletas de Cotriguaçu, Campo Novo do Parecis, Sapezal, Tangará da Serra e Brasnorte, totalizando cerca de 350 competidores
16:35
Pivetta rebate críticas internacionais e reafirma produção sustentável de Mato Grosso
Vice-governador destacou que o sistema produtivo do estado alia eficiência, rastreabilidade e preservação ambiental, consolidando Mato Grosso como referência mundial em proteína animal
17:22
Tarciso é eleito novo presidente do MDB em Brasnorte
A eleição reuniu lideranças municipais e filiados do partido em um encontro marcado pelo espírito de união e fortalecimento político.
16:28
Juína amplia ações do programa Lixo Zero com novo parceiro e campanha de reciclagem de óleo
Ao final dos três meses de campanha, será realizada uma premiação especial para os participantes que entregarem a maior quantidade de óleo.
16:20
Juína sedia workshop sobre cultura e economia criativa nos dias 4 e 5 de novembro
A expectativa é reunir representantes de vários municípios da região para ampliar o diálogo e o acesso às políticas públicas do setor.
16:22
Câmara de Juína busca ampliar poder sobre o orçamento municipal
Vereadores propõem aumento do duodécimo e emendas impositivas; especialistas e MP alertam sobre risco de interferência na gestão do Executivo
12:16
Prefeito de Juína rebate denúncia anônima e diz que acusações são infundadas
'Nosso compromisso é com a legalidade, eficiência e transparência. Não há espaço para atos ilícitos', afirma Paulo Veronese.
11:49
PM prende mulher por tentativa de homicídio contra companheiro em Juara
A vítima teve ferimentos no ombro e na costela ocasionados com um canivete; a suspeita está grávida de oito meses
11:53
Juiz concede liberdade a PMs suspeitos de envolvimento em assalto à agência do Sicredi em Brasnorte
A dupla estava detida no Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar de Mato Grosso (Bope), em Cuiabá.
11:47
2ª edição da Ruraltec é realizada com sucesso no Distrito de Terra Roxa
A Ruraltec reforça o compromisso de Juína com o desenvolvimento sustentável no campo, promovendo inovação, cooperação e valorização da agricultura familiar.






