
Astrônomos revelam primeira imagem de buraco negro no centro da Via Láctea
Grupo de pesquisa responsável pela captura reúne oito observatórios existentes em todo o planeta
Por: CNN
Publicado em 12 de Maio de 2022 as 17:21 Hrs
Astrônomos do consórcio internacional Event Horizon Telescope (EHT) revelaram, nesta quinta-feira (12), a primeira imagem do buraco negro no centro da Via Láctea, chamado Sagitário A*, ou Sgr A*.
O grupo de pesquisa reúne oito observatórios existentes em todo o planeta para formar um único telescópio virtual do “tamanho da Terra”. O telescópio recebeu o nome de “horizonte de eventos”, o limite do buraco negro além do qual nenhuma luz pode escapar.
De acordo com os astrônomos, o horizonte de eventos não pode ser visto porque não é capaz de emitir luz. No entanto, o gás brilhante orbitando ao redor do buraco negro revela uma região central escura, chamada “sombra”, cercada por uma estrutura brilhante em forma de anel.
A nova imagem captura a luz desviada pela forte gravidade do buraco negro, que é 4 milhões de vezes mais massivo que o sol. Os resultados serão publicados nesta quinta-feira em uma edição especial do The Astrophysical Journal Letters.
Imagem representa avanço científico
Os pesquisadores indicam que o resultado fornece evidências contundentes de que o objeto é de fato um buraco negro e aponta pistas sobre o funcionamento de tais gigantes, que se encontram no centro da maioria das galáxias.
“Ficamos surpresos com o quão bem o tamanho do anel estava de acordo com as previsões da Teoria da Relatividade Geral de Einstein”, disse o cientista do projeto EHT Geoffrey Bower, do Instituto de Astronomia e Astrofísica, da Academia Sinica, de Taipei em comunicado. “Essas observações sem precedentes melhoraram muito nossa compreensão do que acontece no centro de nossa galáxia e oferecem novos insights sobre como esses buracos negros gigantes interagem com o ambiente”, completa.
O buraco negro está a cerca de 27.000 anos-luz de distância da Terra. Para visualizá-lo, a equipe criou o poderoso equipamento, que conectou oito observatórios de rádio existentes em todo o planeta para formar um único telescópio virtual do “tamanho da Terra”.
Os pesquisadores do EHT observaram o Sgr A* durante várias noites, coletando dados por muitas horas seguidas, semelhante ao uso de um longo tempo de exposição em uma câmera.
A descoberta segue o lançamento da colaboração internacional em 2019 da primeira imagem de um buraco negro, chamado M87*, no centro da galáxia mais distante Messier 87.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16:36
Musk acredita no Brasil e parceria nos interessa muito, diz Bolsonaro
Dono da Starlink e SpaceX se reuniu com o presidente do Brasil nesta sexta-feira (20); bilionário anunciou investimento em internet para escolas rurais na Amazônia
16:31
Secretária de Saúde se reúne com vereadores para discutir demandas do município
Segundo os vereadores a comunicação entre os setores do Executivo e o Poder Legislativo é de fundamental importância para a transparência
16:24
Formulário para cadastro de profissionais da cultura do município de Juína está disponível
As informações dos cadastrados auxiliarão na elaboração de projetos e atividades especificas
16:21
Sefaz apresenta projeções orçamentárias para 2023 em audiência pública
Dados são preliminares e podem sofrer alterações até a aprovação do PLDO na Assembleia Legislativa
16:18
Jovens juinenses participam de Conferência Estadual da Juventude em Cuiabá
O presidente do Conjuve de Juína e líder da caravana enfatizou que essa participação dos delegados municipais no evento estadual foi extremamente proveitoso
16:18
Motorista que recusar teste do bafômetro deve ser multado, afirma STF
Veja resultado de infrações
16:15
FCO oferta R$ 546,8 milhões em linhas de crédito para empresários e produtores rurais de MT
Os financiamentos aprovados pelo Codem vão gerar mais de 6.300 empregos diretos e indiretos no Estado
16:12
Ponte do Rio Juruena é um ganho enorme para a população, afirma prefeito de Nova Bandeirantes
Além de ponte, governador autorizou novos convênios com o município, que, somados, chegam a mais de R$ 12 milhões de novos investimentos
10:44
Estudo sobre morcegos que vivem em áreas urbanas e podem transmitir raiva é feito na UFMT
Cada um fica responsável por coletar materiais que vão contribuir com pesquisas relacionadas a circulação de vírus, bactérias e fungos entre esses animais.
10:41
Estudo da USP abre novas perspectivas para o tratamento do tipo mais letal de câncer de pele
Experimentos ajudam a entender por que pacientes com melanoma em estágio avançado desenvolvem resistência ao medicamento vemurafenib
MAIS LIDAS