
Vendas no comércio sobem 0,6% em novembro com Black Friday mais fraca, diz IBGE
No ano, o varejo acumula alta de 1,9% e nos últimos doze meses, também crescimento de 1,9%
Por: CNN
Publicado em 14 de Janeiro de 2022 as 11:16 Hrs
As vendas no comércio varejista brasileiro subiram 0,6% em novembro, na comparação com o mês anterior, quando haviam registrado leve alta de 0,2%.
O número veio pouco melhor que as expectativas do mercado, que apontavam para uma queda de 0,2%.
“Apesar de terem vindo melhores que o estimado, os números estão em consonância com o cenário mais geral para 2022 onde os níveis já muito baixos evitam quedas mais intensas e até alguma melhora na margem”, diz o economista-chefe da Necton, André Perfeito, em nota.
Mais da metade das atividades tiveram resultado negativo no período, disse o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (14).
No ano, o varejo acumula alta de 1,9% e nos últimos doze meses, também crescimento de 1,9%.
“O que vimos foi uma Black Friday muito menos intensa, em termos de volume de vendas, do que a de 2020, quando esse período de promoções foi melhor, sobretudo para as maiores cadeias do varejo”, analisa o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.
Das oito atividades consideradas pela pesquisa, cinco tiveram taxas negativas em novembro. “Mesmo assim o varejo avançou puxado, principalmente, pelo crescimento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,9%)”, diz o IBGE.
O Instituto também destaca avanço de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,2%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,2%).
Do lado das quedas, um dos destaques foi a vendas de móveis e eletrodomésticos, que recuou 2,3% em novembro, assim como tecidos, vestuário e calçados (-1,9%), combustíveis e lubrificantes (-1,4%) e livros, jornais, revistas e papelaria (-1,4%).
Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação variou -0,1%, o que indica estabilidade.
O dado divulgado nesta manhã se soma ao de serviços, divulgado na véspera. O setor avançou 1,6% em novembro, uma surpresa positiva para analistas.
No comércio ampliado, que agrega as atividades de veículos, motocicletas, e material de construção, houve crescimento de 0,5% no mês.
Segundo o IBGE, a alta foi influenciada pelas taxas positivas de veículos, motos, partes e peças (0,7%) e material de construção (0,8%), depois dos resultados negativos do mês anterior, -0,4% e -0,8%, respectivamente.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16:36
Musk acredita no Brasil e parceria nos interessa muito, diz Bolsonaro
Dono da Starlink e SpaceX se reuniu com o presidente do Brasil nesta sexta-feira (20); bilionário anunciou investimento em internet para escolas rurais na Amazônia
16:31
Secretária de Saúde se reúne com vereadores para discutir demandas do município
Segundo os vereadores a comunicação entre os setores do Executivo e o Poder Legislativo é de fundamental importância para a transparência
16:24
Formulário para cadastro de profissionais da cultura do município de Juína está disponível
As informações dos cadastrados auxiliarão na elaboração de projetos e atividades especificas
16:21
Sefaz apresenta projeções orçamentárias para 2023 em audiência pública
Dados são preliminares e podem sofrer alterações até a aprovação do PLDO na Assembleia Legislativa
16:18
Jovens juinenses participam de Conferência Estadual da Juventude em Cuiabá
O presidente do Conjuve de Juína e líder da caravana enfatizou que essa participação dos delegados municipais no evento estadual foi extremamente proveitoso
16:18
Motorista que recusar teste do bafômetro deve ser multado, afirma STF
Veja resultado de infrações
16:15
FCO oferta R$ 546,8 milhões em linhas de crédito para empresários e produtores rurais de MT
Os financiamentos aprovados pelo Codem vão gerar mais de 6.300 empregos diretos e indiretos no Estado
16:12
Ponte do Rio Juruena é um ganho enorme para a população, afirma prefeito de Nova Bandeirantes
Além de ponte, governador autorizou novos convênios com o município, que, somados, chegam a mais de R$ 12 milhões de novos investimentos
10:44
Estudo sobre morcegos que vivem em áreas urbanas e podem transmitir raiva é feito na UFMT
Cada um fica responsável por coletar materiais que vão contribuir com pesquisas relacionadas a circulação de vírus, bactérias e fungos entre esses animais.
10:41
Estudo da USP abre novas perspectivas para o tratamento do tipo mais letal de câncer de pele
Experimentos ajudam a entender por que pacientes com melanoma em estágio avançado desenvolvem resistência ao medicamento vemurafenib
MAIS LIDAS