Sete em cada 10 esperam saldão para comprar bens de maior valor
Pesquisa da CNI mostra que 71% dos brasileiros aguardam por promoções para adquirir bens como eletrodomésticos, móveis, celulares e eletrônicos .
Por: Pietro Otsuka, do R7
Publicado em 17 de Janeiro de 2020 as 10:48 Hrs
Segundo a pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira sobre práticas de consumo divulgada nesta terça-feira (14) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), 71% dos consumidores brasileiros esperam por promoções e saldões para comprar bens de maior valor, como eletrodomésticos, móveis, celulares, eletrônicos e automóveis. Em 2013, o percentual era de 64%.
O levantamento revela que, quanto menor a renda familiar, maior o costume de esperar por condições especiais ou preços mais atraentes. De acordo com a pesquisa, 75% dos brasileiros com renda familiar de até um salário mínimo esperam um saldão, enquanto o percentual entre os consumidores com renda superior a cinco salários mínimos é de 60%.
Os números também revelam que 93% dos consumidores costumam pesquisar os preços dos bens de maior valor antes de realizar a comprar, enquanto que 80% vão atrás das características técnicas desses itens.
De acordo com a pesquisa, o preço, a qualidade e a marca do produto são considerados os fatores mais importantes na hora de adquirir bens de maior valor. Por outro lado, os fatores apontados como menos importantes para a compra são a propaganda, o design e a novidade.
Para Renato da Fonseca, gerente de pesquisa e competitividade da CNI, essa percepção maior do consumidor no que diz respeito à preço, produto, qualidade e o que vai acontecer depois da compra vem, em partes, da crise econômica. “Com a crise o consumidor tem que fazer valer a renda da família. As famílias que tiveram algum integrante que perdeu o emprego tiveram que apertar o orçamento, e isso faz com que eles acabem fazendo mais pesquisas, olhando mais os preços, vendo se é realmente vantajoso”, explica.
De acordo com ele, essa mudança no comportamento de consumo vem aliada do maior acesso a informação, proporcionada por uma sociedade integrada à tecnologia. “Hoje em dia fazer pesquisa de preço ou de qualidade do produto é muito mais fácil. Com celular ou computador, o consumidor consegue rapidamente ter uma noção de onde achar um preço melhor”, afirma o gerente.
Garantia e pós-venda
Os dados da pesquisa da CNI apontam ainda que a quantidade de consumidores que se importa com a garantia e os serviços de pós-venda aumentou de 65%, em 2013, para 74%, em 2019.
Entre os brasileiros com renda familiar de até um salário mínimo, 78% tem o costume de buscar informações sobre garantia e serviços de pós-venda. O percentual diminui conforme a renda familiar cresce – 69% dos brasileiros de famílias que recebem mais de cinco salários mínimos têm o hábito de pesquisar por esses aspectos antes da compra.
Processo irreversível
Para de Fonseca, mesmo com a economia se recuperando, com empregos sendo gerados e as pessoas recuperando um padrão de renda melhor, o costume de pesquisar por condições melhores de consumo é um processo irreversível. “O consumidor começou a perceber a vantagem de fazer mais pesquisa, esperar por promoções e não ter um consumo imediato. Então acho difícil que você mude esse comportamento, principalmente nos produtos de maior valor agregado”, conta o gerente de pesquisa e competitividade da CNI.
“O celular, por exemplo, é um produto muito útil, mas muito caro. As pessoas certamente vão ter mais o costume de esperar o momento adequado de fazer a compra, de escolher o melhor modelo, de pesquisar bem os preços e obviamente se preocupar com o quanto ele vai gastar se aquele produto der um problema lá na frente. Ver qual é a garantia, qual é o serviço pós-venda, etc. Eu diria que isso é um processo irreversível, não tem volta, e as empresas vão ter que se adaptar a isso. Olhar para a qualidade do produto e qualidade de atendimento, principalmente após a venda”, completa.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
12:12
Operação Cleópatra desarticula esquema de pirâmide financeira com dezenas de vítimas em Cuiabá
Entre os investigados estão uma empresária, um médico e um ex-policial federal, que coordenavam uma empresa de investimentos
19:46
Idoso morre após ser atropelado por veículo da prefeitura de Brasnorte
Nilson seguia de bicicleta pelo acostamento, no mesmo sentido que o veículo
18:09
Prefeito esclarece troca de secretários em Juína
Segundo o prefeito, haverá troca, mas para melhoria da gestão
16:58
Prazo para rematrícula de estudantes da Rede Estadual termina nesta quinta-feira (31)
Para facilitar o processo, pais ou responsáveis têm à disposição duas opções para realizá-la online: o aplicativo MT Cidadão e o Portal MT GOV
21:19
Vereador registra boletim de ocorrência por ameaça contra prefeito de Brasnorte
O boletim de ocorrência, ao qual o Repórter em Ação teve acesso, descreve ameaças de diversas naturezas
16:38
Aliados de Motta buscam consenso com Elmar e Brito para sucessão na Câmara
Indicação ao TCU e reforma ministerial são alternativas para construção de acordo
16:20
MPMT denuncia empresários por exposição de público a perigo iminente
De acordo com o MPMT, o delito foi cometido na noite de 12 de setembro de 2024.
18:06
Regras de financiamento imobiliário pela Caixa vão mudar
Alterações passam a valer na próxima sexta-feira (1º). Clientes precisarão dar pelo menos 30% do valor do imóvel de entrada pelo sistema de amortização SAC e 50% pelo sistema Price.
18:02
Mais de 70 pinguins são devolvidos ao mar após serem resgatados em SC
Animais chegam às praias de Florianópolis durante temporada de migração de 2024 e são resgatados por ONG
17:54
Armados com fuzil, traficantes são presos com 80 kg de cocaína no RS
Um dos criminosos chegou a apontar a arma com o objetivo de atirar nos policiais, mas desistiu após abordagem
MAIS LIDAS
Primeira dama de Brasnorte declara apoio a candidato do PT ao lado do prefeito Edelo Ferrari
Idoso morre após ser atropelado por veículo da prefeitura de Brasnorte
Vereador registra boletim de ocorrência por ameaça contra prefeito de Brasnorte
Prefeito esclarece troca de secretários em Juína
Operação Cleópatra desarticula esquema de pirâmide financeira com dezenas de vítimas em Cuiabá
Sem surpresas, Abílio é eleito prefeito de Cuiabá e "varre" o PT de Mato Grosso
Regras de financiamento imobiliário pela Caixa vão mudar