
Os desafios para a inserção do Brasil na economia mundial
Desde o início da pandemia, os mercados do Brasil e do mundo enfrentam um período de instabilidade, volatilidade e, acima de tudo, incerteza.
Por: CNN
Publicado em 31 de Março de 2021 as 10:03 Hrs
Desde o início da pandemia causada pelo Covid-19, os mercados do Brasil e do mundo enfrentam um período de instabilidade, volatilidade e, acima de tudo, incerteza.
Tomando como base as duas últimas crises econômicas (2008/2009) e (2014/2016), as exportações tiveram um papel fundamental na retomada do crescimento do Brasil. E na atual crise não será diferente.
O comércio exterior é uma ferramenta fundamental para a aceleração do crescimento econômico e para o aumento da produtividade e da competitividade da indústria brasileira. Um país mais integrado ao mundo produz, inova e gera mais e melhores empregos.
Porém, essa ampliação da inserção internacional das empresas e produtos depende de fatores cruciais, como avanços em questões estruturais da economia brasileira, aprovação das reformas tributária e administrativa e urgente redução do Custo Brasil. Entram também nessa lista a abertura de mercados externos e o fortalecimento do sistema de defesa comercial.
“Temos uma agenda vasta de pendências, um dever de casa que precisamos fazer, que vai desde a redução de barreiras aos nossos produtos no mercado internacional à desoneração das exportações e financiamento.
No curto prazo, por exemplo, precisamos eliminar o resíduo tributário na exportação – com a reconstituição da alíquota do Reintegra – e assegurar a manutenção e o pleno funcionamento dos instrumentos de financiamento e garantias.” diz Carlos Eduardo Abijaodi (Diretor de Desenvolvimento Industrial e Economia da CNI).
Balança Comercial
A balança comercial brasileira registrou superávit de U$ 50,995 bilhões em 2020. O valor é superior ao saldo de 2019, quando a balança teve superávit de US$ 48,036 bilhões. Em todo o ano de 2020, houve um aumento de 6% na exportação de produtos agropecuários.
Por outro lado, as vendas da indústria extrativa caíram 11,3%, e as exportações de produtos da indústria de transformação diminuíram 2,7%. Quanto às importações, houve queda na compra de produtos de todos os setores.
Defesa Comercial
Com a crise gerada pela pandemia, o número de medidas protecionistas e práticas desleais no mercado internacional aumentaram. Com isso, o Brasil precisa de fortes instrumentos de defesa comercial para combater práticas desleais como o dumping e o uso de subsídios.
Infelizmente, dados mostram que, enquanto o mundo tem se defendido cada vez mais, o Brasil tem enfraquecido unilateralmente seu sistema de defesa comercial ao longo dos anos.
Segundo levantamento da CNI quanto às medidas antidumping aplicadas na última década, o mundo aumentou em média 25%, enquanto o Brasil as reduziu em 54%.
Em números - Mundo: de 143 para 178 medidas antidumping / Brasil: de 21 para 10, no mesmo período.
Considerando apenas os últimos 5 anos, as medidas antidumping em vigor no Brasil caíram 10% - de 164 para 147. E as medidas novas (originais) aplicadas por ano caíram 100% - de 17 em 2016 para ZERO em 2020.
Abertura Comercial
A ampliação da integração do Brasil no mercado global deve ser feita por meio de acordos comerciais, onde o país negocia contrapartidas, como redução de tarifas de importação por redução de barreiras não-tarifárias e períodos de transição que são essenciais para que as empresas façam os ajustes necessários para concorrer em um mercado mais competitivo. Além disso, a abertura comercial deve ocorrer de forma bilateral.
No momento, a indústria espera a assinatura e internalização do acordo Mercosul-União Europeia. E quanto à relação com os Estados Unidos, o setor privado tem grande expectativa para o início das negociações dos acordos para evitar a dupla tributação e de investimentos, já pavimentando o caminho para as negociações de um acordo de livre comércio.
Brasil – China
A China tende a crescer em relevância para a indústria brasileira, mas é preciso equacionar o descompasso na balança comercial: enquanto exportamos majoritariamente produtos básicos, importamos quase exclusivamente produtos industrializados.
E ainda, o país asiático levantou bandeiras que prejudicam as exportações de produtos que vão desde o frango, café e suco de laranja, até as rochas e comida para pets.
A indústria precisa aumentar a competitividade no mercado internacional para a retomada do crescimento do Brasil.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
10:22
Sentença em xeque: Decisão contraditória pode favorecer prefeito cassado em Brasnorte
Magistrado reconhece abuso eleitoral, mas permite que prefeito cassado siga no cargo e continue elegível.
17:03
Juína recebe ação do Projeto Floresta+ Amazônia para apoiar agricultores familiares
A iniciativa reforça o compromisso com a proteção dos recursos naturais
15:40
Indígenas protestam em favor do prefeito de Brasnorte após cassação de diploma
Manifestação reuniu indígenas em defesa do voto e contra decisão que anulou mandatos após denúncias de compra de votos e transporte irregular de eleitores.
11:56
Alckmin sanciona lei que endurece penas de crimes sexuais contra mulheres
Pena de homens menores de 21 anos, e maiores de 70, não poderão mais ser reduzidas
11:48
Governo aumenta penas e torna ataques a escolas e creches crime hediondo
Grau de parentesco com a vítima, ou crime cometido contra pessoas com algum grau de deficiência ou doença serão determinantes para o aumento da sentença
16:50
Comarca de Brasnorte instala Rede de Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica
O Termo de Cooperação Técnica nº 01/2025, que estabelece o acordo e une diversas instituições num esforço conjunto para prevenir e combater todas as formas de violência de gênero na região
11:53
Fávaro defende ajustes no seguro rural e prevê novo programa até setembro
Em junho, o governo congelou metade do orçamento do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural para cumprir a meta fiscal
11:48
Frente fria perde força e temperaturas amenas voltam na próxima semana
Na segunda quinzena de julho, deve voltar a chover e esfriar no Sul, mas sem registro de nova onda de frio
11:46
Exército apreende 42 toneladas de drogas durante operações na fronteira
Comando Militar do Oeste (CMO) concluiu primeiro semestre de operação nas regiões de fronteira nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; ações deram mais de R$ 100 milhões de prejuízo para o crime organizado
10:24
Com 2 milhões de beneficiários, seguro-defeso pressiona ministro da Pesca
Fontes apontam dados defasados sobre espécies ameaçadas e falhas no recadastramento de pescadores
MAIS LIDAS
Prefeito de Brasnorte tem diploma cassado por abuso de poder econômico e compra de votos
Indígenas protestam em favor do prefeito de Brasnorte após cassação de diploma
Sentença em xeque: Decisão contraditória pode favorecer prefeito cassado em Brasnorte
Vereador de Brasnorte apresenta prestação de contas dos seis primeiros meses de mandato na Câmara
Prefeito de Brasnorte afirma que recebeu com surpresa decisão que cassou seu mandato
Justiça despeja 70 posseiros de fazenda em Juína
Uruguai x Brasil: como parque eólico no RS fez ressurgir disputa territorial centenária entre os dois países