
INSS: Governo cogita 50% de verba pública para ressarcir aposentados
Técnicos estudam alternativas caso a cobrança às associações demore
Por: Redação
Publicado em 22 de Maio de 2025 as 10:36 Hrs
O governo federal cogita adiantar, com recursos públicos, metade do valor devido aos aposentados e pensionistas lesados pela chamada “farra do INSS”, enquanto o ressarcimento não vem das próprias associações suspeitas de fraude.
A avaliação é de que a cobrança às entidades pode acabar demorando mais do que o esperado e que não é possível deixar os segurados “à deriva”, sob pena de um impacto negativo à popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A origem dos recursos para a restituição dos valores vem gerando embates internos entre o Ministério da Fazenda e o Ministério da Previdência Social, especialmente sobre a necessidade ou não do uso de recursos do Tesouro.
Para a equipe econômica, o reembolso deve ser feito diretamente pelas associações responsáveis pelos descontos ilegais ou a partir do dinheiro obtido a partir do bloqueio de valores e apreensão de bens dos investigados.
Já técnicos da Previdência defendem a abertura de crédito extraordinário como a melhor alternativa para fazer frente a essas despesas. Nesse cenário, a Advocacia-Geral da União (AGU) ajuizaria ações posteriormente, para que o próprio governo fosse ressarcido.
A possibilidade de a União desembolsar 50% dos valores devidos às pessoas roubadas tem sido citada como um “meio termo” para que o governo possa mostrar proatividade, mas sem um grande comprometimento dos cofres federais.
As discussões, no entanto, ainda esbarram na estimativa do impacto financeiro das fraudes. A expectativa de técnicos do governo é que a contestação feita pelos próprios aposentados por meio do aplicativo “Meu INSS” possa ajudar a dar essa resposta.
O lançamento da funcionalidade de contestação no app foi uma estratégia pensada para que se possa distinguir a “fatia” dos R$ 6,3 bilhões que de fato não foi autorizada pelos beneficiários – e, com isso, ter mais clareza sobre o volume necessário para o reembolso.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:00
Brasnorte e mais 24 cidades ganham escolas cívico-militares
Consulta pública foi realizada com a comunidade escolar de 28 escolas neste mês; apenas 3 optaram por manter o modelo tradicional de ensino
11:59
Governo de MT lança licitações para investir R$ 150 milhões em asfalto novo e construção de pontes
Obras irão beneficiar os municípios de São Félix do Araguaia, Novo Mundo, Cáceres, Nossa Senhora do Livramento, Rosário Oeste e Nova Brasilândia.
11:46
Mulher morta por PM em Santos levou 51 facadas e três tiros, aponta laudo
Documento do IML indica que Amanda Fernandes Carvalho sofreu anemia aguda causada por hemorragia interna devido aos ferimentos; caso ocorreu no início do mês em uma clínica no litoral de SP
11:42
Em 2024, Brasil teve seca mais intensa em 70 anos, aponta pesquisa
Estudo aponta que seca combinada com altas temperaturas aumentou propagação de incêndios por todo país em escala jamais vista
10:46
Governo Lula é desaprovado por 54%; aprovação é de 40%, diz Ipespe
Levantamento ouviu 2.500 pessoas em todo o país entre os dias 14 e 19 de maio; margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos
10:40
PL propõe anistia apenas a quem participou de depredação dos atos do 8/1
Esboço de projeto não anula multas, mas garante perdão para condenados pelo crime de abolição do Estado Democrático de Direito
09:55
Ambientalistas se mobilizam para retirada de coral invasor na Bahia
Espécie não é natural da região e coloca ecossistema em risco
18:21
Secel realiza terceira etapa regional de Jogos Escolares e Jogos Estudantis em Juína
As competições serão disputadas por atletas de 12 a 17 anos da região Noroeste de Mato Grosso
18:15
Justiça Federal proíbe vereador de entrar em unidades de saúde sem autorização prévia
A decisão, proferida pelo juiz federal substituto Guilherme Nascimento Peretto, atende a um pedido do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT),
16:33
Vereador de Juína faz acordo com jornalista e evita processo por fake news
Valor será doado para entidade juinense.
MAIS LIDAS
Vereador de Juína faz acordo com jornalista e evita processo por fake news
Indígenas denunciam ameaças de madeireiros e extração ilegal de madeira em reserva de Brasnorte
TCE cita Juína como exemplo e recomenda obras de autores de MT nas escolas
Juína recebe neste sábado a 2ª edição do Coroados na Brasa, o maior evento de carnes da região
Brasnorte e mais 24 cidades ganham escolas cívico-militares
Prefeito de Brasnorte agradece delegado Dr. Guilherme por atuação. ''Excelente trabalho''
Barraco: advogada invade casa, agride irmãs e rasga vestido após traição