
Governo aguarda sinal de Trump para avançar negociação do tarifaço
No governo brasileiro, leitura é de que bola está no campo dos americanos
Por: CNN
Publicado em 21 de Julho de 2025 as 10:07 Hrs
O Brasil aguarda um sinal da Casa Branca sobre as cartas já encaminhadas ao governo americano antes de avançar nas negociações para tentar derrubar o tarifaço imposto por Donald Trump às exportações brasileiras.
No governo brasileiro, a leitura é de que a bola está no campo dos americanos. Não há previsão de que o presidente Lula inicie ou provoque um contato com Trump, e nenhuma missão oficial do Executivo brasileiro rumo aos Estados Unidos está sendo planejada.
Segundo o Itamaraty, primeiro é preciso saber qual orientação a Casa Branca dará ao USTR sobre o Brasil. Foi ao órgão — sigla para United States Trade Representative (em tradução livre, Representante Comercial dos Estados Unidos) — que o vice-presidente Geraldo Alckmin encaminhou uma carta no dia 16 de maio, sem resposta, e outra na última terça-feira de julho, na qual demonstra “indignação” sobre o tarifaço, mas se coloca aberto à negociação.
O problema é que, segundo diplomatas brasileiros, os canais diplomáticos estão fechados em todos os níveis e não há interlocutores.
Até mesmo o Congresso brasileiro sofre as consequências. A comitiva de deputados e senadores que pretende embarcar na próxima sexta-feira para Washington com o objetivo de negociar o tarifaço ainda não tem certeza se será recebida por alguém do governo americano com força para negociar.
No governo, ainda prevalece a ideia de que o episódio abriu espaço para que Lula surfe a onda do nacionalismo e da defesa da soberania pelo maior tempo possível — o que tem incomodado o setor privado.
Empresários relatam que, com essa postura, o governo piora a situação, pois nada faz para “desescalar” as tensões e pensar em contramedidas. Também avaliam que a realização de reuniões com o setor privado serve mais para demonstrar diálogo do que para ajudar a definir uma estratégia clara de ação junto aos Estados Unidos.
O receio é de que, com a escalada do nacionalismo e o avanço do STF sobre Jair Bolsonaro, Trump retalie e amplie o tarifaço para 100%.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:34
Interrupção no abastecimento de água no bairro Palmiteira nesta terça-feira em Juína
Em decorrência das obras de pavimentação
17:10
Mauro Mendes: coragem, resultados e a inveja dos que nada constroem
Com gestão firme e resultados concretos, Mendes transforma Mato Grosso.
15:55
Moraes impede Bolsonaro de dar entrevistas para a imprensa divulgadas nas redes
Moraes emitiu despacho proibindo Bolsonaro de dar entrevistas que sejam publicadas nas redes sociais
12:03
Polícia Civil de MT prendeu 895 foragidos da Justiça no primeiro semestre de 2025
Ordens são de suspeitos que cometeram crime em Mato Grosso e estavam foragidos em outros Estados do país e até em outros países, e vice-versa
11:40
Bombeiros localizam e recuperam corpo de vítima fatal de queda em Aripuanã
O corpo foi rebocado a nado por uma extensão de 150 metros
10:04
Governador de SP destaca trabalho de Mauro Mendes: "Uma inspiração, sou fã"
Tarcísio de Freitas veio a Mato Grosso e se reuniu com lideranças políticas locais
09:57
Violência armada cresce no Recife, Salvador e Belém, segundo relatório
Pesquisa do Instituto Fogo Cruzado aponta aumento nos confrontos entre facções e ações policiais nas três regiões metropolitanas
09:52
Quaest: 46% da população acha que parlamentares não devem ter emendas
Foram entrevistados 2.004 eleitores entre os dias 10 e 14 de julho; margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Nível de confiança é de 95%
17:16
Com apoio de deputados, Juína garante transporte digno e caminha para implantar tratamento de hemodiálise
Hemodiálise é um procedimento fundamental para pacientes com insuficiência renal crônica.
16:38
Terra Roxa realiza a 6ª Festa da Colheita com shows, futebol, leilão e muita tradição
O evento será nos dias 26 e 27 de julho.
MAIS LIDAS
Governador de SP destaca trabalho de Mauro Mendes: "Uma inspiração, sou fã"
Mauro Mendes: coragem, resultados e a inveja dos que nada constroem
Interrupção no abastecimento de água no bairro Palmiteira nesta terça-feira em Juína
Bombeiros localizam e recuperam corpo de vítima fatal de queda em Aripuanã
Moraes impede Bolsonaro de dar entrevistas para a imprensa divulgadas nas redes
Governo aguarda sinal de Trump para avançar negociação do tarifaço
Violência armada cresce no Recife, Salvador e Belém, segundo relatório