Falta de chips leva a fechamento de fábricas de carros na Europa e EUA
Audi, Volkswgen e Ford estão entre as empresas afetadas pela ausência no fornecimento de chips e semicondutores
Por: R7
Publicado em 20 de Janeiro de 2021 as 10:32 Hrs
Em meio à recuperação da vendas de automóveis em todo o mundo a falta de fornecimento de chips e semicondutores, usados largamente na fabricação de veículos, tem levado à suspensão do processo fabril em vários países.
A Ford acaba de suspender a produção em Saarlouis, Alemanha, até 19 de fevereiro por conta da escassez de chips usados em sistemas elétricos. No local é produzido o carro mais vendido da marca na Europa, o Focus. No local há 5.000 funcionários que entraram em licença por um mês. O mesmo já ocorreu em Louisville, no Kentucky, Estados Unidos.
Segundo a CNN as montadoras Volkswagen, Fiat Chrysler, Toyota, Nissan e Honda estão entre as outras montadoras que sofrem com a escassez de chips.
No caso da VW a falta destes componentes já prejudica a produção de automóveis no mercado europeu. No caso da Audi o site Carscoops reporta redução no ritmo de produção em Ingolstadt e Neckarsulm por falta de semicondutores e microchips. Hoje estes componentes são usados largamente em sistemas como controle de Cruzeiro adaptativo, frenagem automática, controles da transmissão, iluminação, aceleração e frenagem.
A falta global de componentes se deve à pandemia da covid-19. Com a queda brutal nas vendas em 2020 os fabricantes suspenderam contratos de fornecimento com inúmeras empresas prevendo redução nas vendas.
Os fabricantes, em sua maioria chineses, passaram a elevar a produção para empresas que fabricam smartphones, notebooks e jogos, uma demanda subiu em meio à pandemia. Agora o ajuste da produção será feito aos poucos. Em termos mundiais espera-se que a produção de veículos cresça 9% em 2021. A Anfavea prevê aumento de 15% este ano no Brasil, acima, portanto, da média mundial.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22:23
Decisão judicial mantém vereadora no cargo em Brasnorte
A suspensão do cargo de Célia Poletto ocorreu em 30 de outubro, após uma denúncia protocolada por Walifer Fernando Silva Lanzana
12:13
Operação da PF prende empresário de Brasnorte por posse ilegal de arma e realiza buscas em casa de vereador
Além da pistola, foi localizado na residência do empresário R$ 100 mil em espécie
11:04
PF e Promotoria Eleitoral fazem operação em Brasnorte
São cumpridos dois mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo Eleitoral de Garantias do Núcleo II
12:06
Polícia Militar apreende armas, drogas e caminhonetes durante abordagem em Juína
Na ação, quatro suspeitos morreram, após confronto com as equipes; dois deles possuem extensa ficha criminal
19:14
Alerta de fraude para o comerciante de Juína
Desconfie de urgência e pressão do "cliente" na hora de confirmar transação comercial.
16:02
Prefeitura de Brasnorte recupera mais de R$ 1,1 milhão em cobranças indevidas de energia
A investigação teve como objetivo revisar e garantir a adequação das tarifas cobradas pela concessionária de energia.
16:54
Secretaria de Infraestrutura finaliza nova ponte de concreto em Juína
Segundo o secretário de Infraestrutura de Juína, Jônatas Plíneo, essa é uma das 07 pontes que o poder público se comprometeu a construir neste ano.
21:06
Juína perde mais um pioneiro, Sr. Santinho, de 83 anos
Ele já tinha problemas cardíacos e passou mal enquanto trabalhava.
18:59
Polícia Civil encontra corpos de casal desaparecido em área rural de Brasnorte
De acordo com informações preliminares da investigação, a Polícia Civil de Brasnorte já identificou alguns suspeitos envolvidos no caso.
17:42
Neymar se lesiona durante jogo do Al-Hilal na Champions League da Ásia
Craque brasileiro sente coxa direita e precisa ser substituído no final do segundo tempo contra o Esteghlal, após sair do banco de reservas e ficar em campo por cerca de 30 minutos
MAIS LIDAS