
Economia brasileira cresce 1% no 1º tri de 2022 com ajuda de serviços, diz IBGE
Expectativas do mercado financeiro para o PIB ficavam em torno de uma alta de 1,2% sobre o período imediatamente anterior e de 1,8% na comparação anual
Por: CNN
Publicado em 02 de Junho de 2022 as 16:12 Hrs
A economia brasileira avançou 1% no primeiro trimestre de 2022 em comparação com o último trimestre do ano passado, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (2).
Em relação ao mesmo trimestre do ano passado, a alta do PIB (Produto Interno Bruto) foi de 1,7% e, no acumulado nos quatro trimestres, de 4,7%.
As expectativas do mercado financeiro ficavam em torno de uma alta de 1,2% sobre o período imediatamente anterior e de 1,8% na comparação anual.
O setor de serviços foi o principal responsável pelo crescimento, já que representam 70% do PIB do país, com destaque para serviços prestados às famílias, como alojamento e alimentação. “Muitas dessas atividades são presenciais e tiveram demanda reprimida durante a pandemia”, explica a coordenadora de contas nacionais do IBGE, Rebeca Palis, em nota.
O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país num determinado período.
O resultado do trimestre é o terceiro positivo, após recuo de 0,2% no segundo trimestre de 2021, e fica 1,6% acima do patamar do quarto trimestre de 2019, período anterior à pandemia do coronavírus. O número fica 1,7% abaixo do ponto mais alto da atividade econômica do país, registrado no primeiro trimestre de 2014, ressalta o IBGE.
No quarto trimestre, o PIB teve avanço de 0,5%. Já em 2021, o indicador mostrou avanço de 4,6% após um tombo de 4,1% em 2020.
Vale ressaltar que, apesar do resultado positivo no primeiro período do ano, a expectativa de especialistas é que a atividade econômica siga mostrando desaceleração diante do quadro global de inflação pressionada e juros em alta.
Como desafio extra, o Brasil ainda conta com a deterioração das condições financeiras domésticas, como cita o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV-Ibre) em nota.
Setores
O setor de serviços registrou alta de 1% na comparação trimestral, com destaque para outros serviços, que cresceram 2,2% no período, englobando serviços prestados às famílias, como alojamento e alimentação.
Dentro de serviços, o IBGE também destaca o segmento de transportes, armazenagem e correio, com alta de 2,1%, “levado por um avanço no transporte de cargas, relacionado ao aumento do e-commerce no país, e do de passageiros, principalmente pelo aumento das viagens aéreas, outra demanda represada na pandemia”, diz Rebeca Palis.
A agropecuária recuou 0,9% no primeiro trimestre, “impactada, principalmente pela estiagem no Sul, que causou a diminuição na estimativa da produção de soja, a maior cultura da lavoura brasileira”, destaca Palis.
A indústria ficou perto da estabilidade, com alta de 0,1%. “O maior avanço nas atividades industriais veio de Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (6,6%) e a única queda foi das Indústrias Extrativas (-3,4%)”, diz a pesquisadora.
“Essa atividade puxou o resultado para baixo, e sua queda se deve especialmente à produção de minério de ferro, que caiu bastante. Como a Indústria da Transformação teve alta (1,4%) e tem bastante peso no grupo, isso equilibrou o resultado da Indústria”, explica.
Sob a ótica da demanda, o consumo das famílias cresceu 0,7% no primeiro trimestre, enquanto o do governo ficou estável, em 0,1%.
Já os investimentos (Formação Bruta de Capital Fixo) caíram 3,5%. “Essa queda foi impactada pela diminuição na produção e importação de bens de capital, apesar de a construção ter crescido no período”, explica. No primeiro trimestre, a taxa de investimento foi de 18,7% do PIB, ficando abaixo da registrada no mesmo período do ano passado (19,7%), diz a especialista.
Dados do 3º e 4º trimestre de 2021 são revisados
O IBGE revisou o dado do quarto trimestre para cima, passando a ver expansão de 0,7% em vez da taxa de 0,5% informada anteriormente. O dado do terceiro trimestre também melhorou, passando a um leve crescimento de 0,1%, contra recuo de 0,1% divulgado previamente.
Com as revisões, o quadro deixa de ser visto como recessão técnica, caracterizada por dois trimestres seguidos de queda no PIB.
O IBGE ainda passou a calcular alta de 1,1% no primeiro trimestre e queda de 0,2% no segundo, contra respectivamente avanço de 1,4% e retração de 0,3% das divulgações anteriores.
Apesar das revisões, o IBGE manteve o cálculo de que o PIB brasileiro cresceu 4,6% em 2021.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16:59
Juína se prepara para receber a 1ª Copa Streetball de Basquete com atletas da cidade e região
O evento também contará com medalhas de participação para todos os atletas e uma programação especial.
16:49
Segurança reforçada: PM anuncia medidas imediatas para Brasnorte e novo comandante será nomeado em setembro
Entre os principais anúncios, está a nomeação de um novo comandante para o Pelotão de Brasnorte, que ocorrerá no próximo dia 5 de setembro
14:26
Escrivão de polícia de Brasnorte é encontrado morto dentro de veículo
A perícia técnica já está no local realizando os procedimentos necessários para apurar as circunstâncias do ocorrido.
13:57
Investigação eficaz da Polícia Civil leva à prisão dos envolvidos no roubo à agência bancária em Brasnorte em menos de 48 horas
Oito suspeitos foram identificados e presos em flagrante; as investigações continuam para identificar outros possíveis participantes
10:35
PF deflagra operação para combater crime de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em MT e mais quatro estados
No dia 16/4/2024, durante uma ação da PF, uma pessoa ligada ao mesmo esquema criminoso foi presa em flagrante, quando transportava 33kg de cocaína
22:52
Veja nomes dos policiais envolvidos no roubo a banco em Brasnorte
Militares tinham combinado de fazer vista grossa durante ocorrência de roubo a banco.
21:02
Suspeito de assalto em Brasnorte acusa policiais da GCCO de tortura
Durante audiência de custódia, Fabrício da Silva Lima relatou ter sido agredido e submetido a sessões de afogamento com pano molhado em uma fazenda isolada.
20:37
TRE nega cassar prefeito por banheiro em Brasnorte
A decisão foi publicada no Diário da Justiça do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desta segunda-feira (4).
19:07
Identificados seis criminosos presos por roubo a banco em Brasnorte; total de presos chega a 14
Entre os detidos estão dois dos assaltantes diretamente envolvidos na ação, além de um funcionário de hotel que prestou auxílio ao grupo, o irmão desse funcionário, o dono de uma oficina mecânica e outros dois cúmplices que deram apoio logístico durante a fuga.
16:49
Forças de segurança prendem 14 envolvidos em roubo a banco em Brasnorte
Mais de 100 policiais participaram da operação que, em menos de 48 horas, resultou na prisão dos quatro assaltantes diretamente envolvidos no roubo
MAIS LIDAS
Escrivão de polícia de Brasnorte é encontrado morto dentro de veículo
Identificados seis criminosos presos por roubo a banco em Brasnorte; total de presos chega a 14
Forças de segurança prendem 14 envolvidos em roubo a banco em Brasnorte
PF deflagra operação para combater crime de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em MT e mais quatro estados
Veja nomes dos policiais envolvidos no roubo a banco em Brasnorte
Suspeito de assalto em Brasnorte acusa policiais da GCCO de tortura
Investigação eficaz da Polícia Civil leva à prisão dos envolvidos no roubo à agência bancária em Brasnorte em menos de 48 horas