
Com taxa Selic em 12,75%, Brasil volta a liderar ranking de maiores juros reais
País está em quarto lugar entre 40 países considerando os juros nominais atuais
Por: CNN
Publicado em 05 de Maio de 2022 as 17:27 Hrs
O Brasil voltou à liderança do ranking de maiores juros reais dentre as maiores economias do mundo, com a taxa básica do país, a Selic, atingindo 12,75% ao ano. O levantamento, feito pela Infinity Asset, leva em conta os juros de 40 países.
A Rússia estava na liderança, entretanto, o banco central do país realizou duas reuniões em abril com cortes na taxa de juros nominal, hoje em 14%.
Com isso, a Rússia caiu para a sexta posição em maio, com juro real de 1,36%. Já o Brasil reassumiu o primeiro lugar, com o “top 5” contendo ainda a Colômbia, o México, a Indonésia e o Chile.
Segundo o levantamento, a taxa de juros real do Brasil, calculada pela subtração da taxa de juros nominal pela projeção de inflação para os próximos 12 meses, é de 6,69%.
Considerando apenas a taxa de juros nominal, definida pelos bancos centrais, o Brasil manteve o quarto lugar de março, atrás da Argentina (cujos juros subiram de 42% para 47%), Rússia (com juros caindo de 20% para 14%) e Turquia (cujos juros se mantiveram em 14%).
Após a alta de juros anunciada na quarta-feira (4), os Estados Unidos subiram tanto no ranking de juros reais (-3,82%), indo da 34ª posição para a 30ª, quanto nominais, passando da 24ª posição para a 21ª.
Os menores juros nominais são da Suíça (-0,75%), Dinamarca (-0,60%) e Japão (-0,10%), enquanto os menores juros reais são da Argentina (-10,30%), Bélgica (-6,83%) e Espanha (-6,22%).
Em relação ao levantamento de março, a média de juros reais passou de -0,94% para -1,73%, enquanto a de nominais subiu de 3,55% para 3,80%, indicando que os países seguem subindo juros para combater a inflação, cujas projeções também pioraram.
De acordo com o levantamento, dentre 166 países, 67,47% mantiveram seus juros, 30,12% elevaram e 2,41% cortaram entre março e maio. Já considerando apenas os 40 países do ranking, 55% mantiveram as taxas de juros, 40% elevaram e 5% cortaram.
Para a Infinity Asset, “continua a pressão da inflação global, a qual se acelerou na maioria das medidas, dadas as ainda contínuas pressões e choques de oferta ao atacado e aceleração de demanda, em vista ao processo de reabertura de diversas localidades, convertendo a maioria das taxas em terreno negativo”.
“Ainda que se preservem parte dos programas de alívio quantitativo, o movimento global de políticas de aperto monetário continuou a ganhar força, com o aumento expressivo no número de BCs sinalizando preocupação com a inflação”, afirma.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16:36
Musk acredita no Brasil e parceria nos interessa muito, diz Bolsonaro
Dono da Starlink e SpaceX se reuniu com o presidente do Brasil nesta sexta-feira (20); bilionário anunciou investimento em internet para escolas rurais na Amazônia
16:31
Secretária de Saúde se reúne com vereadores para discutir demandas do município
Segundo os vereadores a comunicação entre os setores do Executivo e o Poder Legislativo é de fundamental importância para a transparência
16:24
Formulário para cadastro de profissionais da cultura do município de Juína está disponível
As informações dos cadastrados auxiliarão na elaboração de projetos e atividades especificas
16:21
Sefaz apresenta projeções orçamentárias para 2023 em audiência pública
Dados são preliminares e podem sofrer alterações até a aprovação do PLDO na Assembleia Legislativa
16:18
Jovens juinenses participam de Conferência Estadual da Juventude em Cuiabá
O presidente do Conjuve de Juína e líder da caravana enfatizou que essa participação dos delegados municipais no evento estadual foi extremamente proveitoso
16:18
Motorista que recusar teste do bafômetro deve ser multado, afirma STF
Veja resultado de infrações
16:15
FCO oferta R$ 546,8 milhões em linhas de crédito para empresários e produtores rurais de MT
Os financiamentos aprovados pelo Codem vão gerar mais de 6.300 empregos diretos e indiretos no Estado
16:12
Ponte do Rio Juruena é um ganho enorme para a população, afirma prefeito de Nova Bandeirantes
Além de ponte, governador autorizou novos convênios com o município, que, somados, chegam a mais de R$ 12 milhões de novos investimentos
10:44
Estudo sobre morcegos que vivem em áreas urbanas e podem transmitir raiva é feito na UFMT
Cada um fica responsável por coletar materiais que vão contribuir com pesquisas relacionadas a circulação de vírus, bactérias e fungos entre esses animais.
10:41
Estudo da USP abre novas perspectivas para o tratamento do tipo mais letal de câncer de pele
Experimentos ajudam a entender por que pacientes com melanoma em estágio avançado desenvolvem resistência ao medicamento vemurafenib
MAIS LIDAS