Vacinados que contraem Covid contaminam muito menos do que os não imunizados, mostra estudo
Pesquisa no Reino Unido entre pessoas de uma mesma casa concluiu que quem não estava vacinado contaminou o dobro de pessoas em relação aos que foram vacinados.
Por: Jornal Nacional
Publicado em 30 de Setembro de 2021 as 15:49 Hrs
Estudos recentes mostram que quando pessoas vacinadas contraem a Covid, elas eliminam o vírus mais rapidamente e transmitem muito menos do que os não imunizados.
Que os imunizados até podem pegar Covid, não há dúvidas. Não há dúvidas também de que, nesses casos, a grande maioria das pessoas vacinadas contrai a forma branda da doença. E agora já se sabe que quem recebe a espetadinha no braço tem mais uma vantagem.
Pesquisadores conseguiram responder a uma pergunta que gerava dúvidas e boataria: quando infectados, vacinados e não vacinados transmitem o vírus da mesma maneira? Estudos recentes indicam que não. Pessoas que não tomaram a vacina contra a Covid são responsáveis pela maior parte das transmissões.
Uma pesquisa publicada no “New England Journal of Medicine” analisou o contágio da Covid entre pessoas que moram na mesma casa, no Reino Unido, e concluiu que quem não estava vacinado houve o dobro de contaminados.
A epidemiologista Denise Garrett, vice-presidente de um instituto americano que trabalha para aumentar o acesso a vacinas no mundo, reforça que mais de 90% dos casos de Covid estão entre os não vacinados.
Os novos estudos ajudam a compreender como as vacinas funcionam para criar uma barreira contra o vírus.
“Um outro trabalho mais recente, publicado ainda em pré-print, mostra que as pessoas vacinadas conseguem eliminar o vírus do seu sistema mais rápido do que os não vacinados. Se elas conseguem eliminar mais rápido, elas vão transmitir por menos tempo, então isso também diminui a taxa de transmissão da doença. Vacinas não são perfeitas, mas são ferramentas de excelência para diminuir o contágio, diminuir a infecção, diminuir a hospitalização e morte. Se a vacina não é perfeita, não pode bobear. Mesmo vacinado precisa continuar usando máscara, precisa continuar tomando cuidado com aglomerações”, afirma a microbiologista Natalia Pasternak, do Instituto Questão de Ciência.
A aposentada Rosa Seabra tomou nesta terça-feira (28) a dose de reforço – para ela e para todos: “A gente não pode pensar só na gente, a gente tem que pensar em todos. Tomem vacina, meu Deus do céu, não pode deixar de tomar”.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:57
Comoção em Brasnorte: eletricista Valmir Berns, o Mirão, é encontrado morto
Profissional foi localizado na oficina do transporte escolar; perícia investiga as circunstâncias
20:57
Homem com mandado de prisão preventiva é detido pela Polícia Militar em Brasnorte
Suspeito de 47 anos tinha ordem judicial expedida pela 3ª Vara Criminal e Cível de Juína desde 2023
19:05
Polícia Militar apreende arma e mais de 350 munições após mandado ligado à Lei Maria da Penha em Brasnorte
Ação ocorreu na tarde de sábado (21); suspeito não estava na residência durante o cumprimento da ordem judicial
12:04
Mato Grosso tem a menor taxa de desemprego do país e atinge recorde histórico
Desempenho consolida liderança entre as unidades da Federação nos principais indicadores de emprego
12:03
Mato Grosso recebe 10 mil doses da vacina nacional contra a dengue
Inicialmente, estratégia é imunizar os profissionais que atuam na linha de frente do SUS, como médicos, enfermeiros e agentes comunitários das Unidades Básicas de Saúde
18:38
Governador cumpre agenda em Juína e Brasnorte com obras e investimentos
Mauro Mendes percorre sete municípios com entregas, autorizações de obras e novos investimentos que somam R$ 3,2 bilhões desde 2019
16:47
Unemat publica edital e confirma nova turma de Direito em Brasnorte com 50 vagas noturnas
Inscrições para o Vestibular Especial seguem de 23 de fevereiro a 19 de março e aulas começam ainda no primeiro semestre de 2026
15:40
Prefeitura amplia políticas de inclusão com a criação de equipe especializada na Educação de Brasnorte
Secretaria de Educação reforça inclusão escolar e aposta em acompanhamento individualizado com apoio de psicólogo, neuropsicopedagoga e assistente social
15:24
Últimos dias: ACIB estende prazo para cadastro no Destaque Empresarial 2025
Empresas interessadas devem se inscrever pelo site oficial; votação começa no dia 25
18:32
Super Mais entrega carro zero km e cinco motos a moradores de Tangará da Serra na promoção ?Acelerada?
Campanha foi considerada um grande sucesso e já anuncia novas chances para os clientes concorrerem a mais um carro zero quilômetro.


