Terapia contra câncer mostra potencial para tratar casos graves de Covid
Testes clínicos em pacientes internados em UTI mostraram que tratamento ajudou a ativar sistema imune dos pacientes
Por: R7
Publicado em 26 de Setembro de 2022 as 17:30 Hrs
Um estudo publicado na revista Science Advances sugere que um tratamento conhecido como inibidor de checkpoint imunológico — já usado contra certos tipos de câncer — pode ser benéfico em alguns casos graves de Covid-19. Os criadores desse tipo de terapia, que tem a capacidade de reativar o sistema imune, ganharam o Prêmio Nobel de Medicina em 2018.
As conclusões do artigo se baseiam em experimentos feitos com células de pacientes que precisaram ser internados em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) após terem contraído o Sars-CoV-2, além de camundongos infectados por outro betacoronavírus, o MHV-A59 (vírus da hepatite murina A59).
“Um dos checkpoints imunológicos conhecidos e com o qual trabalhamos no estudo é o PD-1. Ele indica para os linfócitos T [um tipo de leucócito] que devem parar de responder à infecção depois de um tempo, para que não haja uma resposta exacerbada. Num contexto de câncer, sepse ou Covid-19 grave, porém, o PD-1 faz com que os linfócitos T parem de funcionar antes mesmo de resolvida a doença. Por isso, é preciso bloqueá-lo”, explica o professor do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (IB-Unicamp) apoiado pela Fapesp e um dos coordenadores do estudo, Pedro Moraes-Vieira.
O trabalho tem como um dos autores Gustavo Gastão Davanzo, doutorando no IB-Unicamp e bolsista da Fapesp.
“Ainda que esses sejam tratamentos de custo muito elevado, o fato de não haver mais tantos pacientes graves como no começo da pandemia nos faz acreditar que essa seria uma das opções viáveis, caso novos estudos mostrem que a terapia é segura em pacientes com Covid-19”, afirma Moraes-Vieira.
Coronavírus de camundongo
A hipótese do estudo surgiu quando pesquisadores uruguaios — coautores do artigo — observaram que camundongos que não manifestavam a proteína TMEM176D tinham respostas mais agudas à infecção pelo MHV-A59.
Essa proteína tem como função regular o chamado inflamassoma, complexo proteico existente dentro das células de defesa que controla a inflamação em um organismo com o objetivo de destruir ameaças como tumores, vírus e bactérias.
Sem a proteína TMEM176D, o inflamassoma fica ainda mais ativado, com maior liberação de citocinas inflamatórias, como a interleucina-1 beta (IL-1β), cujo papel é conhecido na Covid-19 grave (leia mais em: agencia.fapesp.br/34680/).
“Essa liberação excessiva de IL-1β leva a uma disfunção dos linfócitos T, o que chamamos de exaustão dessas células de defesa. Elas ficam tão ativadas que não conseguem mais responder adequadamente. É algo bem comum em doenças virais crônicas, como a Covid-19 grave, algo que já tínhamos observado em um trabalho ainda no começo da pandemia”, conta Moraes-Vieira.
O trabalho a que o pesquisador se refere foi publicado em 2020 na Cell Metabolism, e ainda hoje está entre os artigos mais citados da revista nos últimos três anos, o que motivou o contato da equipe uruguaia para propor a parceria.
Nos testes com camundongos, o tratamento com inibidor de PD-1 conseguiu restaurar a função dos linfócitos T. Além disso, os pesquisadores tiveram acesso ao sangue de doadores saudáveis e de pacientes com Covid-19 internados em duas instituições de Montevidéu, no Uruguai.
Experimentos com células saudáveis, posteriormente infectadas com o Sars-CoV-2, foram realizados no Laboratório de Estudos de Vírus Emergentes (Leve), sob a coordenação de José Luiz Proença Módena, professor do IB-Unicamp apoiado pela Fapesp e coautor do artigo.
Nos testes com amostras de pacientes, apenas as células que vieram de internados em UTI apresentaram benefício com a administração do atezolizumab, droga inibidora do PD-1 usada no estudo. Isso ocorre justamente porque são esses pacientes que têm ativação exacerbada do inflamassoma, o que leva a esse perfil de exaustão e disfunção da imunidade adaptativa.
Os pesquisadores alertam sobre os resultados, que ainda precisam ser vistos com cautela. Estudos com pacientes de câncer que já faziam uso da terapia antes de contraírem a Covid-19 não mostraram benefício nem resultaram em uma associação negativa.
Em um deles, a administração da terapia antes da infecção viral não levou à melhora do quadro de Covid-19. Em outro trabalho, que acompanhou 423 pacientes, houve mais casos de hospitalização e severidade da doença entre aqueles que haviam recebido o inibidor. Por outro lado, um estudo clínico com inibidores de PD-1 em pacientes com sepse mostrou que a terapia é segura. Novos estudos, portanto, serão necessários para conhecer melhor os efeitos do tratamento no contexto da Covid-19.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
00:53
Brasnorte recebe edição do Acrimat em Ação com casa cheia
Evento reuniu produtores e colaboradores para discutir gestão de pessoas e tecnologia na pecuária
18:14
Empresário de Brasnorte alerta para risco de escassez de diesel e gasolina no estado
Sócio-proprietário dos Postos Happy, Kleberson André Hepp afirma que dependência do Brasil de combustíveis importados pode provocar escassez e novos aumentos de preços
17:00
Acrimat em Ação 2026, leva informação e gestão ao pecuarista em Juína
Considerado o maior evento itinerante da pecuária de corte de Mato Grosso
16:56
Procons de Mato Grosso monitoram elevação do preço dos combustíveis no Estado
Além do monitoramento, o órgão de defesa do consumidor irá analisar o relatório de preços de combustíveis divulgado pela a ANP, com foco na evolução dos valores médios praticados em Mato Grosso nos últimos 30 dias.
16:20
Uso indevido da Inteligência Artificial para criar imagens de menores acende alerta em Juína
Diante da situação, boletins de ocorrência já foram registrados, e o caso levanta um alerta sobre os riscos do uso da tecnologia, especialmente entre adolescentes.
13:52
Denúncia sobre carga horária de servidor gera embate entre vereador e prefeito em Brasnorte
Parlamentar afirma que servidor contratado para 40 horas semanais teria trabalhado menos de quatro horas na semana; prefeito diz que denúncia será investigada antes de qualquer conclusão.
11:42
Força Tática prende homem com porções de drogas e frascos de lança-perfume em Tangará
Entorpecentes foram apreendidos na residência do suspeito, que era utilizada para venda das substâncias ilícitas
18:30
'Nós levamos as provas à Justiça', afirma prefeito de Tangará sobre denúncias na saúde
Sobre CPI na Câmara, Vander manteve uma postura neutra: "A Câmara é independente?.
17:43
Moradores de Sinop e Tangará da Serra ganham R$ 100 mil no sorteio do Nota MT
94º sorteio do programa distribuiu R$ 900 mil a mais de mil participantes que pediram CPF na nota em fevereiro
17:41
Governador articula com ministro do Turismo voos internacionais para MT
Mauro busca apoio do ministério para atrair companhias aéreas e ampliar turismo, comércio e negócios em Mato Grosso
MAIS LIDAS
Homem é assassinado a facadas em serraria na madrugada deste domingo em Brasnorte
Polícia Civil conclui inquérito e indicia dois médicos por morte de paciente em cirurgia plástica em Tangará
Vereador Gilmar da Obras fala pela primeira vez após cassação decidida pelo TRE-MT
'Elas Não Param' arrecada mais de 2 toneladas de alimentos em Juína
Polícia Civil prende executores de crime bárbaro em Tangará da Serra
'Tento falar com Geremias há mais de seis meses e não consigo', diz Vitor Gabriel sobre disputa por candidatura
Uso indevido da Inteligência Artificial para criar imagens de menores acende alerta em Juína



