
Secretária de saúde reconhece que tratamento precoce da Covid reduziu mortes em Juína
A mudança de protocolo aconteceu em julho, de lá para cá, medicamentos como a cloroquina foram disponibilizados à população.
Por: Repórter em Ação
Publicado em 29 de Setembro de 2020 as 18:25 Hrs
A secretária de saúde de Juína Leda Villaça, reconheceu pela primeira vez que o tratamento precoce contra a Covid-19, deu resultado e reduziu o número de casos graves e de mortes pelo novo coronavírus.
“Aproveito a oportunidade pra chamar a atenção, pra diminuição dos casos graves e da mortalidade. A gente atribui muito isso ao tratamento precoce, a forma de tratar esses pacientes de uma forma mais no início da doença, impedindo o agravamento, dessa consciência das pessoas de procurar o serviço de saúde o mais cedo possível, pra poder a gente tratar e evitar esse agravamento”, justificou.
No começo da pandemia, muitas informações desencontradas divulgadas até por órgãos de saúde, por se tratar também de uma doença nova, prejudicaram o atendimento dos pacientes no início dos sintomas, muitos vieram a óbito. Antes era recomendado, por exemplo, que o paciente que estava com suspeita da Covid-19, ficasse em casa, e só procurasse atendimento médico quando sintomas, como a falta de ar, fossem detectados. Na verdade, descobriu se depois que a falta de ar é dos mais graves sintomas da doença, pois compromete rapidamente os pulmões do paciente.
Muitos médicos de todo o Brasil, começaram a chamar atenção quando colocaram em prática protocolos com tratamento precoce. Quando o paciente procurava o atendimento com sintomas leves, já saia do consultório com medicação para tratá-los. Os medicamentos como azitromicina, ivermectina, hidroxicloroquina e cloroquina, além de outros, passaram a ser a esperança de muitos profissionais da saúde.
Porém o surgimento desse protocolo que ganhou repercussão nacional e em algumas cidades ficou conhecido como “Kit Covid”, também foi muito criticado, principalmente após o presidente da república Jair Bolsonaro defender abertamente o uso da cloroquina, medicamento que existe no mercado há mais de 70 anos, e é usado no combate da malária, lúpus entre outras patologias. Bolsonaro tomou o medicamento quando foi infectado.

Após um intenso debate promovido pela Band FM e o site Repórter em Ação, que ouviu diversos especialistas de Juína e do Brasil, o prefeito Altir Peruzzo (PT), convocou a imprensa e mudou o protocolo. Determinou a secretaria de saúde atendimento precoce, criou um centro específico em frente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para receber os pacientes e comprou os medicamentos usados nesse processo, inclusive azitromicina, ivermectina, hidroxicloroquina e cloroquina, disponíveis para a prescrição médica. (Na Foto, prefeito Altir na coletiva apresenta os medicamentos).
Agora, cerca de dois meses após a implantação do protocolo, a secretária de saúde reconhece a sua importância.
“Aproveito a oportunidade pra chamar a atenção, pra diminuição dos casos graves e da mortalidade. A gente atribui muito isso ao tratamento precoce”.
Hoje o município de Juína tem 915 casos e 34 óbitos em decorrência da Covid-19. A taxa de letalidade que chegou a ultrapassar os 10%, está em 3,71%, nos dados divulgados nesta terça-feira (29). Villaça ainda alertou a população para que não deixe de seguir as medidas necessárias.
“O uso de máscaras, impedir aglomeração, manter o distanciamento social, a lavagem das mãos, o uso do álcool gel”, lembrou.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16:50
Comarca de Brasnorte instala Rede de Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica
O Termo de Cooperação Técnica nº 01/2025, que estabelece o acordo e une diversas instituições num esforço conjunto para prevenir e combater todas as formas de violência de gênero na região
11:53
Fávaro defende ajustes no seguro rural e prevê novo programa até setembro
Em junho, o governo congelou metade do orçamento do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural para cumprir a meta fiscal
11:48
Frente fria perde força e temperaturas amenas voltam na próxima semana
Na segunda quinzena de julho, deve voltar a chover e esfriar no Sul, mas sem registro de nova onda de frio
11:46
Exército apreende 42 toneladas de drogas durante operações na fronteira
Comando Militar do Oeste (CMO) concluiu primeiro semestre de operação nas regiões de fronteira nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; ações deram mais de R$ 100 milhões de prejuízo para o crime organizado
10:24
Com 2 milhões de beneficiários, seguro-defeso pressiona ministro da Pesca
Fontes apontam dados defasados sobre espécies ameaçadas e falhas no recadastramento de pescadores
09:56
Forças Armadas: mais de 33 mil mulheres se alistaram voluntariamente
O Rio de Janeiro é o estado com maior número de alistamentos femininos
20:28
Prefeito de Brasnorte afirma que recebeu com surpresa decisão que cassou seu mandato
Recebi com muita surpresa essa decisão do juiz aqui de Brasnorte, Dr. Romeu Cunha
17:33
Prefeito de Brasnorte tem diploma cassado por abuso de poder econômico e compra de votos
Decisão da Justiça Eleitoral anula votos e determina novas eleições no município
10:54
Rede Estadual de Ensino de MT passa a ter 101 escolas cívico-militares, informa Seduc
Elas atendem mais de 80 mil estudantes com a missão de diminuir a evasão e fortalecer o avanço da aprendizagem
10:42
Força Aérea vai usar caças com mísseis durante cúpula do Brics no Rio de Janeiro
Aeronáutica diz que uso de caça com míssil busca otimizar tempo de reação caso uma aeronave não autorizada entre em área restrita
MAIS LIDAS
Prefeito de Brasnorte tem diploma cassado por abuso de poder econômico e compra de votos
Vereador de Brasnorte apresenta prestação de contas dos seis primeiros meses de mandato na Câmara
Prefeito de Brasnorte afirma que recebeu com surpresa decisão que cassou seu mandato
Justiça despeja 70 posseiros de fazenda em Juína
Comarca de Brasnorte instala Rede de Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica
Polícia Militar prende cinco homens por roubo e invasão à propriedade rural
Operação mira quadrilha que furtava petróleo bruto com túnel clandestino