Secretária de saúde reconhece que tratamento precoce da Covid reduziu mortes em Juína
A mudança de protocolo aconteceu em julho, de lá para cá, medicamentos como a cloroquina foram disponibilizados à população.
Por: Repórter em Ação
Publicado em 29 de Setembro de 2020 as 18:25 Hrs
A secretária de saúde de Juína Leda Villaça, reconheceu pela primeira vez que o tratamento precoce contra a Covid-19, deu resultado e reduziu o número de casos graves e de mortes pelo novo coronavírus.
“Aproveito a oportunidade pra chamar a atenção, pra diminuição dos casos graves e da mortalidade. A gente atribui muito isso ao tratamento precoce, a forma de tratar esses pacientes de uma forma mais no início da doença, impedindo o agravamento, dessa consciência das pessoas de procurar o serviço de saúde o mais cedo possível, pra poder a gente tratar e evitar esse agravamento”, justificou.
No começo da pandemia, muitas informações desencontradas divulgadas até por órgãos de saúde, por se tratar também de uma doença nova, prejudicaram o atendimento dos pacientes no início dos sintomas, muitos vieram a óbito. Antes era recomendado, por exemplo, que o paciente que estava com suspeita da Covid-19, ficasse em casa, e só procurasse atendimento médico quando sintomas, como a falta de ar, fossem detectados. Na verdade, descobriu se depois que a falta de ar é dos mais graves sintomas da doença, pois compromete rapidamente os pulmões do paciente.
Muitos médicos de todo o Brasil, começaram a chamar atenção quando colocaram em prática protocolos com tratamento precoce. Quando o paciente procurava o atendimento com sintomas leves, já saia do consultório com medicação para tratá-los. Os medicamentos como azitromicina, ivermectina, hidroxicloroquina e cloroquina, além de outros, passaram a ser a esperança de muitos profissionais da saúde.
Porém o surgimento desse protocolo que ganhou repercussão nacional e em algumas cidades ficou conhecido como “Kit Covid”, também foi muito criticado, principalmente após o presidente da república Jair Bolsonaro defender abertamente o uso da cloroquina, medicamento que existe no mercado há mais de 70 anos, e é usado no combate da malária, lúpus entre outras patologias. Bolsonaro tomou o medicamento quando foi infectado.
Em Juína, no início da pandemia a prefeitura não implantou o “Kit Covid”, e tanto o prefeito, quanto a secretária, foram duramente contra os medicamentos já citados, alegando não ter nenhuma comprovação científica. A Câmara de Vereadores chegou a aprovar uma indicação por unanimidade pedindo a implantação do "kit", questionada pela imprensa, Villaça taxou a idéia de "Kit Eleitoreiro".
Após um intenso debate promovido pela Band FM e o site Repórter em Ação, que ouviu diversos especialistas de Juína e do Brasil, o prefeito Altir Peruzzo (PT), convocou a imprensa e mudou o protocolo. Determinou a secretaria de saúde atendimento precoce, criou um centro específico em frente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para receber os pacientes e comprou os medicamentos usados nesse processo, inclusive azitromicina, ivermectina, hidroxicloroquina e cloroquina, disponíveis para a prescrição médica. (Na Foto, prefeito Altir na coletiva apresenta os medicamentos).
Agora, cerca de dois meses após a implantação do protocolo, a secretária de saúde reconhece a sua importância.
“Aproveito a oportunidade pra chamar a atenção, pra diminuição dos casos graves e da mortalidade. A gente atribui muito isso ao tratamento precoce”.
Hoje o município de Juína tem 915 casos e 34 óbitos em decorrência da Covid-19. A taxa de letalidade que chegou a ultrapassar os 10%, está em 3,71%, nos dados divulgados nesta terça-feira (29). Villaça ainda alertou a população para que não deixe de seguir as medidas necessárias.
“O uso de máscaras, impedir aglomeração, manter o distanciamento social, a lavagem das mãos, o uso do álcool gel”, lembrou.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
12:12
Operação Cleópatra desarticula esquema de pirâmide financeira com dezenas de vítimas em Cuiabá
Entre os investigados estão uma empresária, um médico e um ex-policial federal, que coordenavam uma empresa de investimentos
19:46
Idoso morre após ser atropelado por veículo da prefeitura de Brasnorte
Nilson seguia de bicicleta pelo acostamento, no mesmo sentido que o veículo
18:09
Prefeito esclarece troca de secretários em Juína
Segundo o prefeito, haverá troca, mas para melhoria da gestão
16:58
Prazo para rematrícula de estudantes da Rede Estadual termina nesta quinta-feira (31)
Para facilitar o processo, pais ou responsáveis têm à disposição duas opções para realizá-la online: o aplicativo MT Cidadão e o Portal MT GOV
21:19
Vereador registra boletim de ocorrência por ameaça contra prefeito de Brasnorte
O boletim de ocorrência, ao qual o Repórter em Ação teve acesso, descreve ameaças de diversas naturezas
16:38
Aliados de Motta buscam consenso com Elmar e Brito para sucessão na Câmara
Indicação ao TCU e reforma ministerial são alternativas para construção de acordo
16:20
MPMT denuncia empresários por exposição de público a perigo iminente
De acordo com o MPMT, o delito foi cometido na noite de 12 de setembro de 2024.
18:06
Regras de financiamento imobiliário pela Caixa vão mudar
Alterações passam a valer na próxima sexta-feira (1º). Clientes precisarão dar pelo menos 30% do valor do imóvel de entrada pelo sistema de amortização SAC e 50% pelo sistema Price.
18:02
Mais de 70 pinguins são devolvidos ao mar após serem resgatados em SC
Animais chegam às praias de Florianópolis durante temporada de migração de 2024 e são resgatados por ONG
17:54
Armados com fuzil, traficantes são presos com 80 kg de cocaína no RS
Um dos criminosos chegou a apontar a arma com o objetivo de atirar nos policiais, mas desistiu após abordagem
MAIS LIDAS
Primeira dama de Brasnorte declara apoio a candidato do PT ao lado do prefeito Edelo Ferrari
Idoso morre após ser atropelado por veículo da prefeitura de Brasnorte
Vereador registra boletim de ocorrência por ameaça contra prefeito de Brasnorte
Prefeito esclarece troca de secretários em Juína
Operação Cleópatra desarticula esquema de pirâmide financeira com dezenas de vítimas em Cuiabá
Sem surpresas, Abílio é eleito prefeito de Cuiabá e "varre" o PT de Mato Grosso
Regras de financiamento imobiliário pela Caixa vão mudar