
Secretária de saúde reconhece que tratamento precoce da Covid reduziu mortes em Juína
A mudança de protocolo aconteceu em julho, de lá para cá, medicamentos como a cloroquina foram disponibilizados à população.
Por: Repórter em Ação
Publicado em 29 de Setembro de 2020 as 18:25 Hrs
A secretária de saúde de Juína Leda Villaça, reconheceu pela primeira vez que o tratamento precoce contra a Covid-19, deu resultado e reduziu o número de casos graves e de mortes pelo novo coronavírus.
“Aproveito a oportunidade pra chamar a atenção, pra diminuição dos casos graves e da mortalidade. A gente atribui muito isso ao tratamento precoce, a forma de tratar esses pacientes de uma forma mais no início da doença, impedindo o agravamento, dessa consciência das pessoas de procurar o serviço de saúde o mais cedo possível, pra poder a gente tratar e evitar esse agravamento”, justificou.
No começo da pandemia, muitas informações desencontradas divulgadas até por órgãos de saúde, por se tratar também de uma doença nova, prejudicaram o atendimento dos pacientes no início dos sintomas, muitos vieram a óbito. Antes era recomendado, por exemplo, que o paciente que estava com suspeita da Covid-19, ficasse em casa, e só procurasse atendimento médico quando sintomas, como a falta de ar, fossem detectados. Na verdade, descobriu se depois que a falta de ar é dos mais graves sintomas da doença, pois compromete rapidamente os pulmões do paciente.
Muitos médicos de todo o Brasil, começaram a chamar atenção quando colocaram em prática protocolos com tratamento precoce. Quando o paciente procurava o atendimento com sintomas leves, já saia do consultório com medicação para tratá-los. Os medicamentos como azitromicina, ivermectina, hidroxicloroquina e cloroquina, além de outros, passaram a ser a esperança de muitos profissionais da saúde.
Porém o surgimento desse protocolo que ganhou repercussão nacional e em algumas cidades ficou conhecido como “Kit Covid”, também foi muito criticado, principalmente após o presidente da república Jair Bolsonaro defender abertamente o uso da cloroquina, medicamento que existe no mercado há mais de 70 anos, e é usado no combate da malária, lúpus entre outras patologias. Bolsonaro tomou o medicamento quando foi infectado.

Após um intenso debate promovido pela Band FM e o site Repórter em Ação, que ouviu diversos especialistas de Juína e do Brasil, o prefeito Altir Peruzzo (PT), convocou a imprensa e mudou o protocolo. Determinou a secretaria de saúde atendimento precoce, criou um centro específico em frente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para receber os pacientes e comprou os medicamentos usados nesse processo, inclusive azitromicina, ivermectina, hidroxicloroquina e cloroquina, disponíveis para a prescrição médica. (Na Foto, prefeito Altir na coletiva apresenta os medicamentos).
Agora, cerca de dois meses após a implantação do protocolo, a secretária de saúde reconhece a sua importância.
“Aproveito a oportunidade pra chamar a atenção, pra diminuição dos casos graves e da mortalidade. A gente atribui muito isso ao tratamento precoce”.
Hoje o município de Juína tem 915 casos e 34 óbitos em decorrência da Covid-19. A taxa de letalidade que chegou a ultrapassar os 10%, está em 3,71%, nos dados divulgados nesta terça-feira (29). Villaça ainda alertou a população para que não deixe de seguir as medidas necessárias.
“O uso de máscaras, impedir aglomeração, manter o distanciamento social, a lavagem das mãos, o uso do álcool gel”, lembrou.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16:36
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil
Nova MP altera regras do setor elétrico, reduzindo atratividade da energia solar distribuída - definido como "fim da placa solar" - e ampliando Tarifa Social para consumidores de baixa renda.
15:53
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas
A iniciativa tem como objetivo garantir a segurança dos frequentadores, evitar desordens urbanísticas e preservar áreas de lazer.
15:44
Medalhistas de ouro da maior competição nacional de foguetes do Brasil são recebidos com festa no Campus Juína
O evento foi realizado entre os dias 8 e 11 de setembro de 2025, em Barra do Piraí, Rio de Janeiro.
15:49
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Fato ocorreu numa propriedade na Linha 01, a cerca de 25 km da cidade.
09:31
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Facção comandava o tráfico de drogas na cidade e extorquia garimpeiros e compradores de ouro
22:23
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
O acordo foi assinado pelo promotor de Justiça Dannilo Preti Vieira
20:38
Defesa Civil envia auxílio a famílias atingidas por temporal em Brasnorte
Mais de 7,9 mil pessoas foram afetadas; telhas, colchões e caixas d?água chegaram ao município nesta segunda-feira
17:01
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
Rosa Neide foi eleita, porém pediu afastamento do cargo.
16:40
'Sorriso de Criança': Campanha de doação de brinquedos leva esperança e solidariedade em Juína
Saiba como doar brinquedos ou outros recursos.
23:36
Homem é mantido em cárcere privado após dívida de R$ 14 mil em boate de Brasnorte
Proprietária do estabelecimento em Água da Prata foi detida após ameaças e agressões contra cliente que não conseguiu pagar a conta.
MAIS LIDAS
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil
'Sorriso de Criança': Campanha de doação de brinquedos leva esperança e solidariedade em Juína