
República Democrática do Congo declara fim do 14º surto de Ebola
Ao todo, foram quatro casos confirmados e um caso provável; os pacientes não sobreviveram
Por: CNN
Publicado em 04 de Julho de 2022 as 16:58 Hrs
A República Democrática do Congo declarou nesta segunda-feira (4) o fim do surto de Ebola atingiu, há menos de três meses, a cidade de Mbandaka, capital da província de Equateur, no Noroeste do país. Este foi o terceiro surto na província desde 2018 e o 14º no país.
A experiência no controle da doença permitiu que as equipes nacionais de emergência, com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e parceiros, montassem uma resposta rápida logo após a declaração do surto em 23 de abril.
Foram implementadas medidas de combate como testes, rastreamento de contatos, prevenção à infecção e controle, tratamento e envolvimento da comunidade. A vacinação foi lançada quatro dias após a declaração do surto.
Ao todo, foram quatro casos confirmados e um caso provável – todos morreram. No surto anterior na Província de Equateur, que durou de junho a novembro de 2020, houve 130 casos confirmados e 55 mortes.
Neste surto, 2.104 pessoas foram vacinadas, incluindo 302 contatos e 1.307 trabalhadores da linha de frente. Para facilitar a implementação da vacinação, foi instalado um congelador com resfriamento especial em Mbandaka, que permitiu que as doses de vacina fossem armazenadas localmente com segurança e fossem entregues de forma eficaz.
Aumento dos surtos
A República Democrática do Congo já registrou 14 surtos de Ebola desde 1976, seis dos quais ocorreram desde 2018.
“A África está vendo um aumento no Ebola e outras doenças infecciosas que saltam de animais para humanos, afetando grandes áreas urbanas”, disse Matshidiso Moeti, diretor regional da OMS para a África, em comunicado.
“Precisamos estar cada vez mais vigilantes para garantir que detectamos os casos rapidamente. Essa resposta ao surto mostra que, ao reforçar a preparação, a vigilância de doenças e a detecção rápida, podemos ficar um passo à frente”, completa.
Embora o surto em Mbandaka tenha sido declarado encerrado, as autoridades de saúde mantêm a vigilância. Segundo a OMS, não é incomum que casos esporádicos ocorram após um surto.
Sobre o Ebola
A doença causada por um vírus, que afeta humanos e outros primatas, é grave e muitas vezes fatal. As taxas de mortalidade de casos variaram de 25% a 90% em surtos anteriores.
Com o tratamento eficaz atualmente disponível, os pacientes têm uma chance significativamente maior de sobrevivência se forem tratados precocemente e receberem cuidados de suporte.
O vírus ebola pertence à família dos filovírus, sendo que existem pelo menos cinco tipos de vírus ebola, que varia na sua capacidade de causar doenças e na letalidade.
O vírus foi descrito a partir de uma epidemia em 1976, com focos na região do Zaire (hoje República Democrática do Congo) e ao Sul do Sudão. Até hoje, o microrganismo tem causado surtos no continente africano.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:23
Prefeito de Brasnorte anuncia convênio de R$ 6 milhões para novas obras de asfalto no município
Recurso será destinado à pavimentação de ruas e melhorias na infraestrutura urbana, ampliando a malha viária e beneficiando diversos bairros.
17:12
Frigoríficos de MS pausam produção de carne destinada aos EUA após tarifa de Trump
Suspensão visa evitar estoques; americanos compram principalmente dianteiro do boi, destinado à produção de hambúrgueres
16:56
Recuperações judiciais no agro disparam no 1º trimestre, mostra Serasa
O maior impacto na alta observada nos três primeiros meses do ano veio dos produtores rurais que atuam como pessoa física, com alta de 83,9%
11:55
Plano Diretor: Juína convida população para ajudar a planejar o futuro da cidade
Reunião nesta terça-feira (15) discute diretrizes para o crescimento urbano sustentável e convida a sociedade a participar da construção do novo Plano Diretor Municipal.
09:45
Alberto Chiavelli Neto é o novo secretário de Esportes de Juína
Ele substitui Stefânia Basílio, que assume a chefia de gabinete do prefeito Paulo Veronese após dois anos e meio à frente da pasta
22:49
Empresário Adalto Luciano Pinto assume presidência da ACIB em Brasnorte
O empresário Adalto Luciano Pinto foi eleito presidente da entidade para o mandato que vai de 28 de junho de 2025 até 28 de junho de 2027
17:29
Falta de atualização do Cadastro Único leva à suspensão de BPC em Brasnorte
O beneficiário precisa entender que a atualização do Cadastro Único é obrigatória
16:07
Escolas estaduais militares abrem inscrições para novos alunos nesta segunda (14)
Ao todo, são 24 escolas estaduais militares Tiradentes e cinco unidades educacionais Dom Pedro para o ano letivo de 2026
11:30
Juína se despede de Waldecy Domingos da Silva, um de seus pioneiros mais antigos
Natural de São Paulo, Waldecy chegou a Juína em julho de 1979, quando a cidade ainda dava seus primeiros passos.
10:49
Juína terá 180 dias para implantar ações de proteção animal
Conforme consta nos autos, o Município de Juína foi obrigado, em sede de tutela de urgência, no prazo de 180 dias, a adotar programa contínuo de controle populacional e de zoonoses
MAIS LIDAS
Juína se despede de Waldecy Domingos da Silva, um de seus pioneiros mais antigos
Alberto Chiavelli Neto é o novo secretário de Esportes de Juína
Recuperações judiciais no agro disparam no 1º trimestre, mostra Serasa
Plano Diretor: Juína convida população para ajudar a planejar o futuro da cidade
Frigoríficos de MS pausam produção de carne destinada aos EUA após tarifa de Trump
Empresário Adalto Luciano Pinto assume presidência da ACIB em Brasnorte
Falta de atualização do Cadastro Único leva à suspensão de BPC em Brasnorte