
Região Norte apresenta sinal de alta de síndrome respiratória grave, diz Fiocruz
Casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) apresentam tendência de queda de longo e de curto prazos na maior parte do país
Por: CNN
Publicado em 04 de Agosto de 2022 as 10:59 Hrs
Os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) apresentam tendência de queda de longo e de curto prazos no país, considerando respectivamente as últimas seis e três semanas. Os dados são do boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgados nesta quarta-feira (3).
De acordo com o levantamento, apenas a região Norte do país apresenta uma manutenção de sinal de crescimento de SRAG. Nas demais regiões, somente Mato Grosso, Maranhão e Piauí ainda apresentam sinal claro de manutenção de crescimento.
Segundo o boletim, a maioria dos estados do Sudeste, Centro-Oeste e Sul aponta para manutenção de queda e, no Nordeste, existe um sinal predominante de interrupção do crescimento, com alguns estados já iniciando queda.
Em Sergipe, observa-se crescimento na tendência de longo prazo (últimas seis semanas), porém o comportamento da curva é compatível com uma oscilação após interrupção do crescimento.
O estudo, referente à semana epidemiológica nº 30, do período de 24 a 30 de julho, tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 1° de agosto.
De acordo com a análise, nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos como resultado positivo para vírus respiratórios foi de 1,9% para influenza A; 0,1% para influenza B; 5,6% para vírus sincicial respiratório (VSR), e 79,1% para SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19.
Entre os óbitos, a presença dos mesmos vírus foi de 0,9% para influenza A; 0,1% para influenza B; 0,1% para VSR; e 95,7% para o coronavírus.
Os dados referentes aos resultados laboratoriais por faixa etária seguem apontando um amplo predomínio de Covid-19, especialmente entre a população adulta. Nas crianças de 0 a 4 anos, o volume de casos associados à doença se manteve acima daquele observado para o VSR nas últimas quatro semanas.
Panorama por estados e capitais
O boletim indica que oito das 27 unidades federativas apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo até última semana epidemiológica avaliada: Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Roraima e Sergipe. Os demais estados e o Distrito Federal mostram estabilidade ou queda na tendência de longo prazo até o mesmo período.
A análise das curvas individuais indicam que a maioria dos estados da metade Sul do país (Sudeste, Sul e Centro-Oeste) encontra-se em situação de estabilidade ou queda, exceto no Mato Grosso, que mantém sinal de crescimento.
No Nordeste, a maioria dos estados apresenta sinais de interrupção de crescimento, com alguns já indicando início de queda.
Na região Norte, há sinais de crescimento no Amazonas, Pará, Amapá e Roraima, embora com indicativo de desaceleração nos dois primeiros.
No Rio Grande do Sul e Santa Catarina, os pesquisadores observaram manutenção de patamar elevado em crianças, contrastando com o sinal de queda lenta na população adulta. De acordo com os pesquisadores da Fiocruz, o cenário indica instabilidade e exige cautela.
De acordo com o estudo, sete das 27 capitais apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo até a semana de análise: Belém (PA), Boa Vista (RR), Cuiabá (MT), Macapá (AP), Palmas (TO), Porto Alegre (RS) e Teresina (PI).
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
10:15
Quadrilha é presa após roubar mais de R$ 1 milhão em joias de idosos em SP
Além dos bens, suspeitos fizeram vítimas de reféns e levaram cerca de R$ 180 mil em dinheiro; veja vídeo do crime
10:12
PF colhe novos depoimentos no inquérito das fake news nesta semana
Interrogatórios são determinação do ministro Alexandre de Moraes; na semana passada, Tércio Arnalud, ex-assessor da Presidência de Jair Bolsonaro, foi ouvido pela corporação
09:56
Sem acordo, Alcolumbre pauta legalização de cassinos
De acordo com parlamentares, o presidente do Senado deve consultar as bancadas e, se não houver votos suficientes, a matéria deve ser retirada da pauta
10:22
Sentença em xeque: Decisão contraditória pode favorecer prefeito cassado em Brasnorte
Magistrado reconhece abuso eleitoral, mas permite que prefeito cassado siga no cargo e continue elegível.
17:03
Juína recebe ação do Projeto Floresta+ Amazônia para apoiar agricultores familiares
A iniciativa reforça o compromisso com a proteção dos recursos naturais
15:40
Indígenas protestam em favor do prefeito de Brasnorte após cassação de diploma
Manifestação reuniu indígenas em defesa do voto e contra decisão que anulou mandatos após denúncias de compra de votos e transporte irregular de eleitores.
11:56
Alckmin sanciona lei que endurece penas de crimes sexuais contra mulheres
Pena de homens menores de 21 anos, e maiores de 70, não poderão mais ser reduzidas
11:48
Governo aumenta penas e torna ataques a escolas e creches crime hediondo
Grau de parentesco com a vítima, ou crime cometido contra pessoas com algum grau de deficiência ou doença serão determinantes para o aumento da sentença
16:50
Comarca de Brasnorte instala Rede de Proteção à Mulher Vítima de Violência Doméstica
O Termo de Cooperação Técnica nº 01/2025, que estabelece o acordo e une diversas instituições num esforço conjunto para prevenir e combater todas as formas de violência de gênero na região
11:53
Fávaro defende ajustes no seguro rural e prevê novo programa até setembro
Em junho, o governo congelou metade do orçamento do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural para cumprir a meta fiscal