
Região Norte apresenta sinal de alta de síndrome respiratória grave, diz Fiocruz
Casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) apresentam tendência de queda de longo e de curto prazos na maior parte do país
Por: CNN
Publicado em 04 de Agosto de 2022 as 10:59 Hrs
Os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) apresentam tendência de queda de longo e de curto prazos no país, considerando respectivamente as últimas seis e três semanas. Os dados são do boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgados nesta quarta-feira (3).
De acordo com o levantamento, apenas a região Norte do país apresenta uma manutenção de sinal de crescimento de SRAG. Nas demais regiões, somente Mato Grosso, Maranhão e Piauí ainda apresentam sinal claro de manutenção de crescimento.
Segundo o boletim, a maioria dos estados do Sudeste, Centro-Oeste e Sul aponta para manutenção de queda e, no Nordeste, existe um sinal predominante de interrupção do crescimento, com alguns estados já iniciando queda.
Em Sergipe, observa-se crescimento na tendência de longo prazo (últimas seis semanas), porém o comportamento da curva é compatível com uma oscilação após interrupção do crescimento.
O estudo, referente à semana epidemiológica nº 30, do período de 24 a 30 de julho, tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 1° de agosto.
De acordo com a análise, nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos como resultado positivo para vírus respiratórios foi de 1,9% para influenza A; 0,1% para influenza B; 5,6% para vírus sincicial respiratório (VSR), e 79,1% para SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19.
Entre os óbitos, a presença dos mesmos vírus foi de 0,9% para influenza A; 0,1% para influenza B; 0,1% para VSR; e 95,7% para o coronavírus.
Os dados referentes aos resultados laboratoriais por faixa etária seguem apontando um amplo predomínio de Covid-19, especialmente entre a população adulta. Nas crianças de 0 a 4 anos, o volume de casos associados à doença se manteve acima daquele observado para o VSR nas últimas quatro semanas.
Panorama por estados e capitais
O boletim indica que oito das 27 unidades federativas apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo até última semana epidemiológica avaliada: Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Roraima e Sergipe. Os demais estados e o Distrito Federal mostram estabilidade ou queda na tendência de longo prazo até o mesmo período.
A análise das curvas individuais indicam que a maioria dos estados da metade Sul do país (Sudeste, Sul e Centro-Oeste) encontra-se em situação de estabilidade ou queda, exceto no Mato Grosso, que mantém sinal de crescimento.
No Nordeste, a maioria dos estados apresenta sinais de interrupção de crescimento, com alguns já indicando início de queda.
Na região Norte, há sinais de crescimento no Amazonas, Pará, Amapá e Roraima, embora com indicativo de desaceleração nos dois primeiros.
No Rio Grande do Sul e Santa Catarina, os pesquisadores observaram manutenção de patamar elevado em crianças, contrastando com o sinal de queda lenta na população adulta. De acordo com os pesquisadores da Fiocruz, o cenário indica instabilidade e exige cautela.
De acordo com o estudo, sete das 27 capitais apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo até a semana de análise: Belém (PA), Boa Vista (RR), Cuiabá (MT), Macapá (AP), Palmas (TO), Porto Alegre (RS) e Teresina (PI).
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
20:28
Prefeito de Brasnorte afirma que recebeu com surpresa decisão que cassou seu mandato
Recebi com muita surpresa essa decisão do juiz aqui de Brasnorte, Dr. Romeu Cunha
17:33
Prefeito de Brasnorte tem diploma cassado por abuso de poder econômico e compra de votos
Decisão da Justiça Eleitoral anula votos e determina novas eleições no município
10:54
Rede Estadual de Ensino de MT passa a ter 101 escolas cívico-militares, informa Seduc
Elas atendem mais de 80 mil estudantes com a missão de diminuir a evasão e fortalecer o avanço da aprendizagem
10:42
Força Aérea vai usar caças com mísseis durante cúpula do Brics no Rio de Janeiro
Aeronáutica diz que uso de caça com míssil busca otimizar tempo de reação caso uma aeronave não autorizada entre em área restrita
10:35
Produção industrial no Brasil cai 0,5% em maio, conforme esperado, diz IBGE
Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a produção subiu 3,3%
10:32
Operação mira quadrilha que furtava petróleo bruto com túnel clandestino
Grupo atuava há anos com estrutura sofisticada e já foi alvo de cinco operações
19:07
Vereador de Brasnorte apresenta prestação de contas dos seis primeiros meses de mandato na Câmara
A atitude do parlamentar é uma novidade na política brasnortense.
12:10
Justiça despeja 70 posseiros de fazenda em Juína
Grupo ocupa 350 hectares em propriedade
12:02
Vacinação contra gripe passa a ser aplicada em todos os públicos a partir desta terça-feira (1º)
Todos os mato-grossenses devem procurar os postos de saúde para se vacinarem contra a influenza
12:00
Defesa Civil orienta população para cuidados com a saúde após queda de temperatura em MT
Para esta semana, são esperadas temperaturas entre 15ºC e 29ºC, conforme as previsões do Inmet
MAIS LIDAS
Prefeito de Brasnorte tem diploma cassado por abuso de poder econômico e compra de votos
Vereador de Brasnorte apresenta prestação de contas dos seis primeiros meses de mandato na Câmara
Justiça despeja 70 posseiros de fazenda em Juína
Prefeito de Brasnorte afirma que recebeu com surpresa decisão que cassou seu mandato
Polícia Militar prende cinco homens por roubo e invasão à propriedade rural
Uruguai x Brasil: como parque eólico no RS fez ressurgir disputa territorial centenária entre os dois países
Operação mira quadrilha que furtava petróleo bruto com túnel clandestino