
Região Norte apresenta sinal de alta de síndrome respiratória grave, diz Fiocruz
Casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) apresentam tendência de queda de longo e de curto prazos na maior parte do país
Por: CNN
Publicado em 04 de Agosto de 2022 as 10:59 Hrs
Os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) apresentam tendência de queda de longo e de curto prazos no país, considerando respectivamente as últimas seis e três semanas. Os dados são do boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgados nesta quarta-feira (3).
De acordo com o levantamento, apenas a região Norte do país apresenta uma manutenção de sinal de crescimento de SRAG. Nas demais regiões, somente Mato Grosso, Maranhão e Piauí ainda apresentam sinal claro de manutenção de crescimento.
Segundo o boletim, a maioria dos estados do Sudeste, Centro-Oeste e Sul aponta para manutenção de queda e, no Nordeste, existe um sinal predominante de interrupção do crescimento, com alguns estados já iniciando queda.
Em Sergipe, observa-se crescimento na tendência de longo prazo (últimas seis semanas), porém o comportamento da curva é compatível com uma oscilação após interrupção do crescimento.
O estudo, referente à semana epidemiológica nº 30, do período de 24 a 30 de julho, tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 1° de agosto.
De acordo com a análise, nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos como resultado positivo para vírus respiratórios foi de 1,9% para influenza A; 0,1% para influenza B; 5,6% para vírus sincicial respiratório (VSR), e 79,1% para SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19.
Entre os óbitos, a presença dos mesmos vírus foi de 0,9% para influenza A; 0,1% para influenza B; 0,1% para VSR; e 95,7% para o coronavírus.
Os dados referentes aos resultados laboratoriais por faixa etária seguem apontando um amplo predomínio de Covid-19, especialmente entre a população adulta. Nas crianças de 0 a 4 anos, o volume de casos associados à doença se manteve acima daquele observado para o VSR nas últimas quatro semanas.
Panorama por estados e capitais
O boletim indica que oito das 27 unidades federativas apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo até última semana epidemiológica avaliada: Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Roraima e Sergipe. Os demais estados e o Distrito Federal mostram estabilidade ou queda na tendência de longo prazo até o mesmo período.
A análise das curvas individuais indicam que a maioria dos estados da metade Sul do país (Sudeste, Sul e Centro-Oeste) encontra-se em situação de estabilidade ou queda, exceto no Mato Grosso, que mantém sinal de crescimento.
No Nordeste, a maioria dos estados apresenta sinais de interrupção de crescimento, com alguns já indicando início de queda.
Na região Norte, há sinais de crescimento no Amazonas, Pará, Amapá e Roraima, embora com indicativo de desaceleração nos dois primeiros.
No Rio Grande do Sul e Santa Catarina, os pesquisadores observaram manutenção de patamar elevado em crianças, contrastando com o sinal de queda lenta na população adulta. De acordo com os pesquisadores da Fiocruz, o cenário indica instabilidade e exige cautela.
De acordo com o estudo, sete das 27 capitais apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo até a semana de análise: Belém (PA), Boa Vista (RR), Cuiabá (MT), Macapá (AP), Palmas (TO), Porto Alegre (RS) e Teresina (PI).
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16:36
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil
Nova MP altera regras do setor elétrico, reduzindo atratividade da energia solar distribuída - definido como "fim da placa solar" - e ampliando Tarifa Social para consumidores de baixa renda.
15:53
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas
A iniciativa tem como objetivo garantir a segurança dos frequentadores, evitar desordens urbanísticas e preservar áreas de lazer.
15:44
Medalhistas de ouro da maior competição nacional de foguetes do Brasil são recebidos com festa no Campus Juína
O evento foi realizado entre os dias 8 e 11 de setembro de 2025, em Barra do Piraí, Rio de Janeiro.
15:49
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Fato ocorreu numa propriedade na Linha 01, a cerca de 25 km da cidade.
09:31
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Facção comandava o tráfico de drogas na cidade e extorquia garimpeiros e compradores de ouro
22:23
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
O acordo foi assinado pelo promotor de Justiça Dannilo Preti Vieira
20:38
Defesa Civil envia auxílio a famílias atingidas por temporal em Brasnorte
Mais de 7,9 mil pessoas foram afetadas; telhas, colchões e caixas d?água chegaram ao município nesta segunda-feira
17:01
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
Rosa Neide foi eleita, porém pediu afastamento do cargo.
16:40
'Sorriso de Criança': Campanha de doação de brinquedos leva esperança e solidariedade em Juína
Saiba como doar brinquedos ou outros recursos.
23:36
Homem é mantido em cárcere privado após dívida de R$ 14 mil em boate de Brasnorte
Proprietária do estabelecimento em Água da Prata foi detida após ameaças e agressões contra cliente que não conseguiu pagar a conta.
MAIS LIDAS
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas
'Sorriso de Criança': Campanha de doação de brinquedos leva esperança e solidariedade em Juína