
Pfizer aposta em vacina em pó para facilitar distribuição
Atualmente, é necessária uma temperatura de -75 ºC para a versão líquida ser armazenada e transportada.
Por: CNN
Publicado em 14 de Janeiro de 2021 as 09:55 Hrs
A produção de uma vacina em pó se tornou a nova aposta da farmacêutica norte-americana Pfizer e da alemã BioNTech para facilitar a distribuição do imunizante desenvolvido contra a Covid-19.
Atualmente, é necessária uma temperatura de -75 ºC para a versão líquida ser armazenada e transportada, o que virou obstáculo para logística da vacina pelo mundo por necessitar de ultra refrigeradores.
A informação do desenvolvimento do imunizante em pó foi dada na terça-feira (12), pelo CEO da área de ciência da Pfizer, Mikael Dolsten, à revista norte-americana “Barrons”.
O executivo explicou que, com a transformação da vacina em pó, seria possível transportá-la em temperaturas muito mais altas que a atual, facilitando a distribuição e armazenamento em países subdesenvolvidos, com eventuais dificuldades de congelamento do imunizante. A ideia é tornar viável o uso de geladeiras comuns.
Na entrevista, Dolsten afirmou “que a expectativa da empresa é de que a versão em pó esteja disponível no segundo semestre deste ano e substitua integralmente a versão líquida congelada em 2022”.
Vacina contra novas linhagens do vírus
Na entrevista, Dolsten frisou que até a vacina líquida ser transformada em pó, a maioria dos norte-americanos já estará imunizada contra a Covid-19, mas ele ressalta a possibilidade de outra fase de revacinação em razão de novas cepas do coronavírus.
“Acho que o número de mutações que se acumularam neste curto período mostra que é muito razoável supor que em certo tempo - pode ser um ano, dois anos - as vacinas atuais, todas elas, perderão atividade”, acentua.
O executivo acredita que a eficácia de 95% do imunizante desenvolvido pela Pfizer seria moderada contra novas linhagens do vírus.
A empresa atua no desenvolvimento paralelo de versões de vacinas contra novas cepas, seguindo todas as etapas de experimentos científicos.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21:25
Câmara de vereadores de Juína altera horário das sessões
A sessão terá inicio às 17h e término às 19h.
13:24
Brasnorte entra na lista de cidades que buscam comprar vacina; Juína fica de fora
Da região noroeste, apenas Brasnorte integra o consórcio
12:02
OAB pede alteração no índice que reajusta o IPTU de Juína
De acordo com a OAB, seria uma medida oportuna e justa, diante do panorama pandêmico.
20:30
Pá carregadeira tomba na rodovia e mata trabalhador em Juína
O corpo de Té foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Juína (IML), onde passará por laudo de necropsia e posteriormente será liberado para que os familiares realizem os procedimentos fúnebres.
18:37
Vice-prefeito de Juína assume a secretaria de saúde após exoneração de secretário
Jota Marcio deixou a pasta nesta sexta-feira após investigação da promotoria de justiça.
18:17
Governo de Mato Grosso estende horários para supermercados e restaurantes
Estabelecimentos que vendem alimentos podem funcionar até às 19h no sábado; restaurantes até às 14h no final de semana
17:16
Em menos de 2h, Polícia Civil localiza e prende autor de furtos em Juína
Os crimes ocorreram na madrugada de hoje (05) em dois estabelecimentos comerciais
16:29
EXCLUSIVO: Secretário de saúde de Juína pede exoneração após investigação do MPE
O Ministério Público questionou o motivo do secretário ter sido vacinado contra a Covid-19 primeiro que outros grupos prioritários.
15:40
Operação da PM atua nos 141 municípios de MT para conter aglomerações
Nos dois primeiros dias, quarta e quinta-feira (03 e 04) a PM dispersou 240 aglomerações e conduziu 43 pessoas para delegacias por descumprimentos das novas medidas de prevenção à Covid-19
11:38
Resende vira e bate o Fluminense em jogo de arbitragem polêmica
Apesar de time alternativo, sem principais jogadores, Tricolor jogou bem, teve um gol mal anulado e reclamou também de um pênalti