Mortalidade por Covid-19 é 10 vezes maior em países com alto nível de obesidade
Pesquisa revela que 88% dos óbitos pela doença ocorreram em locais onde mais da metade da população tem excesso de peso
Por: CNN
Publicado em 05 de Março de 2021 as 11:26 Hrs
O risco de morte por Covid-19 é cerca de 10 vezes maior em países onde a maioria da população está acima do peso, afirma um relatório divulgado nessa quarta-feira (3) pela Federação Mundial de Obesidade.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores examinaram dados de mortalidade da Universidade Johns Hopkins (JHU) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Eles descobriram que das 2,5 milhões de mortes por Covid-19 relatadas até o final de fevereiro, 2,2 milhões (88%) ocorreram em países onde mais da metade da população é obesa. Essa relação permaneceu mesmo após o ajuste por idade e riqueza nacional.
Em países com menos de 40% da população com excesso de peso, a taxa de mortalidade pela doença era baixa e não passava de 10 mortes por 100 mil pessoas.
Porém, quando mais de 50% da população estava acima do peso, essa mesma taxa era muito mais alta: mais de 100 a cada 100 mil.
Os pesquisadores dizem que o excesso de peso também pode piorar outros problemas de saúde e infecções virais, como o H1N1, gripe e síndrome respiratória do Oriente Médio (Mers).
A Federação Mundial de Obesidade sugere que os governos priorizem as pessoas que vivem com obesidade para o teste e vacinação contra a Covid-19.
“Uma população com excesso de peso é uma população doentia e uma pandemia esperando para acontecer”, escreve o grupo.
Nos Estados Unidos, 75% dos americanos estão acima do peso ou são obesos, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.
No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, quase 20% da população é considerada obesa.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
17:22
Tarciso é eleito novo presidente do MDB em Brasnorte
A eleição reuniu lideranças municipais e filiados do partido em um encontro marcado pelo espírito de união e fortalecimento político.
16:28
Juína amplia ações do programa Lixo Zero com novo parceiro e campanha de reciclagem de óleo
Ao final dos três meses de campanha, será realizada uma premiação especial para os participantes que entregarem a maior quantidade de óleo.
16:20
Juína sedia workshop sobre cultura e economia criativa nos dias 4 e 5 de novembro
A expectativa é reunir representantes de vários municípios da região para ampliar o diálogo e o acesso às políticas públicas do setor.
16:22
Câmara de Juína busca ampliar poder sobre o orçamento municipal
Vereadores propõem aumento do duodécimo e emendas impositivas; especialistas e MP alertam sobre risco de interferência na gestão do Executivo
12:16
Prefeito de Juína rebate denúncia anônima e diz que acusações são infundadas
'Nosso compromisso é com a legalidade, eficiência e transparência. Não há espaço para atos ilícitos', afirma Paulo Veronese.
11:49
PM prende mulher por tentativa de homicídio contra companheiro em Juara
A vítima teve ferimentos no ombro e na costela ocasionados com um canivete; a suspeita está grávida de oito meses
11:53
Juiz concede liberdade a PMs suspeitos de envolvimento em assalto à agência do Sicredi em Brasnorte
A dupla estava detida no Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar de Mato Grosso (Bope), em Cuiabá.
11:47
2ª edição da Ruraltec é realizada com sucesso no Distrito de Terra Roxa
A Ruraltec reforça o compromisso de Juína com o desenvolvimento sustentável no campo, promovendo inovação, cooperação e valorização da agricultura familiar.
11:44
Atletas de Juína conquistam troféu em jogos escolares brasileiro
O secretário municipal de Esporte, Alberto Chiavelli, reforçou o apoio da gestão municipal ao desenvolvimento do esporte em Juína.
18:22
Grave acidente deixa mulher ferida no centro de Brasnorte
Durante o atendimento, foi constatado que o condutor da motocicleta não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
MAIS LIDAS






