
Ministério da saúde registra primeiro caso suspeito de varíola do macaco em São Paulo
Nova atualização dos casos do vírus da Varíola. Ministério da Saúde confirma sete novos casos de varíola no em alguns estados do território nacional em 2022
Por: R7
Publicado em 07 de Junho de 2022 as 16:04 Hrs
Nesta segunda-feira (6) o ministério da saúde confirmou que são sete o número de casos por todo território brasileiro. O estado de São Paulo já registrou a primeira ocorrência suspeito da varíola do macaco.
Os estados que estão com suspeita são: Santa Catarina (1), Rio Grande do Sul (1), Mato Grosso do Sul (1), Rondônia (2), São Paulo (1) e Ceará (1). O ministério da Saúde está em contato com todos os estados afetados para apoiar o monitoramento e ações da vigilância de saúde.
Secretário de Saúde de São Paulo chama a atenção para pessoas com esquema vacinal atrasado
Saiba como o uso de medicamentos para a obesidade pode afetar a saúde das pessoas
No mês de maio no Reino Unido foi registrado o primeiro caso da doença varíola do macaco em 2022. O primeiro caso do vírus na Inglaterra foi de uma pessoa da mesma família que testou diagnóstico positivo da varíola do macaco.
Os sintomas iniciais da Varíola são similares a uma gripe que incluem, febre, calafrios, exaustão, linfonodos, inchados, mal estar, dores de cabeça, nas costas e musculares. Quando o vírus se espalha pelo corpo, por meio do sistema linfático (Vasos e canais que contribuem pelo corpo humano, que auxilia a filtrar e remover excesso de líquidos e impurezas do organismo) surgem manchas vermelhas por toda parte do corpo, que evoluem para a pústula com bolhas repletas de líquidos, como também em locais como a mucosas nasal e bocal.
O vírus da varíola do macaco não tem cura, mas o tratamento que existe só aliviam as dores de cabeça, sem o surgimento de matar o vírus e impedir o surgimento de pústulas. A melhor forma de prevenção é a vacinação, porém como é uma doença considerada radicalizada, não faz mais parte do calendário regular do esquema vacinal no Brasil.
- COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16:36
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil
Nova MP altera regras do setor elétrico, reduzindo atratividade da energia solar distribuída - definido como "fim da placa solar" - e ampliando Tarifa Social para consumidores de baixa renda.
15:53
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas
A iniciativa tem como objetivo garantir a segurança dos frequentadores, evitar desordens urbanísticas e preservar áreas de lazer.
15:44
Medalhistas de ouro da maior competição nacional de foguetes do Brasil são recebidos com festa no Campus Juína
O evento foi realizado entre os dias 8 e 11 de setembro de 2025, em Barra do Piraí, Rio de Janeiro.
15:49
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Fato ocorreu numa propriedade na Linha 01, a cerca de 25 km da cidade.
09:31
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Facção comandava o tráfico de drogas na cidade e extorquia garimpeiros e compradores de ouro
22:23
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
O acordo foi assinado pelo promotor de Justiça Dannilo Preti Vieira
20:38
Defesa Civil envia auxílio a famílias atingidas por temporal em Brasnorte
Mais de 7,9 mil pessoas foram afetadas; telhas, colchões e caixas d?água chegaram ao município nesta segunda-feira
17:01
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
Rosa Neide foi eleita, porém pediu afastamento do cargo.
16:40
'Sorriso de Criança': Campanha de doação de brinquedos leva esperança e solidariedade em Juína
Saiba como doar brinquedos ou outros recursos.
23:36
Homem é mantido em cárcere privado após dívida de R$ 14 mil em boate de Brasnorte
Proprietária do estabelecimento em Água da Prata foi detida após ameaças e agressões contra cliente que não conseguiu pagar a conta.
MAIS LIDAS
Briga entre irmãos termina com um baleado em Juína
Juína se compromete a iniciar serviços de hemodiálise
Polícia Civil deflagra operação para desarticular esquema de tráfico de drogas e extorsão de facção criminosa em Aripuanã
Altir Peruzzo assume presidência do PT em Mato Grosso
Está proibido o trânsito de veículos em praças públicas
Fim da placa solar: Nova regra do Governo Lula pode inviabilizar 80% dos projetos no Brasil
'Sorriso de Criança': Campanha de doação de brinquedos leva esperança e solidariedade em Juína